Atualização do Curso “Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis da 4Linux”!

Atualização do Curso “Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis da 4Linux”!

Preparados para uma jornada intensiva no universo do Kubernetes? Estamos empolgados em anunciar a atualização do nosso curso “Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis“, que oferece uma abordagem abrangente e prática para você se tornar um mestre na orquestração de contêineres.

O que você aprenderá:

Aula 01: Preparando ambiente do Cluster

Na primeira aula do curso, vamos aprender sobre os fundamentos do Kubernetes, conheçer seus os componentes, explorar diferentes abordagens para instalar do Cluster Kubernetes. Na parte prática vamos utilizar o Vagrant e Ansible, para provisionar um cluster de maneira eficiente e confiável.

Aula 02: Kubernetes – Orquestrador de Container

Nesta aula, vamos aprender explorar os recursos essenciais que o Kubernetes oferece para criar ambientes altamente escaláveis e resilientes, utilizar a ferramenta kubectl para interagir com clusters Kubernetes, gerenciar recursos do cluster através da linguagem YAML, explorar a criação de Deployments e Serviços, aprofunde-se na comunicação entre contêineres e Pods e gerenciar a resolução de DNS no Kubernetes.

Aula 03: Gerenciar Add-ons no Cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender a gerenciar aplicativos e repositórios Kubernetes através do Helm. Nesta aula vamos realizar a instalação das seguintes aplicações:

  • metallb: Load balancer para seu cluster.
  • nginx-ingress: Controle de tráfego e roteamento eficiente.
  • metrics-server: Monitoramento de métricas do cluster.
  • nfs-subdir-external-provisioner: Provisionamento dinâmico de volumes NFS.
  • longhorn: Armazenamento persistente para contêineres.
  • docker-registry: Registry para suas imagens de contêiner.
  • kubernetes-dashboard: Interface gráfica para monitorar seu cluster.
  • prometheus: Sistema de monitoramento e alerta.
  • grafana: Plataforma para análise e monitoramento interativo.

Aula: 04 Gerenciamento de usuários no Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender como gerenciar usuários no Kubernetes, entendendo os fundamentos da autenticação e autorização. Também nessa aula vamos criar e configurar contas de serviço para otimizar a administração do seu ambiente, explorar as melhores práticas para autenticar usuários usando certificados, fortalecendo a segurança e autenticidade no Kubernetes. Domine as técnicas para gerenciar roles e rolebindings, proporcionando permissões específicas aos usuários ou serviços conforme a necessidade. Avance seus conhecimentos ao gerenciar clusterroles e clusterrolebindings, escalando a autorização para o nível do cluster.

Aula 05: Gerenciando Workloads no Cluster Kubernetes

Na quinta aula do curso, vamos aprender como gerenciar Workloads no seu cluster Kubernetes, organizando os recursos usando labels e seletores para uma melhor gestão. Nesta aula também vamos aprender como explorar a configuração de Daemonsets e pods estáticos para casos específicos. Gerenciar StatefulSets, ReplicaSet, Configmaps, Secrets e ainda aprender como rotear o tráfego HTTP para seus serviços usando Ingress.

Aula 06: Gerenciar Imagens de Contêiner

Nesta aula, vamos aprender como criar e personalizar imagens de contêiner para atender às suas necessidades específicas. Gerenciar o Docker Registry, adicionando Storage Persistente, adicionando certificado, chave e usuários. Nesta aula o Aluno ira aprender como configurar acesso de clientes, permitindo o envio de imagens para o Docker Registry.

Aula 07: Gerenciar Volumes no Kubernetes

Neste aula, vamos dominar a gestão de volumes no Kubernetes, a partir do gerenciamento de volumes locais como emptyDir e hostPath. Realizar o gerenciamento de Persistent Volumes (PV) e Persistent Volume Claims (PVC). Aprender como gerenciar workloads com volume em distribuído NFS e volume em bloco.

Aula 08: Gerenciar backup e restore de volumes no Longhorn

Nesta aula, vamos explorar as técnicas avançadas para garantir a integridade dos seus dados, aprendendo a realizar backups eficientes e a restaurar volumes no Longhorn. Implementar o Projeto 4Linux PHP com Volumes Persistentes, aprender a configurar o Configmap e InitContainers utilizando volumes.

Aula 09: Estratégias de Deploy no Kubernetes

Nesta aula, vamos compreender as diferentes abordagens para implantar suas aplicações e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades específicas. Configurar rollback de Deploy, implementar estratégia Blue/Green e Canary, além de personalizar os Deployments usando Kustomize.

Aula 10: Gerenciamento do Ciclo de Vida da Aplicação

Na décima aula do curso, vamos aprender comoa definir a saúde de seus contêineres Kubernetes usando Liveness Probes. Garantir que seus contêineres estejam prontos para aceitar tráfeg, além de explorar o agendamento de tarefas e execução de trabalhos em Kubernetes usando Jobs. Ainda nesta aula vamos aprender como automatizar processos recorrentes com Cronjobs, tornando a administração do cluster mais eficiente.

Aula 11: Gerenciamento de Limites no Cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender como estabelecer limites para os recursos consumidos por seus pods, garantindo uma distribuição equilibrada e prevenindo possíveis gargalos. Aprender a definir cotas para namespaces, e explorar a configuração do HPA para ajustar dinamicamente o número de réplicas dos seus pods, garantindo que a demanda seja atendida de maneira eficiente e automática.

Aula 12: Gerenciar Segurança no Cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender a definir políticas de segurança em nível de contêiner, controlando aspectos como permissões de usuário, grupos e IDs de processo. Explorar a configuração de limites e privilégios para garantir que seus contêineres operem com a segurança ideal. Ainda nesta aula vamos implementar políticas de rede para restringir o tráfego entre os pods.

Aula 13: Monitoramento do cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender a explorar as melhores práticas para monitorar seu cluster, garantindo a eficiência operacional e a identificação proativa de possíveis problemas. Visualize métricas de Nodes e Pods, descubra como utilizar o Kubernetes Dashboard para obter uma visão gráfica e intuitiva do seu ambiente de contêineres. Ainda na aula vamos utilizar o Prometheus e Grafana, duas ferramentas essenciais para o monitoramento e a visualização de métricas em ambientes Kubernetes.

Aula 14: Manutenção do Cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender as práticas recomendadas para manter a saúde e o desempenho dos nós (nodes) do seu cluster Kubernetes. Aprenda a identificar e resolver problemas comuns relacionados aos nodes. Dominando a arte da segurança, mergulhe nas técnicas de backup para proteger seus dados críticos no cluster. Mantenha-se à frente das últimas versões do Kubernetes, entendendo o processo de atualização do cluster.

Aula 15: Troubleshooting no Cluster Kubernetes

Nesta aula, vamos aprender como realizar a análise de logs no Kubernetes, ensinando técnicas avançadas para identificar problemas e melhorar a eficiência do seu cluster. Explorar estratégias avançadas para diagnosticar e corrigir problemas no seu cluster Kubernetes. Ainda na aula fornecemos insights detalhados sobre como solucionar problemas específicos relacionados aos pods.

Aula 16: Kubernetes Multimaster

Nesta ultima aula do curso, vamos configurar o ambiente nas máquinas para otimizar o desempenho do Kubernetes Multimaster. Instalar e configurar o container runtime, explorar a instalação e configuração do HA Proxy, provisionar seu próprio Cluster Kubernetes Multimaster para experienciar de primeira mão a orquestração avançada. Para terminar a aula, vamos aprender a expandir e escalar seu cluster adicionando nós adicionais, garantindo que seu ambiente seja verdadeiramente escalável.

Ao concluir este curso, você estará apto a:

  • Entender o funcionamento do Kubernetes.
  • Provisionar um cluster automatizado.
  • Instalar Cluster Kubernetes com alta disponibilidade.
  • Gerenciar aplicações no Kubernetes via Helm.
  • Implementar estratégias de Deploy no Kubernetes.
  • Configurar Segurança no Kubernetes.
  • Gerenciar Logs, Monitoramento e Troubleshooting.
  • Implementar Observabilidade do Cluster (Prometheus/Grafana).

Diferenciais deste Curso:

  • Preparação para as certificações CKAD e CKA.
  • Gerenciamento de aplicações voltadas para ambiente On-Premise.
  • Aulas práticas e laboratórios reais.
  • Foco em ambientes Clusterizados e Deploy de Aplicações.

A quem se destina o Curso:

  • Profissionais em orquestração de ambientes em Containers On-Premise.
  • Aspirantes à certificação CKAD e CKA.
  • Desenvolvedores e administradores que buscam aprimorar suas habilidades em Kubernetes.

Não perca essa oportunidade de se destacar no mercado! Matricule-se agora e mergulhe na revolução Kubernetes com a 4Linux. Seu futuro no mundo da orquestração de contêineres começa aqui!

Anterior Atualização do curso Cloud Services Administrator: AWS-GCP-Azure da 4Linux
Próxima Reestruturação do curso AWS Certified SysOps Administrator da 4Linux

About author

Você pode gostar também

Notícias

4Linux: Retomada segura e gradual dos cursos presenciais em meio à pandemia

Temos que aprender a conviver com o COVID-19. No dia 20/03/2020 – por causa da pandemia do COVID-19 – a 4Linux fechou suas portas para o atendimento presencial. Continuamos tocando

Notícias

Linux: 30 anos transformando o mundo da tecnologia e startups

Linux tem uma importância que vai além dos 30 anos do seu nascimento. 100% das Startups hoje no mundo bebem da fonte que o Linux proporcionou. Toda uma indústria foi

Infraestrutura TI

Descubra as vantagens do Linux e como migrar facilmente para ele

O Linux é um sistema operacional que tem ganhado popularidade entre usuários comuns, principalmente por ser gratuito e de código aberto. Mas o que exatamente o Linux pode oferecer para