Instalando o Nextcloud com Docker Compose

Instalando o Nextcloud com Docker Compose

O que é Nextcloud?

O Nextcloud é uma aplicação OpenSource (Código Aberto) para armazenamento de arquivos/pastas entre grupos e usuários em nuvem, sendo acessível tanto por um navegador ou client desktop em seu gerenciador de arquivos, sendo seu Client suportado por Sistemas Linux, Android, MacOS e Windows.

Criação do Compose

O docker compose vai facilitar totalmente a instalação do nosso Nextcloud, abstraindo conceitos como configuração do webserver e banco de dados.

Para começar, precisamos criar um container para o Nextcloud e sua aplicação. Em seguida, precisaremos de um container para que sejam gravadas informações como usuários cadastrados etc.

code class="language-yaml"</pre>
<pre>version: '2'

volumes:
  nextcloud:

services:

  app:
    image: nextcloud
    restart: always
    ports:
      - 8080:80
    links:
      - db
    volumes:
      - nextcloud:/var/www/html

Configuração

Neste passo, basta acessar o navegador da nossa máquina e digitar o endereço da máquina que contém o container na porta 8080, ex: 192.168.100.1:8080

Agora selecionamos o banco de dados. Vamos utilizar o SQLite somente como exemplo, mas você pode criar outra base de dados para utilizar, desde que informe os acessos no formulário web que o próprio fornece:

Na imagem abaixo eu selecionei o MariaDB para que possamos visualizar o formulário, mas como o foco deste artigo é o SQLite, então basta selecionar esse banco de dados e ele será instalado no container:

Após selecionar o SQLite, basta criar a conta do administrador, digitando o nome do usuário e a senha, podendo ser preenchido com qualquer informação. Finalizando o preenchimento deste formulário, basta concluir a instalação:

Conforme a imagem acima demonstra, existe um campo, selecionado por padrão, para a instalação de aplicativos recomendados, que vamos deixar marcado, mas você pode desmarcar caso não queira utilizar estes plugins extras, ou não tenha necessidade deles, lembrando que é possível instalar posteriormente.

Após concluída a configuração, você será redirecionado para o dashboard do Nextcloud (que particularmente é muito agradável):

Na aba superior você terá acesso à biblioteca de arquivos, onde você pode incluir remover e administrar seus arquivos:

Você pode adicionar novos usuários para utilização manualmente no menu:

 

Com isto o seu Nextcloud está instalado com as configurações básicas e pronto para uso ^^

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Seu linux está seguro? Descubra com o Lynis!
Próxima Kubernetes: Avaliando a Segurança do Cluster - Part 1

About author

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento 3 posts

Gabriel Nascimento, Formado como Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNASP e Técnico em Redes de computadores pela ETEC de Embu , atua como Analista de infraestrutura Linux com ênfase em automação de tarefas bem com as tecnologias Jenkins, Shell Script, Puppet, Chef e Ansible

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Kong API – Instalando o API Gateway e seu Dashboard

Estive envolvido num projeto de migração, algumas aplicações internas para o modelo de micro serviço. No caso, cada parte do código se tornaria um projeto independente, dessa forma, agilizando os

Infraestrutura TI

Curso gratuito de Linux com conteúdo modernizado.

Sabe aquela frase onde diz: “tudo que é de graça é mais gostoso”? pois é.. agora imagina ter acesso a maior empresa de treinamentos Open Source do Brasil sob a

Infraestrutura TI

[Parte #2] – FreeIPA – Gerenciar Servidores e Adicionar chaves SSH

Este post é o Segundo de uma série de posts sobre o FreeIPA. Se ainda não leu a Parte #1, onde instalamos e configuramos o servidor do FreeIPA , é