Cresce aceleradamente a procura por profissionais de TI que conheçam “containers”.

Cresce aceleradamente a procura por profissionais de TI que conheçam “containers”.

Conhecimentos em Docker, Kubernetes, OpenShift e outras soluções de containers estão valorizados.

Em 2013, escrevi um artigo explicando por que um profissional de TI deveria aprender Linux e nele explico porque o “Linux” seria a escolha certa para uma carreira de sucesso na área de TI. Acredito que, quem leu meu artigo, refletiu sobre minhas colocações e aprendeu Linux, hoje deve estar muito feliz com as oportunidades que esta tecnologia lhe proporcionou durante sua carreira.

Pode parecer “papo de vendedor” – já que eu sou diretor da 4Linux, e é obvio que eu teria que dizer que aprender Linux é o melhor caminho, para que consequentemente a 4Linux vendesse mais cursos – mas não é! Afinal, procuro sempre oferecer números para fazer minhas considerações.

Para quem ainda não aprendeu linux, ainda dá tempo! Mas o foco neste artigo é expor meus motivos do “por que um profissional de TI deve aprender Containers (Docker, Kubernetes e OpenShift)” entre outras tecnologias relacionadas a containers.

A 4Linux lança diversos cursos novos por ano e adoraríamos ter uma bola de cristal para saber qual tecnologia irá “bombar” nos próximos anos e assim sabermos o que ensinar para os nossos alunos, para que eles estejam sempre bem preparados para o mercado de trabalho. Mas, como não temos a bola de cristal, nossos estudos estão em cima de números para prever o mercado e o que ofertar.

Fato 1 – Empresas brasileiras estão implementando containers.
A 4Linux é uma das poucas, e talvez a única, empresa focada em open source que além de ser um centro de treinamento também é uma empresa de consultoria e essa área consegue nos trazer bons “insights” sobre o perfil de profissionais que a empresas estão precisando. Posso afirmar que a procura por consultoria em projetos envolvendo Docker, Kubernetes e OpenShift estão altas.

Fato 2 – Desenvolvedores de todo o mundo usam Docker como plataforma de desenvolvimento.
Uma outra “bola de cristal” que usamos é a avaliação dos websites de emprego e as comunidades profissionais, para descobrirmos as vagas de empregos mais procuradas.

O portal StackOverFlow é uma plataforma onde profissionais de TI publicam consultas e também respondem perguntas sobre programação. É a maior e mais confiável comunidade online para desenvolvedores aprenderem, compartilharem seus conhecimentos de programação e construírem suas carreiras. Anualmente este portal faz uma pesquisa bem detalhada que contempla vários aspectos que podem ajudar os profissionais a direcionarem suas carreiras.

A 4Linux analisa e considera esta pesquisa para escolher o conteúdo para os novos cursos a serem lançados, afinal a amostragem dela é bem significante (aproximadamente 90.000 programadores responderam a pesquisa).

A pesquisa de 2019 trás informações relevantes sobre containers. Obviamente, em toda pesquisa cada um “lê e conclui” o que bem entender, pois depende muito do viés que você olha para a pesquisa. Para mim, chamou a atenção que:

  • Docker já é a terceira plataforma de desenvolvimento mais usada pelos entrevistados, sendo que no ano anterior ela nem aparecia na pesquisa.
  • Linux, Docker e Kubernetes ocupam as 3 primeiras posições entre as plataformas mais “amadas” pelos desenvolvedores.

Fato 3 – Gerentes de TI querem usar containers e têm orçamento para isso.
Em outra pesquisa, quase metade (47%) dos líderes de TI entrevistados disseram que planejam implementar contêineres em um ambiente de produção, enquanto outros 12% dizem que já possuem. Esta mesma pesquisa ainda nos evidencia que, conforme as organizações de TI ganham confiança na grande flexibilidade e redução de custos proporcionada pelos containers, dois quintos disseram que planejam substituir máquinas virtuais por containers. Esta outra pesquisa mostra o grande crescimento dos ambientes de containers orquestrados.

Fato 4 – Tamanho do Mercado de containers irá dobrar de 2019 para 2022.
Olhando para o tamanho do mercado, esta pesquisa mostra que o mercado continuará se expandindo e aumentando – de US $ 2,1 bilhões em 2019 para mais de US $ 4,3 bilhões em 2022 – uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 30%. O mercado de trabalho precisará de profissionais qualificados para fazerem estas implantações e suportar este grande crescimento.

Diante destes fatos, qual tecnologia de containers eu devo aprender, já que existem várias?

Um outro aspecto interessante a ser considerado é sobre o fato de Cloud, Containers e DevOps estarem fortemente relacionados as comunidades open source. No ano de 2002, para convencer os clientes das vantagens de se adotar Linux a 4Linux chegou a criar uma comédia teatral chamada “Tela Azul” .

Atualmente a 4Linux nem precisa de todo este esforço para convencer os clientes a usarem soluções open source para DevOps, Containers e Cloud. Esta situação acontece porque grandes empresas chegaram ao seu patamar atual se beneficiando das soluções open source e isso reflete no mercado.

Mais do que somente fazer uma verdadeira revolução cultural e social, empresas como Google, Facebook e Netflix estão fazendo também uma grande mudança na forma como os softwares são desenvolvidos e em como a área de infraestrutura mantém estes softwares em operação. Devido ao seu pioneirismo, grande parte dos softwares necessários para fazer estas empresas operarem tiveram que ser desenvolvidos por elas próprias e posteriormente, foram disponibilizados para uso de todos graças à cultura do compartilhamento de código (open source) que estes grandes pioneiros mundiais adotam e incentivam.

Os conceitos de DevOps, Containers, SRE estão sendo criados e usados por empresas gigantes e líderes tecnológicas que têm o poder de influenciar a adoção destas tecnologias.

Analise os fatos e tire suas próprias conclusões se não vale a pena aprender sobre a tecnologia de Containers, agora sim vem o papo de vendedor 😉

Se você chegou até aqui e percebeu que é mesmo viável aprender Docker, Kubernetes e OpenShift, faço o convite para conhecer os cursos da 4Linux relacionados ao tema. Aproveite a campanha de lançamento da “Trilha Containers”

Aproveite a campanha de lançamento da “Trilha Containers

Adquirindo a trilha containers até o dia 31/05/2019 – para quem já fez algum curso pago na 4Linux –  terá um desconto de 50% do preço de tabela! Promoção válida para pessoa física e pessoa jurídica. Órgão Público ou mesmo para cursos in company, não perca mais tempo e consulte-nos.

Ficaremos felizes por tê-lo como aluno e tenho certeza que novas e boas oportunidades abrirão para sua carreira.

Se você tem interesse de se autoavaliar, como forma preparatória para encarar os testes aplicados nas vagas de emprego de tecnologia – abordando temas diversos como Agile, Infraestrutura, etc. A Rankdone tem um marketplace de testes voltado para pessoa física. A Rankdone é uma Startup da 4Linux, ao se autoavaliar você recebe automaticamente links de autoestudo dos pontos que errou para você estudá-los. Caso tenha interesse este é o link.

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior Sobram vagas de emprego de TI em um país com 13 milhões de desempregados.
Próxima 4Linux lança preço de venda especial com 50% de desconto para mulheres.

About author

Rodolfo Gobbi
Rodolfo Gobbi 12 posts

Idealizador e Presidente do Rankdone. Apesar de não ter suas origens na área de RH, aplicou - para desenvolver o Rankdone - seus 20 anos de experiência na contratação de profissionais e na montagem e gerência de equipes técnicas.Atua como Sócio-Diretor da empresa 4linux. Foi fundador e presidente do LPI( Linux Professional Institute) Brasil, a maior certificação profissional linux do mundo. Possui experiência em gerência técnica , comercial e financeira. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo com especialização em Computação, fez Extensão em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.Ministrou diversas palestras em eventos de informática.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Treinamentos

4Linux lança sua nova “Formação PHP” totalmente modernizada!

Agora na versão 7.2 do PHP o curso abrange tipos escalares, declaração de tipo de retorno para os métodos, null coalescing entre outras novidades presentes na nova versão. A 4Linux

DevOps

Criando Pipelines no Jenkins com Jenkinsfile

O que é o Jenkins ? Jenkins é uma ferramenta de auxilio a construção de pipelines de construção de software. Com ele podemos automatizar toda as etapas de compilação e

DevOps

Rundeck, bom para projetos DevOps

O Rundeck é uma aplicação java de código aberto que automatiza processos e rotinas nos mais variados ambientes, gerenciado via interface gráfica fica extremamente simples de verificar status de execuções,