Depoimento da caixa sobre o banco de dados PostgreSQL reforça sua importância!

No dia 20 de setembro de 2010, o Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou o lançamento da versão PostgreSQL 9.0. De acordo com Flávio Henrique A. Gurgel, CONSTRUTOR 4Linux especialista em PostgreSQL e membro da comunidade PostgreSQL, esta versão oferece mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo.

Um dos principais cases mundiais do PostgreSQL é a utilização do banco de dados pela Caixa Econômica Federal, rodando em ambiente de missão crítica, com picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Saiba mais sobre o case Caixa.

Confira a entrevista com Flávio e saiba mais sobre a nova versão do banco de dados PostgreSQL.

1 – Quando foi o último lançamento e quais as evoluções para a versão 9.0? Flávio: A versão anterior, 8.4 havia sido lançada em Julho de 2009 e foi atualizada para 9.0 justamente por oferecer mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo. São elas:

  • hot-standby: um ou mais servidores escravos recebem réplica constante do banco mestre, permitindo consultas de leitura.
  • streaming-replication: as transações podem ser replicadas assim que acontecem, não precisamos mais esperar pela finalização dos logs de transação. Isso ajuda a manter servidores escravos mais atualizados, num tempo bem menor.

 

2 – Quais os cuidados que você aconselharia a quem deseja migrar de PostgreSQL versão 8.4 para a versão 9.0? Flávio: Apenas cuidados com bancos que usam funções (stored procedures) em pl/PgSQL. Tiveram algumas mudanças na linguagem que não aceita mais nomes de variáveis iguais a comandos SQL. Uma auditoria rápida resolve isso. As aplicações que já funcionam com PostgreSQL não precisam de alterações, pois o time de desenvolvimento cuida sempre para manter a compatibilidade. Um teste fora de produção sempre é recomendado antes de migrar, claro.

3 – Quais as vantagens de se utilizar o PostgreSQL 9.0 perante outros bancos de dados? Flávio: O PostgreSQL é um dos bancos de dados mais avançados do mundo e é considerado o mais aderente às normas SQL e ACID dentre todos os aplicativos da classe. Dentre os bancos de dados livres, ele é com certeza o mais avançado.

4 – Como poderemos aproveitar o hot-standby no ambiente já existente? Flávio: Você pode usar o hot-standby para criar servidores de relatórios, ou servidores que usuários fazem consultas com menos cuidados, ou para BI e OLAP. A carga sobre o servidor escravo não interfere no mestre, que fica sempre disponível para atender à aplicação principal.

5 – Os cursos da 4Linux já estão atualizados para essa versão 9.0 do PostgreSQL? Flávio: Algumas funções já são cobertas no nosso curso sobre alta performance desde que o PostgreSQL 9.0 era beta. As próximas edições dos nossos cursos PostgreSQL já cobrirão todas as novas funcionalidades.

6 – Qual a importância, na sua opinião, sobre o depoimento da  Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal Clarice Coppetti sobre o banco de dados PostgreSQL? Flávio: O case da Caixa no Multicanal é de interesse internacional, porque é um dos maiores cases de uso de PostgreSQL no mundo, talvez o único case público em bancos. A opinião da Sra. Clarice é praticamente uma credencial que diz que o banco de dados PostgreSQL está pronto para atender aos ambientes mais críticos que uma instituição pode imaginar.

Flavio Henrique Araque Gurgel é instrutor e consultor de bancos de dados da 4Linux, engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua em projetos de dimensionamento, tuning de bases de dados e no suporte aos clientes.

Confira o press release sobre o lançamento da versão PostgreSQL 9.0 com citação de Clarice Coppetti.

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Quanto valor a certificação LPI-3 agrega em um profissional?
Próxima Recentemente o Linux completou 20 anos de existência e justamente nesta ocasião foi anunciada uma nova rede social, focada nos usuários do GNU/Linux.

About author

Você pode gostar também

Banco de Dados

Introdução ao CouchDB

CouchDB é um banco de dados NoSQL orientado a documentos. Utiliza JSON como formato de dados e JavaScript como linguagem de consulta. Diferente da maioria dos outros bancos de dados,

Banco de Dados

Migrando sua base MySQL para o RDS de forma simples com xtrabackup

O desafio Recentemente recebemos um desafio de migrarmos uma instância MySQL com 1.7TB para a AWS RDS. A migração deveria obedecer os seguintes requisitos: Migrar integralmente todas as databases; A

Desenvolvimento

Aprenda a gerar dados aleatórios com paralelização no shell

Gerar dados aleatórios com paralelização no shell. Falando assim parece até alguma coisa muito importante ou difícil, mas vamos entender sua utilidade na prática. Vez ou outra preciso de uma