Guia completo: Como instalar e configurar o OCS Inventory
O OCS Inventory é um software de gerência para inventários de dispositivos em rede, com ele é possível registrar todas as características de um computador incluindo:
- Versão do sistema operacional;
- Número de série do equipamento;
- Modelo e características dos componentes de hardware;
- Softwares instalados e suas versões;
- Entre outras
E neste post apresento funcionalidades e um tutorial de instalação do servidor e um agente OCS Inventory. Acompanhe.
Para receber as informações de um computador o único requisito é que este tenha um programa cliente do OCS Inventory, o agente, instalado e o próprio agente vai mandar os dados para o servidor. Já para inventariar dados de um dispositivo com sistema embarcado, onde não é possível instalar o agente, é preciso fazer a coleção partir do protocolo SNMP – além de ser possível inventariar até smartphones com Android através do aplicativo do OCS Inventory.
Todas as informações registradas podem ser visualizadas a partir de um painel gráfico amigável mas também podem ser extraídas para um arquivo de planilha no formato CSV, assim como é possível personalizar os campos que serão visualizados/exportados.
Acesse uma demonstração oficial do painel gráfico a partir do link http://demo.ocsinventory-ng.org, use admin para o usuário e senha.

Para instalação em um CentOS 7, basta seguir os procedimentos abaixo.
Instalação do OCS
Primeiro basta adicionar o repositório do OCS Inventory no sistema, usando os comandos:
Para instalar do programa e banco de dados (a escolha padrão é MariaDB):
Para configurar o banco de dados é necessário reiniciar o serviço e autenticar com o usuário root – que por padrão não vem com uma senha configurada, e em seguida por segurança configuramos a senha 4linux para ele e todos os requisitos para a integração do banco de dados:
03 | MariaDB [(none)]& gt ; SET PASSWORD FOR 'root' @ 'localhost' = PASSWORD( '4linux' ); |
04 | MariaDB [(none)]& gt ; CREATE DATABASE ocsweb character set utf8; |
05 | MariaDB [(none)]& gt ; CREATE USER ocs@’%’ IDENTIFIED BY '4linux' ; |
06 | MariaDB [(none)]& gt ; GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO ocs@ 'localhost' ; |
07 | MariaDB [(none)]& gt ; flush privileges; |
08 | MariaDB [(none)]& gt ; exit ; |
12 | A seguir é necessário alterar os valores de acesso ao banco de dados no arquivo /etc/httpd/conf.d/ocsinventory-server.conf, que a partir da linha 20, deve conter: |
16 | PerlSetEnv OCS_DB_HOST 127.0.0.1 |
18 | PerlSetEnv OCS_DB_PORT 3306 |
20 | PerlSetEnv OCS_DB_NAME ocsweb |
21 | PerlSetEnv OCS_DB_LOCAL ocsweb |
23 | PerlSetEnv OCS_DB_USER ocs |
25 | PerlSetVar OCS_DB_PWD 4linux |
Reiniciar o servidor Web para acessar o assistente para conexão com o banco de dados:
O endereço deve corresponder à http://seu-ip/ocsreports e abrir o formulário onde devem ser preenchidos todos os campos de conexão com o banco de dados.

Preenchendo as credenciais certas no assistente, a tela de login deve aparecer ao enviar o formulário, o usuário e senha é admin.

Pronto! OCS Inventory instalado.
Ajustes finais
Já para instalar um agente no próprio servidor basta seguir os procedimentos abaixo:
Instalação do pacote ocsinventory-agent:
Após instalação do pacote, é necessário alterar a indicação do servidor do OCS Inventory no arquivo de configuração do agente em /etc/ocsinventory/ocsinventory-agent.cfg. Onde as linhas correspondentes aos parâmetros server e local ficaram como:
Para forçar que o agente envie os dados execute o binário do agente.
No painel foi necessário se desconectar e autenticar novamente (caso a sessão esteja aberta) para que as informações exibidas considerem o novo computador inventariado.
Pronto! Agora você já tem um OCS Inventory configurado e já sabe como instalar o agente. Isso é 10% de toda a capacidade da ferramenta porém não cabe tudo neste post, é tanto assunto que renderia um livro.