Por que uma certificação faz tanta diferença para o profissional de TI ?

Por que uma certificação faz tanta diferença para o profissional de TI ?

Uma certificação de TI tem como principal objetivo preparar o profissional para desempenhar funções específicas em determinadas áreas.

As certificações são concedidas depois da aprovação em testes padronizados e elaborados por órgãos credenciados e com credibilidade internacional e tem como objetivo avaliar habilidades específicas do candidato.

Veja por que uma certificação profissional faz muita diferença em seu currículo de TI e como ela é fundamental para todas as fases da carreira dos profissionais de TI.

Veja também: Containers – por que você precisa aprender para não ficar obsoleto?

1. Faculdade
Você sabia que uma certificação profissional de TI pode até ter mais peso que um diploma universitário? Isso porque nem sempre uma faculdade consegue – tecnicamente dizendo – preparar o aluno de forma adequada para o mercado de TI, que é muito exigente. As empresas, geralmente, lidam com avaliações internacionais e uma certificação comprova que o estudante ou profissional tem o conhecimento exigido pelo mercado. Por isso, pode-se dizer que uma certificação TI tem o mesmo peso ou, pelo menos, é fundamental para complementar a graduação.

2. Contratação
Além de ser uma ótima complementação para a faculdade a certificação dá uma vantagem no momento da contratação. A concorrência por trabalhos de TI é forte e ter uma certificação é uma vantagem significativa em comparação com aqueles que não a possuem. Lembre-se de que, quando dois candidatos iguais disputam o mesmo cargo, aquele que possui uma certificação terá vantagem sobre o candidato que não possui. Outro ponto é que a grande maioria das certificações são emitidos por órgãos internacionais e válidos mundialmente, o que pode abrir portas para uma oportunidade no exterior, sem a burocracia de realizar um “reconhecimento de títulos” em caso de ter apenas concluído um curso de graduação, para uma eventual oferta de trabalho fora do Brasil.

3. Retenção de emprego
Em um ambiente econômico instável, as empresas estão sempre procurando maneiras de cortar custos e isso pode significar empregos em risco. E, ter uma certificação de TI pode significar a diferença entre manter e perder seu emprego. A obtenção de uma certificação não só comprova suas habilidades, mas mostra que você está determinado à aprimorar seu conjunto de habilidades e conhecimentos, o que beneficia você e seu empregador. Além disso, ter certificações é importante para conseguir promoções na atual empresa ou para recolocação profissional.

Veja também: Empresas preferem profissionais “prontos” a investir em capacitação

4. Tecnologias novas e atuais
A aprovação em um exame para uma certificação lançada recentemente é bem desafiador ao candicato devido à falta de material de estudo e conselhos disponíveis de outras pessoas certificadas. Por isso, a obtenção de uma certificação de TI em um sistema operacional, plataforma ou aplicativo lançado recentemente pode torná-lo o especialista no assunto da sua empresa, fazendo com que você se destaque entre os outros profissionais.

5. Objetivo pessoal
Afinal, você pode ter definido uma meta pessoal para obter uma nova certificação, seja para reconhecimento profissional ou conquista pessoal. As certificações obtidas dessa maneira podem ser as mais satisfatórias, pois você está se recompensando por seus próprios esforços. Se isso levar à uma contratação, promoção e reconhecimento, será apenas uma consequência de seu empenho e dedicação.

Gostou de saber por que uma certificação profissional pode fazer muita diferença em seu currículo de TI? Quer ter uma certificação e se destacar no mercado?

 

A primeira dúvida que possa vir é … Onde fazer cursos e se preparar para uma certificação profissional em TI?

A 4 Linux oferece diversos cursos preparatórios para certificação profissional TI. Os cursos da 4 Linux capacitam o profissional para as provas de certificações de organizações como a LPI e EXIN. Além de ser uma Authorized Training Organization da Exin, a empresa também aplica as provas dessas duas instituições, sendo a primeira empresa do Brasil a adequar seus cursos para certificação LPI, certificando os primeiros profissionais Linux em território nacional em 2001.

 

Veja um pouco sobre alguns cursos e provas para certificações oferecidos pela 4Linux:

Cursos e provas para certificações:

LPI
Todas as provas da LPI possuem validade de 5 anos e são aplicadas presencialmente na 4Linux (clique aqui para saber mais) ou online pela Pearson VUE.

Linux Essentials – É a primeira certificação disponível pela LPI, ela é composta por 40 questões e seu valor é reduzido comparado com das outras certificações da LPI, uma vez que ela não é um pré-requisito para as outras certificações. Você pode encontrar o conteúdo abordado nesta certificação aqui.
LPIC-1 – Esta certificação costuma ser a mais cobrada pelo mercado de trabalho, sendo o pré-requisito para a LPIC-2 e LPIC-3. Ela é dividida em 2 provas (101 e 102) de 60 questões cada, que podem ser de alternativas e dissertativas e para obter a certificação o candidato deverá ser aprovado nas 2 provas. O conteúdo abordado na prova 101 pode ser encontrado aqui e na 102 aqui.
LPIC-2 – Assim como a LPIC-1 ela também é dividida em 2 provas (201 e 202) de 60 questões cada esta certificação é um pré-requisito para a LPIC-3 e possui as mesmas regras da nível 1, o que muda apenas é o conteúdo de cada prova. O conteúdo da 201 pode ser encontrado aqui e da 202 aqui.
LPIC-3 – Este nível de certificação é dividido por especializações. Atualmente a LPI possui 3 especializações: Ambientes Mistos, Segurança e Virtualização/Alta Disponibilidade. Cada especialização possui uma prova de 60 questões, caso você seja aprovado em uma dessas provas você recebe a certificação para aquela especialização, logo não é obrigatório fazer todas essas provas.

LPI – Certificação DevOps

A 4Linux já oferece cursos que preparam o profissional para a nova certificação DevOps da LPI, a “LPIC-OT DevOps Tools Engineers”. Os cursos são Infra Ágil, Docker e Ferramentas de automação.

EXIN – Certificação DevOps Master

Para a Certificação DevOps Master da EXIN, a 4Linux oferece os cursos:

DevOps Master – EXIN
Que oferece ao aluno uma ampla percepção sobre os fundamentos da cultura DevOps abordando todas as partes envolvidas no ciclo de vida de aplicações e serviços. Não foca em ferramentas específicas e sim nas questões que devem ser consideradas nas escolhas delas sob os princípios DevOps.

Integração e Entrega Continua com Git, Jenkins, Nexus e Sonar
Aborda as ferramentas e processos fundamentais para desenvolvedores implementarem na prática um fluxo de implantação CI/CD. O aluno aprenderá a criar de forma prática uma pipeline de implantação automatizada para validação e entrega de pequenas e recorrentes versões de aplicações em desenvolvimento.

Infraestrutura ágil com práticas DevOps
O curso ensina o aluno à como trabalhar sua infraestrutura como um código para criação de um fluxo de mudanças automatizado, seguro e contínuo para adoção de um ITSM ágil e moderno. Abrange a gestão e provisionamento automatizado e padronizado de servidores para adoção da prática de DevOps.

Confira aqui todos os outros cursos da 4Linux.

Veja também: Automatização de Infraestrutura – DevOps e Python

4Linux

A 4Linux é referência nacional em serviços de TI baseados em softwares livres e open source, sendo também líder de mercado para cursos de Linux e open software. Conta com uma equipe de profissionais especialistas altamente qualificados para prestar serviços de consultoria, suporte e desenvolvimento.

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior Introdução ao Terraform
Próxima 4Linux atualiza seu curso "Python and Spark for Big Data e Machine Learning"

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 44 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Certificações Linux – Um passo a frente nos processos seletivos

Quando entramos no mercado da Tecnologia da Informação sempre escutamos sobre  certificações não importando em que especialização você vai focar, se tu optar por redes vai ouvir falar de CCNA

Carreiras

Status do Caça Talentos Melhor Idade 2019

Foram selecionados os 20 candidatos com mais de 50 anos para participarem da terceira fase do Caça Talentos Melhor Idade, projeto da 4Linux e Rankdone – em parceria com a

Carreiras

Curso de PHP Completo com Certificado Online e Presencial – Formação PHP

Como está a sua carreira profissional? Está contente com seu nível de formação e não tem enfrentado dificuldades para a realização de tarefas? Infelizmente nem todos estão em uma rotina