Guia Completo: Como Instalar e Renovar Certificado Digital no Zimbra

Muitas vezes nos perguntamos como funciona e, o que é o certificado digital. A seguir, apresento a instalação de um certificado digital, do início ao fim, utilizando a ferramenta de e-mail ZIMBRA.

Precisamos saber primeiro a necessidade de utilização. Um certificado digital, assemelha-se a assinatura em um cartório, porém em meio eletrônico. Esta assinatura serve, por exemplo, para garantir que um site, assegura proteção nas transações eletrônicas durante a navegação por seu conteúdo.

Infelizmente o certificado possui uma data para vencimento, não é para sempre rs. Portanto, devemos sempre renovar este certificado. Agora, como faço a instalação ou renovação de um certificado?

Existem muitas formas para criar um certificado digital, apresentarei uma alternativa com o zimbra, porém, você poderá criar de outras maneiras chegando ao mesmo resultado.

Para instalar um certificado precisaremos de 3 arquivos.

  1. Arquivo CSR.
  2. Chave criptografada.
  3. Arquivo CA.

Gerando os arquivos.Com o seu usuário, no servidor ZIMBRA, execute o comando para gerar o CSR :

/opt/zimbra/bin/zmcertmgr createcsr comm -new -keysize 2048 -subject “/C=BR/ST=ESTADO/L=CIDADE/O=EMPRESA/OU=TI/CN=webmail.dominio.com.br

Agora, separamos os arquivos para enviar a Unidade Certificadora, o cartório digital, também para deixar tudo pronto, facilitando o trabalho. Acesse o diretório do zimbra que possui todas as informações de certificados, envie o csr e a key para o diretório no qual futuramente instalará os certificados.

# cd /opt/zimbra/ssl/zimbra/commercial

# cp comercial.csr /srv/certs/

# cp commercial.key /srv/certs/

Envie o arquivo csr para a unidade certificadora e aguarde o retorno da CA…

A unidade certificadora enviará alguns arquivos, serão eles:

  1. arquivo.crt
  2. Root_CA.crt
  3. file_ca.crt

O arquivo.crt será o seu certificado digital. Este, autenticará que o seu domínio realmente é válido e seguro.

É interessante realizar testes dos arquivos, já que muitas vezes, as empresas certificadoras não enviam a CA para linux ou até mesmo para o zimbra. Neste caso, usaremos o seguinte comando para efetivar os testes:

/opt/zimbra/bin/zmcertmgr verifycrt comm commercial.key arquivo.crt file_CA.crt

Caso obtenha match, no teste da chave, com o arquivo.crt e, o arquivo.crt com o file_CA.crt, todos os arquivos estarão perfeitos.

OBS: Se a chave tiver match com o arquivo.crt e, a CA não, entre em contato com a empresa certificadora, pois eles possivelmente não enviaram o arquivo no formato para utilização em linux. Esta é uma das maiores dores de cabeça, no momento de instalar certificados.

Devemos aplicar o certificado no servidor zimbra:

zmcertmgr deploycrt comm arquivo.crt file_CA.crt

A instalação iniciará normalmente, ao final, realize o restart no zimbra, o certificado estará instalado ou atualizado.

Quer testar?

Execute o comando para verificar a validade do seu certificado:

/opt/zimbra/bin/zmcertmgr viewdeployedcrt

 

Anterior Lançamento 4DevOps: Consultoria especializada e e-book gratuito sobre práticas DevOps
Próxima Participação da 4Linux no FISL2018: Palestras sobre DevOps e Infraestrutura de TI

About author

Gabriel Araujo
Gabriel Araujo 4 posts

Gabriel Policante Araujo, atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre, formado em Redes de Computadores pelo Senai Suíço e cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Santo Amaro. Possui experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura Devops, com ênfase em automação, Aplicações de e-mail como Zimbra e Arquiteto Multi Cloud. Detém expertise como instrutor de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, possui Certificação LPIC1 e LPIC2.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Desenvolvimento

Melhore sua produtividade com dicas avançadas do editor VIM

Intro Continuando a série de posts sobre o VIM, irei tratar aqui sobre o uso do vim no dia a dia, em especial para desenvolvedores. Os principais editores de texto

Infraestrutura TI

Proteja seu negócio com gestão de riscos e testes de intrusão em TI

Tecnologia de informação está cada vez mais relacionada aos processos produtivos e já mudou a forma de fazer negócios. Se a evolução dos setores de TI possibilitou maior produtividade e

Carreiras

Crie sua primeira aplicação em Python: Guia passo a passo

Neste post estaremos aprendendo a criar uma aplicação simples utiliando a linguagem de programação “Python”.   Primeiramente, obviamente, será necessário ter o python instalado em nossas máquinas, podemos adquirí-lo de