Descubra as novidades e vantagens da versão PostgreSQL 9.0

No dia 20 de setembro de 2010, o Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou o lançamento da versão PostgreSQL 9.0. De acordo com Flávio Henrique A. Gurgel, CONSTRUTOR 4Linux especialista em PostgreSQL e membro da comunidade PostgreSQL, esta versão oferece mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo.

Um dos principais cases mundiais do PostgreSQL é a utilização do banco de dados pela Caixa Econômica Federal, rodando em ambiente de missão crítica, com picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Saiba mais sobre o case Caixa.

Confira a entrevista com Flávio e saiba mais sobre a nova versão do banco de dados PostgreSQL.

1 – Quando foi o último lançamento e quais as evoluções para a versão 9.0? Flávio: A versão anterior, 8.4 havia sido lançada em Julho de 2009 e foi atualizada para 9.0 justamente por oferecer mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo. São elas:

  • hot-standby: um ou mais servidores escravos recebem réplica constante do banco mestre, permitindo consultas de leitura.
  • streaming-replication: as transações podem ser replicadas assim que acontecem, não precisamos mais esperar pela finalização dos logs de transação. Isso ajuda a manter servidores escravos mais atualizados, num tempo bem menor.

 

2 – Quais os cuidados que você aconselharia a quem deseja migrar de PostgreSQL versão 8.4 para a versão 9.0? Flávio: Apenas cuidados com bancos que usam funções (stored procedures) em pl/PgSQL. Tiveram algumas mudanças na linguagem que não aceita mais nomes de variáveis iguais a comandos SQL. Uma auditoria rápida resolve isso. As aplicações que já funcionam com PostgreSQL não precisam de alterações, pois o time de desenvolvimento cuida sempre para manter a compatibilidade. Um teste fora de produção sempre é recomendado antes de migrar, claro.

3 – Quais as vantagens de se utilizar o PostgreSQL 9.0 perante outros bancos de dados? Flávio: O PostgreSQL é um dos bancos de dados mais avançados do mundo e é considerado o mais aderente às normas SQL e ACID dentre todos os aplicativos da classe. Dentre os bancos de dados livres, ele é com certeza o mais avançado.

4 – Como poderemos aproveitar o hot-standby no ambiente já existente? Flávio: Você pode usar o hot-standby para criar servidores de relatórios, ou servidores que usuários fazem consultas com menos cuidados, ou para BI e OLAP. A carga sobre o servidor escravo não interfere no mestre, que fica sempre disponível para atender à aplicação principal.

5 – Os cursos da 4Linux já estão atualizados para essa versão 9.0 do PostgreSQL? Flávio: Algumas funções já são cobertas no nosso curso sobre alta performance desde que o PostgreSQL 9.0 era beta. As próximas edições dos nossos cursos PostgreSQL já cobrirão todas as novas funcionalidades.

6 – Qual a importância, na sua opinião, sobre o depoimento da  Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal Clarice Coppetti sobre o banco de dados PostgreSQL? Flávio: O case da Caixa no Multicanal é de interesse internacional, porque é um dos maiores cases de uso de PostgreSQL no mundo, talvez o único case público em bancos. A opinião da Sra. Clarice é praticamente uma credencial que diz que o banco de dados PostgreSQL está pronto para atender aos ambientes mais críticos que uma instituição pode imaginar.

Flavio Henrique Araque Gurgel é instrutor e consultor de bancos de dados da 4Linux, engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua em projetos de dimensionamento, tuning de bases de dados e no suporte aos clientes.

Confira o press release sobre o lançamento da versão PostgreSQL 9.0 com citação de Clarice Coppetti.

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Entrevista com Peter Senna Tschudin: Software Livre e Certificação LPI 304
Próxima Descubra o Doode: a nova rede social para usuários de Linux

About author

Você pode gostar também

DevOps

Migrando dados do Moodle de PostgreSQL para Elasticsearch: um guia passo a passo

Recebi a missão de gerar relatórios e estatísticas com os dados do Moodle. Porém, o LMS trabalha somente com bancos de dados relacionais como PostgreSQL e MySQL. O ambiente que

Banco de Dados

Tuning de Banco de Dados: Melhorando a Performance do SGBD PostgreSQL

Quando ouvimos falar em Tuning de Banco de Dados, logo vem a mente da maioria das pessoas a criação de índices para melhoria da velocidade de busca das informações. Isto

Banco de Dados

Descubra o poder do CouchDB: o banco de dados NoSQL orientado a documentos

CouchDB é um banco de dados NoSQL orientado a documentos. Utiliza JSON como formato de dados e JavaScript como linguagem de consulta. Diferente da maioria dos outros bancos de dados,