Entrevista com Peter Senna Tschudin: Software Livre e Certificação LPI 304

Entrevista feita com Peter Senna Tschudin, CONSTRUTOR 4Linux e um dos participantes do processo de elaboração da prova de certificação LPI 304.

A equipe 4Linux entrevistou Peter Senna Tschudin, entusiasta de Software Livre desde 1998, que atuou em projetos de desenvolvimento de distribuições GNU/Linux, como o Linux Educacional 2.0 e 2.1 para o MEC, e em projetos de Linux embarcado para thin clients.  Peter gosta de trabalhar com Bash e com C. Trabalhou com a instalação de Linux em Mainframes IBM e está se especializando em virtualização. É um home officer da 4Linux, atendendo a Caixa Econômica Federal em Brasília. Peter foi ainda um dos participantes do processo de elaboração da prova de certificação LPI 304.

1 – Peter, porque você escolheu trabalhar com software livre?

Em 1996 meu pai decidiu mudar de carreira e abrir um provedor Internet em Brasília. Ele comprou dois 486 DX4 100 Mhz e instalou Linux neles. Foi a partir daí que tive contato com Linux. Eu me interessei e comecei a brincar em casa. Quando aprendi a fazer o básico, ganhei status por conseguir resolver coisas no Linux que eram mistérios para outras pessoas.

2 – Quando você começou a trabalhar com Linux?

Em 2002 na Solar Internet.

3 – Por que você gosta de trabalhar com software livre?

A máxima que eu uso para escolher onde trabalhar é: “Você é bem sucedido quando não sabe se o que está fazendo é trabalho ou diversão”. Software livre é divertido! É uma área de TI relativamente nova e que tem possibilidades de emprego quase infinitas. Ser bom em uma área de software livre é garantia de bom emprego.

4- A  4Linux ministra cursos para formação de administradores Linux e preparatório para as certificações LPI. Na sua opinião, porque fazer o preparatório para as certificações LPI na 4Linux?

A 4Linux é a empresa que:

  • Trouxe o LPI para o Brasil.
  • Aplicou pela primeira vez as primeiras provas LPI 101, LPI 102, LPI 201 e LPI 202 através do presidente da Linux International Jon ”maddog” Hall.
  • Fez trabalhos de revisão e tradução dos testes.
  • Presta suporte na logística das provas LPI.

No meio do ano de 2010 eu mesmo participei da criação da prova LPIC 304 que trata de virtualização e alta disponibilidade. Isso mostra o bom relacionamento da 4Linux com a comunidade de software livre. Este bom relacionamento é resultado do foco da empresa em software livre. A 4Linux ministra treinamentos apenas sobre tecnologias livres, como o Linux. Recomendo a quem estiver procurando cursos preparatórios para o LPI fazer a análise de foco da instituição de ensino. A instituição ministra “apenas” cursos de software livre ou sobre qualquer tecnologia, incluindo as proprietárias?  A instituição está atualizada ou só fica em cursos nível 1 e nível 2 do LPI?

5 – Como foi participar da elaboração da prova do LPI 304?  Quais as dificuldades? O que se aprende?

O processo é muito interessante e bem estruturado. Os pré-requisitos básicos são: ser convidado através de um dos parceiros mundiais do LPI, como a 4Linux, e ter uma chave GPG para que se consiga trocar informações de forma segura pela Internet. O primeiro passo para o parceiro LPI é entender quem é o MQF ou o candidato minimamente qualificado. Esta pessoa é aquela que tem o conhecimento mínimo necessário para ser aprovado em um nível específico. Existe um MQF diferente para cada nível LPI.

Para o LPIC 3 o candidato minimamente qualificado é uma pessoa com experiência de muitos anos que seja capaz de planejar, implementar e operar um ambiente Linux de porte corporativo. Em seguida fazemos as questões e salvamos o resultado em um banco de dados. Por fim o LPI compila as melhores questões e faz uma prova para o processo de calibração. Apenas as pessoas que fizeram questões participam deste processo. O resultado mais importante do processo de calibração é definir a pontuação mínima para ser aprovado. Isso é alcançado avaliando questão por questão em fácil, médio e difícil e estimando o índice de acerto de cada questão para o MQF,

A maior dificuldade é ter tempo para participar do processo. Eu precisei de duas semanas para fazer 10 questões e para participar do processo de calibração. Participar da criação da prova é ótimo para saber quais tecnologias estão sendo usadas no mundo inteiro. Aprendi bastante com as outras pessoas.

6 – O que cai numa prova LPIC 304? Quais as melhores maneiras para estudar?

Conhecimentos gerais: Rede no modo bridge e modo NAT; LVM; Filesystem em arquivos; Aplicar patches no kernel; compilar o kernel; chaves gpg;

Conceitos básicos sobre virtualização, como para que serve e como funciona; Relação com o hardware como as instruções presentes nos processadores Intel e AMD que potencializam a virtualização; Definição de terminologia como o que é um hypervisor; Diferenças e semelhanças entre virtualização e emulação. Sobre o Xen especificamente: Virtualização e Para-virtualização, nomenclatura básica ( dom0, domU, GuestOS, HostOS ); arquivos e diretórios; comandos básicos como xm e xentop; Recursos avançados como o motion; Sobre KVM: Usando módulos do kernel de acordo com o tipo de processador; Entender a relação entre o KVM e o QEMU; arquivos de configuração e diretórios; Sobre o OpenVZ: Entender o que é um container; Entender o que é virtualização baseada em container; comandos básicos; arquivos de configuração e diretórios; VirtualBox: Conceitos, Uso básico e instalação.

Conceitos básicos sobre alta disponibilidade: O que é um cluster, sistemas de arquivo distribuídos; Porque LVS não é um tipo de virtualização?; configuração do keepalived, IPVS, VRRP. Tipos de configuração LVS, resolução de problemas com LVS, escolha de algorítimos de “scheduling”; HAPRoxy; Algorítimos de balanceamento de carga. LinuxPMI, neto do OpenMosix, permite migrar processos pela rede; cluster Pacemaker incluíndo o uso do heartbeat; arquivos de configuração e diretórios; OpenAIS; Corosync; Red Hat Cluster Suite; DRDB; Integração entre tecnologias diferentes como DRDB + Heratbeat; GFS e OCFS2; Conceitos e implementação/configuração do lock dos sistemas de arquivos distribuídos.

Um direcionamento que é útil para as provas LPI é: Bote a mão na massa! Não perca tempo tentando decorar comandos. Monte laboratórios e faça testes. Existem conceitos não triviais envolvendo virtualização e alta disponibilidade que se tornam claros quando se tem a oportunidade de implementar. Por exemplo: é difícil compreender com detalhes o que é e como funciona um sistema de arquivos distribuído. Implementar um sistema desses é uma experiência de libertação quase espiritual. O mistério se torna apenas mais um conhecimento adquirido.

7 – Qual é o perfil de quem tem um bom emprego para trabalhar com software livre hoje no Brasil?

Acreditem, não é fácil encontrar profissionais qualificados no Brasil, principalmente de Linux. Os bons profissionais estão muito bem empregados. Só na 4Linux existem 6 vagas abertas que ainda não conseguimos preencher.

Buscamos profissionais que sejam auto-didatas, que consigam ler e escrever em inglês de forma razoável, que gostem de dar aulas , que gostem do que fazem  e que suportem trabalhar sob pressão.

8 – O que você recomenda para quem quer construir uma carreira em software livre para ter um bom emprego em alguns anos?

O ponto de partida é escolher um campo de atuação para ser a área de expertise. Escolha a área que seja mais divertida para você. Quanto mais divertido, melhor profissional você será. Recomendo escolher uma das cinco especialidades da LPIC 3: “Ambiente Misto”, “Segurança”, “Alta disponibilidade e Virtualização”, “Web e Internet”, e “Correio”.

Com uma especialidade na mira, trace um caminho com foco no seu objetivo mas não se feche para o mundo de outras tecnologias do software livre. Ser um profissional completo inclui ter uma visão geral boa de todas as tecnologias.

E não esqueça de fazer as provas de certificação da LPI durante seu caminho até a especialização. Além delas aumentarem as chances de conseguir um bom emprego, elas te ajudam a avaliar seu nível de maturidade como profissional do software livre.

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Curso de Programação Shell Script com Julio Cezar Neves na 4Linux
Próxima Descubra as novidades e vantagens da versão PostgreSQL 9.0

About author

Você pode gostar também

Notícias

Investir na Qualificação dos Colaboradores: A Chave para a Competitividade Empresarial

A sobrevivência de uma empresa pode estar ligada com diversos fatores e algumas medidas internas podem fazer grande diferença, como apostar na qualificação dos colaboradores. Afinal, estão diretamente ligados com

Big Data

4Linux atualiza seus cursos na área de Big Data!

Conheça os cursos de Big Data da 4Linux A fim de atender demandas específicas do mercado por profissionais de Ciência de Dados e Engenharia de Dados, a 4Linux decidiu reformular

Notícias

Entrevista com Júlio Neves: Treinamento de Shell Script e Dicas para TI

A 4linux e o Júlio Neves são parceiros de longa data, ele ministra os treinamentos de Shell Script da 4linux. Como todos sabem, o Julio é uma referência neste assunto.