Transformação Digital e os Novos Desafios do Profissional de TI

Transformação Digital e os Novos Desafios do Profissional de TI

Transformação digital é a mudança pela qual as empresas estão passando em sua maneira de fazer negócios para  entender e atender o consumidor digital com muita agilidade. Implantação de metodologias ágeis, infraestruturas escaláveis em Cloud, BigData e Práticas DevOps são apenas alguns dos projetos que os setores de T.I estão implementando para suportarem estas transformações. Com tantas mudanças em curso, as habilidades técnicas  dos profissionais de T.I e suas ferramentas de trabalho também se encontram em constante mutação.

Neste meetup iremos falar sobre os novos ‘skills’ do DBA 3.0 e as novas ferramentas utilizadas para monitorar ambientes que crescem e encolhem freneticamente. Para descontrair e sair da ‘esfera nerd’, o primeiro meetup organizado pelo grupo 4DevOps terá a participação especial da campeã brasileira de tiro com arco  e atleta olímpica Marina Canetta Gobbi que falará sobre os desafios para se tornar uma atleta olímpica.

Este meetup acontecerá no Senai Campos Elíseos localizado na Alameda Barão de Limeira, 539 – Campos Elíseos – São Paulo – SP.  No Espaço Coworking localizado no térreo.

Cronograma:

  • 19:00 até 19h30  – Confraternização
  • 19h30 até 20h15 – Palestra 1 – Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem que ver com isso? –  Palestrante: Luiz Henrique de Souza – Gerente de Operações – UOLDiveo
  • 20h15 até 20h45 – Palestra 2 – Desafios para se tornar uma atleta olímpica – Palestrante:  Marina Canetta Gobbi – equipe olímpica brasileira de tiro com arco
  • 20h45 até 21h30 – Palestra 3 – Monitoramento de serviços com Prometheus – Palestrante : Jonathan Dantas, Analista de Infraestrutura na 4Linux

Organizador:  4Linux/ 4DevOps e UOLDiveo

Apoiador:  Senai

 

Palestra 1: Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem que ver com isso?

“Ao longo dos anos o papel do DBA vem em constante mutação, iniciamos com o DBA 1.0 com skills fixados basicamente no SGDB, passamos pelo 2.0 em que foi necessário desenvolver profundos conhecimentos de S.O, Storage e Clusterização e agora temos o DBA 3.0 que por sua vez é fortemente afetado por Agile, DevOps e Cloud. Em uma época que a maior fabricante de SGBD do mundo (Oracle) promete entregar um BD em cloud auto gerenciável o que fazer para continuar sendo necessário? Vamos falar sobre os skills do DBA 3.0?”

Palestrante: Luiz Henrique de Souza  trabalha com tecnologia desde os 15 anos. Iniciou com Field Suporte, foi SysAdmin, DBA, Coordenador e atualmente atua como Gerente de Operações no UOL DIVEO.

Participou de diversos projetos On-Premisse e desde 2015 está “surfando” em projetos que utilizam métodos DevOps.

 

Palestra 2 :  Desafios para se tornar uma atleta olímpica

Quais são os desafios na vida de um atleta de alto rendimento para chegar a uma olimpíadas. O início da carreira e os desafios para se sustentar financeiramente como atleta em uma categoria pouco conhecida do grande público. Também falarei sobre algumas curiosidades do tiro com arco como: peso do arco, força para esticar a corda, distância do arco, custo de um arco profissional e das flechas, entre outros.

Palestrante: Marina Canetta Gobbi é paulistana formada em Ciências Sociais pela USP. Atleta profissional desde 2011 e Sargento Atleta da Força Aérea Brasileira. É bicampeã brasileira ( 2013 e 2015), medalhas de bronze e de  prata no Panamericano de Medellin em 2018. Representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio2016 e em diversos outros torneios internacionais.

 

Palestra 3 –  Monitoramento para ambientes ágeis e escaláveis com Prometheus.

Com o advento do DevOps e outras culturas ágeis, o modelo de administração para ambientes tecnológicos evoluiu e com ele também o formato de monitoramento – uma vez que não é possível gerenciar aquilo que não se pode medir, a aderência da ferramenta Prometheus para ambientes ágeis e escaláveis pode tornar a administração de serviços muito mais agradável através de integrações para coleção de métricas diretamente através de APIs e serviços de Data Analytics para avaliação de performance.

Palestrante: Jonathan Alves é Analista de Infraestrutura em Software Livre, formado em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia IBTA. Possuo experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura DevOps, com ênfase em monitoramento e automação. Instrutor de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, certificado LPIC-2 e Zabbix Specialist.

 

O que é um Meetup?

A ideia principal de um meetup está na crença de que quando pessoas se reúnem coisas incríveis acontecem. Atualmente o meetup é a maior rede de comunidades que se encontram na vida real para fazer o que mais as motivam. De clubes de leitura a cervejas artesanais, de grupos de corridas e amantes de música, workshops de programação entre outros.

O meetup ajuda as pessoas com objetivos comuns a se reunirem e compartilharem conhecimento e para participar é simples: basta realizar o cadastro e encontrar meetups de seu interesse, seja para explorar sua cidade, desenvolver sua carreira ou até mesmo melhorar sua parte criativa.

CURSOSCONSULTORIA    MEETUP

Anterior Guia passo a passo para criar um sistema de replicação master/slave em PostgreSQL 9.6
Próxima Aumente a performance do Moodle com a configuração do MUC

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Big Data

Lançamento do curso Big Data Analytics com Hadoop pela 4Linux

A 4Linux informa nesta data o lançamento  do treinamento Big Data Analytics com Hadoop , o primeiro curso na área de big data da 4Linux. O Hadoop é um projeto de

Big Data

Domine Big Data com o novo curso Python e Hadoop da 4Linux

O curso ensinará na prática soluções para uma boa engenharia de dados em um projeto de BigData. A 4Linux anuncia nesta data o lançamento de mais um curso, além de

Notícias

Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI

A startup Rankdone.com é uma plataforma de testes para fazer seleção em processos de recrutamento. A Rankdone é uma  start-up que nasceu dentro da 4Linux e este ano ela foi