A Força do Software Open Source em Tempos de Isolamento Social

A Força do Software Open Source em Tempos de Isolamento Social

O Corona vírus nos obrigou a um isolamento social sem precedentes em nossa história recente.

Independente se teremos ou não recessão após este isolamento forçado, o software open source mostra sua força “com” ou “sem” a recessão.

 

1- A FORÇA que vem da agilidade

Muitos dos serviços que continuam a serem ofertados pelas empresas dependem quase que integralmente da área de TI, tanto é que o governo passou a considerar os serviços de telefonia e internet como essenciais.

Desta forma o software livre mostra sua força pela agilidade, uma vez que os times de TI estão há apenas 1 click de fazer o download de qualquer solução open source e utilizá-la, fazendo com que em um único final de semana consiga colocar toda sua força de trabalho para realizar suas atividades através de home-office. Sem a burocracia de longos processos de compra e/ou aquisições de novas licenças, que precisam passar por inúmeras aprovações.

Isso é um reflexo que sentimos na área de consultoria da 4Linux, que aqueceu nestes últimos dias com empresas procurando por soluções de ensino à distância (Moodle), chat online (Rocket.chat) , VPN (OpenVPN), entre outros.

Se a recessão não vier, o software open source mostrou sua força pela flexibilidade, agilidade e baixo custo de investimento.

2- A FORÇA que vem da redução de custo

O software open source sempre é lembrado em momentos de baixa no fluxo de caixa. Já escrevi no passado o artigo:  “O Gerente de TI que usou software livre e como ele matou sua galinha dos ovos de ouro”, falando sobre este tema que é recorrente em momentos de recessão ou de elevação do dólar. É nestes momentos que a área de TI precisa reduzir seus custos e o software open source sempre é lembrado como uma alternativa.

Se a recessão vier, o software open source mostrará sua força pela redução de custos. Mas o que deveria mesmo acontecer é as empresas terem um plano consistente para adoção gradual de soluções open source e não somente lembrar dele em momentos de sufoco.

Em dezembro de 2019, a CNBC – empresa americana de mídia que é líder mundial em notícias de negócios e cobertura do mercado financeiro – fez um documentário intitulado “A Ascenção do software open source” (The Rise Of Open-Source Software) onde apresenta vários motivos para grandes empresas estarem adotando soluções baseadas em software open source.

As empresas estão aderindo cada vez mais o movimento e o software open source por que ele é economicamente eficiente.

É o que diz o famoso ditado: Ou aprende-se pelo AMOR ou pela DOR.

Quem sabe este momento de dor não despertará em vários gestores de TI o desejo de criar um plano consistente de adoção de software open source.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Aprenda a provisionar infraestrutura como código com o novo curso da 4Linux
Próxima Descubra como monitorar sua JVM com Prometheus e Grafana

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 75 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Entrevista com Peter Senna Tschudin: Software Livre e Certificação LPI 304

Entrevista feita com Peter Senna Tschudin, CONSTRUTOR 4Linux e um dos participantes do processo de elaboração da prova de certificação LPI 304. A equipe 4Linux entrevistou Peter Senna Tschudin, entusiasta

Carreiras

Oportunidades em TI: Vagas para Programadores e Analistas em São Paulo e Brasília

Mercado brasileiro de TI segue aquecido, veja nossas vagas abaixo. Vaga- Programador PHP Júnior – Vila Mariana em São Paulo “A 4Linux está procurando um programador PHP Jr com disposição

Notícias

Descubra por que usar Openshift para orquestrar sua infraestrutura de containers

O 7Masters é uma reunião dos 7 mestres de uma determinada tecnologia para apresentações curtas de suas inovações. Alisson Machado de Menezes e é um desses mestres. Nesta apresentação do