Aumente a performance do Moodle com a configuração do MUC

Aumente a performance do Moodle com a configuração do MUC

O que é

O MUC (Moodle Universal Cache) é um tipo de cache e um cache nada mais é do que um repositório de dados, que torna mais fácil e rápido o acesso a estes do que se viessem de sua origem. No entanto, o MUC é um cache voltado para a plataforma Moodle, sua utilização economiza esforço e torna o Moodle mais rápido. Configurar o MUC é uma forma de conseguir separar o cache das diferentes instâncias do seu Moodle, gerando assim mais performance à sua aplicação.

Como configurar

Por padrão o Moodle sempre irá armazenar o cache na base de dados pré-configurada, independente de quantas instâncias estiverem sendo utilizadas, todas apontarão para a mesma base. Assim, configurar o MUC é uma forma de conseguir separar o cache de diferentes instâncias do seu Moodle, gerando assim mais performance à sua aplicação.

O primeiro passo é criar uma base de dados diferente para cada ambiente (ex: uma para o Moodle de homologação e outra para o de produção), dentro do seu servidor de banco de dados.

Com as bases configuradas no seu banco de dados, acesse o painel do Moodle via browser e acesse o seguinte destino:

Administração do Site/Plugins/Caching/Configurações

Após acessar as configurações, procure pelo módulo Redis e clique em Adicionar Instância:

Dentro das configurações do módulo, basta preencher os campos com as informações do seu banco de dados:
Store name: colocar o nome que identificará essa instância
Server: endereço IP do banco de dados em que o Moodle está configurado
Key prefix: o prefixo que esse cache utilizará, ex: prod_ ou hom_

Após preencher esses campos, basta voltar em Configurações, ir até o final da página em Editar Mapeamento, em Aplicação e Sessão selecione a instância que já foi configurada anteriormente e Salvar mudanças.

Agora com o MUC configurado, cada ambiente vai criar seus logs em uma base de dados dedicada, aumentando a performance dos ambientes!

 

Anterior Transformação Digital e os Novos Desafios do Profissional de TI
Próxima Guia passo a passo para instalar o Ceph em ambiente mononode

About author

Erick Franca
Erick Franca 3 posts

Erick Cesar França Silva atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre e DevOps, cursando Análise e Desenvolvimento de Software pela Cruzeiro do Sul. Possui experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura DevOps e ensino a distância. Acumula experiência em design. Possui expertise como instrutor, aplicando cursos sobre Linux, DevOps e tecnologias Open Source. Detém certificação LPIC1 e ITCerts Devops Essentials.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Tutorial: Configurando o Traefik no Docker Swarm com arquivos YAML

Neste tutorial, você aprenderá como configurar o Traefik no Docker Swarm usando arquivos YAML, uma forma fácil e eficiente de gerenciar seus aplicativos de contêineres em larga escala. Ao seguir

DevOps

Descubra como o Skaffold pode otimizar seu trabalho com Kubernetes

Olá pessoal! A ideia para este post surgiu quando me deparei com o problema, que todos que trabalham ou vão trabalhar com Kubernetes enfrentam: a necessidade de a cada simples

Desenvolvimento

Descubra as vantagens do MongoDB para o desenvolvimento Web

Bancos de dados são a base dos projetos de desenvolvimento Web. Muitos desenvolvedores estão voltando sua atenção para o MongoDB, um banco de dados sem esquema que é popular para uma