A hora de aprender Linux é agora. Sim, durante a pandemia!

A hora de aprender Linux é agora. Sim, durante a pandemia!

Veja nesta entrevista com Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux, por que agora é um bom momento para aprender Linux.

A área de marketing da 4Linux percebeu pelas nossas redes sociais e pelo nosso blog um aumento – durante a pandemia – no interesse pelos cursos e soluções de consultoria que a 4Linux oferece.

Veja nesta entrevista a opinião do por que houve um aumento neste interesse.

Foi surpresa para você este aumento mesmo em tempos de pandemia?

Não. Com pandemia ou sem pandemia o aumento iria acontecer pois já estava acontecendo. Talvez a pandemia possa ter influenciado um pouco pois as pessoas estão com mais tempo e com isso pensam em se atualizar, principalmente quando ‘perdem’ uma boa oportunidade de emprego ( que aumentaram durante a pandemia para profissionais de TI) por que não conheciam a tecnologia A ou B. Imagino que tenha muita gente perdendo bons empregos por não conhecer Linux, DevOps, Docker ou Python, por exemplo. A grande maioria das pessoas procrastinam para aprenderem algo novo assim como procrastinam irem para a academia de ginástica. Nos últimos 6 meses as pessoas ‘ganharam’ em média 1 hora por dia por não terem que se deslocar no trânsito, ganharam o sábado e domingo por não poderem sair de casa. Neste período – sem procrastinação – dava para ter se tornado um SysAdmin Linux e conseguido um novo bom emprego.

A pandemia afetou os negócios da 4Linux?

Sim. Mas como temos uma equipe profissional muito boa, nos adequamos rapidamente a nova realidade. Eu acredito que em uma situação como a que estamos passando, o segredo não é ficar esperando a chuva passar mas sim saber dançar na chuva. E foi isso que eu passei para nossa equipe: temos que atravessar o ‘rio turbulento’ e sair mais forte na outra margem. E foi isso que fizemos: adequamos nossa infraestrutura para suportar mais alunos na modalidade online, relançamos o website da 4Linux com uma nova oferta moderna de soluções open source e nos próximos dias iremos relançar o novo NetClass ( ambiente virtual de aprendizagem da 4Linux) integrando o Moodle com o Jitsy para melhorar ainda mais a experiência de aprendizagem online dos nossos alunos. Estamos trabalhando na construção de uma cloud privada para criamos um grande laboratório de aprendizagem para nossos alunos.

Por que falta tantos profissionais de T.I. em todo o mundo?

Nos dias de hoje, a área de exatas não é ‘glamourosa’. Os jovens associam TI com as aulas enfadonhas e difíceis das disciplinas de matemática e física que ele tiveram no ensino médio. Isso sem falar que quem gosta de exatas ganha um rótulo pejorativo de ‘nerd’ ou coisa parecida. Tudo isso ajuda a espantar possíveis interessados em carreiras de TI. Somado a isso, demora-se muito para formar profissionais de TI e isso faz com que a quantidade de profissionais formados não seja suficiente para suprir a demanda isso sem falar que os cursos de TI das faculdades já nascem obsoletos devido a grande velocidade que surgem novas tecnologias. Anos atrás eu escrevi o artigo “Faculdade ou certificação em TI” onde eu abordo uma possível solução para este problema.

Qual tecnologia aprende?

Aquela que você gosta mais ou mais se identifica MAS seja inteligente e olhe também o que o mercado de trabalho está procurando. Em 2013 eu escrevi o artigo “ Por que aprender Linux”, baseado em fatos e pesquisas sérias; em 2019, quando do lançamento da ‘trilha containers’ eu chamei a atenção para esta grande oportunidade de empregos que estava se iniciando, também mostrando fatos e pesquisas. Recentemente escrevi “Por que aprender Python”. Novamente irei mostrar fatos para ajudar nas escolhas.

O mundo é open source: veja nesta pesquisa do Indeed as habilidades técnicas mais procuradas nos USA. A grande maioria é open source e o melhor de tudo é que você pode aprender aqui na 4Linux em 40 ou 80 horas. Atente-se para o crescimento de 4192% nos últimos 5 anos na procura por profissionais que conhecem Docker .Veja alguns números na tabela abaixo e tire suas próprias conclusões:

 

Linux, Cloud e Containers crescem juntos: toda pesquisa têm vieses, mas qualquer que seja a pesquisa que você analisa a triade Linux, Cloud e Containers aparece. Veja nesta outra pesquisa da Dice as tecnologias mais procuradas.

 

Na live que foi realizada com ex-funcionários da 4Linux que atualmente trabalham no exterior e todos foram unânimes em afirmar que a 4Linux é uma escola para a vida profissional e que aqui “1 ano vale por 3”. Você concorda com esta afirmação e por que você acredita nisso?

Sim. Concordo. Antes de tudo, eu queria dizer que eles conseguiram emprego no exterior porque são ótimos profissionais e porque conheciam tecnologias open source, pois como disse acima, o ‘mundo é open source’. ( veja este vídeo e veja este estudo). Mas concordo com eles que a 4Linux faz uma grande diferença no currículo de quem trabalha aqui. A 4Linux tem a tradição de formar profissionais. Por sermos uma empresa de consultoria e treinamento, os profissionais que por aqui passam vivenciam intensamente este dois mundos. Temos o mérito de escolhermos acertadamente as tecnologias que se tornaram sucesso no mercado de T.I. e quem esteve ou está aqui vivencia isso antes da grande maioria. A dificuldade começa pelos processos seletivos que são feitos pela 4Linux. Logo de cara pedir para o candidato fazer um teste na plataforma Rankdone e dar uma aula teste não é uma etapa simples de ser transposta. Os técnicos da 4Linux “aprendem a ensinar” e a se comunicar com clareza. Há vários profissionais muito bons, que conhecem os assuntos mas têm dificuldade de dar uma aula, explicar o assunto ao colega, ‘defender’ o uso de uma tecnologia perante o cliente e passar pelo ‘stress’ de entregar um grande projeto. Este é o aprendizado mais ‘doloroso’ que uma empresa de consultoria e também de treinamento pode propiciar aos profissionais.

Nota da Redação: veja o vídeo da Live ( 1 edição) e aqui o vídeo da Live ( 2 edição) que várias dicas para quem quer trabalhar com TI e Open Source fora do brasil.

Que última mensagem você gostaria de passar aos leitores para ajudá-los em suas carreiras?

Na verdade serão duas mensagens:

1- Os projetos de transformação digital que as empresas estão executando – e foram acelerados devido a pandemia – usam containers, metodologias ágeis e software open source. Isso gera milhares de bons empregos. Esta charge abaixo mostra o momento que a área de TI está vivendo e por isso que falo com segurança: a hora de aprender Linux é agora! Somado a isso – como todo negócio está vendendo menos em tempos de pandemia – consegue-se excelentes preços. A 4Linux está com ótimas promoções.

2- A Linux Foundation comemorou recentemente a marca de 1 milhão de alunos matriculados em seu curso gratuito e introdutório de Linux ( curso em inglês) . Eu gostaria de mencionar que os cursos gratuitos da 4Linux ( em português) também possuem marcas bastante significativas: ‘Linux Beginner’ : 31000+ matrículas, ‘DevOps Essencials’: 20000+ matrículas e Big Data Essentials 4300+ matrículas. Como o mercado brasileiro de TI representa aproximadamente 2-3% do mercado mundial, nossos números são relevantes. Aproveitem os cursos gratuitos para ajudarem na escolha da carreira.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

 

Anterior Provisionando sua infraestrutura com Vagrant-Shell
Próxima 4Linux lança curso de Mautic em parceria com a PowerTIC

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 55 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Caça Talentos – Desenvolvedor Pleno – “Mude para São Paulo”

A 4Linux em parceria com a  Rankdone – selecionará até 10 candidatos, para uma entrevista. Os 3 melhores, que tenham condições de se mudar para São Paulo, com a proposta

Negócios

Quando contratar suporte especializado para sua empresa ?

Atualmente podemos afirmar que toda empresa, é uma empresa de tecnologia com foco em alguma área de negócio, por exemplo, as instituições bancárias são uma empresa de tecnologia que possuem

Carreiras

Por que uma certificação faz tanta diferença para o profissional de TI ?

Uma certificação de TI tem como principal objetivo preparar o profissional para desempenhar funções específicas em determinadas áreas. As certificações são concedidas depois da aprovação em testes padronizados e elaborados