Guia completo para instalar e configurar o Nextcloud em seu sistema

Guia completo para instalar e configurar o Nextcloud em seu sistema

O que é Nextcloud?

O Nextcloud é uma aplicação OpenSource (Código Aberto) para armazenamento de arquivos/pastas entre grupos e usuários em nuvem, sendo acessível tanto por um navegador ou client desktop em seu gerenciador de arquivos, sendo seu Client suportado por Sistemas Linux, Android, MacOS e Windows.

Criação do Compose

O docker compose vai facilitar totalmente a instalação do nosso Nextcloud, abstraindo conceitos como configuração do webserver e banco de dados.

Para começar, precisamos criar um container para o Nextcloud e sua aplicação. Em seguida, precisaremos de um container para que sejam gravadas informações como usuários cadastrados etc.

code class="language-yaml"</pre>
<pre>version: '2'

volumes:
  nextcloud:

services:

  app:
    image: nextcloud
    restart: always
    ports:
      - 8080:80
    links:
      - db
    volumes:
      - nextcloud:/var/www/html

Configuração

Neste passo, basta acessar o navegador da nossa máquina e digitar o endereço da máquina que contém o container na porta 8080, ex: 192.168.100.1:8080

Agora selecionamos o banco de dados. Vamos utilizar o SQLite somente como exemplo, mas você pode criar outra base de dados para utilizar, desde que informe os acessos no formulário web que o próprio fornece:

Na imagem abaixo eu selecionei o MariaDB para que possamos visualizar o formulário, mas como o foco deste artigo é o SQLite, então basta selecionar esse banco de dados e ele será instalado no container:

Após selecionar o SQLite, basta criar a conta do administrador, digitando o nome do usuário e a senha, podendo ser preenchido com qualquer informação. Finalizando o preenchimento deste formulário, basta concluir a instalação:

Conforme a imagem acima demonstra, existe um campo, selecionado por padrão, para a instalação de aplicativos recomendados, que vamos deixar marcado, mas você pode desmarcar caso não queira utilizar estes plugins extras, ou não tenha necessidade deles, lembrando que é possível instalar posteriormente.

Após concluída a configuração, você será redirecionado para o dashboard do Nextcloud (que particularmente é muito agradável):

Na aba superior você terá acesso à biblioteca de arquivos, onde você pode incluir remover e administrar seus arquivos:

Você pode adicionar novos usuários para utilização manualmente no menu:

 

Com isto o seu Nextcloud está instalado com as configurações básicas e pronto para uso ^^

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Aumente a segurança do seu sistema Linux com a ferramenta Lynis
Próxima Melhore a segurança do seu ambiente Kubernetes com práticas eficazes

About author

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento 4 posts

Gabriel Nascimento, Formado como Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNASP e Técnico em Redes de computadores pela ETEC de Embu , atua como Analista de infraestrutura Linux com ênfase em automação de tarefas bem com as tecnologias Jenkins, Shell Script, Puppet, Chef e Ansible

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Guia passo a passo para configurar o FreeIPA em CentOS e Ubuntu

Este post é o Segundo de uma série de posts sobre o FreeIPA. Se ainda não leu a Parte #1, onde instalamos e configuramos o servidor do FreeIPA , é

Big Data

Guia Prático: Como Instalar e Configurar o Apache Ambari em um Cluster Hadoop

O Apache Ambari é uma plataforma desenvolvida pela Hortonworks que permite  instalar, configurar e monitorar um cluster hadoop em poucos minutos. Neste post irei ensinar como instalar o Ambari em

Infraestrutura TI

Como utilizar o Celery para paralelização de atividades em Python

O Celery é uma fila de tarefas assíncrona de trabalho, implementada em python, com base na passagem de mensagens distribuídas. Está focado na operação em tempo real, mas também oferece