A Força do Software Open Source em Tempos de Isolamento Social

A Força do Software Open Source em Tempos de Isolamento Social

O Corona vírus nos obrigou a um isolamento social sem precedentes em nossa história recente.

Independente se teremos ou não recessão após este isolamento forçado, o software open source mostra sua força “com” ou “sem” a recessão.

 

1- A FORÇA que vem da agilidade

Muitos dos serviços que continuam a serem ofertados pelas empresas dependem quase que integralmente da área de TI, tanto é que o governo passou a considerar os serviços de telefonia e internet como essenciais.

Desta forma o software livre mostra sua força pela agilidade, uma vez que os times de TI estão há apenas 1 click de fazer o download de qualquer solução open source e utilizá-la, fazendo com que em um único final de semana consiga colocar toda sua força de trabalho para realizar suas atividades através de home-office. Sem a burocracia de longos processos de compra e/ou aquisições de novas licenças, que precisam passar por inúmeras aprovações.

Isso é um reflexo que sentimos na área de consultoria da 4Linux, que aqueceu nestes últimos dias com empresas procurando por soluções de ensino à distância (Moodle), chat online (Rocket.chat) , VPN (OpenVPN), entre outros.

Se a recessão não vier, o software open source mostrou sua força pela flexibilidade, agilidade e baixo custo de investimento.

2- A FORÇA que vem da redução de custo

O software open source sempre é lembrado em momentos de baixa no fluxo de caixa. Já escrevi no passado o artigo:  “O Gerente de TI que usou software livre e como ele matou sua galinha dos ovos de ouro”, falando sobre este tema que é recorrente em momentos de recessão ou de elevação do dólar. É nestes momentos que a área de TI precisa reduzir seus custos e o software open source sempre é lembrado como uma alternativa.

Se a recessão vier, o software open source mostrará sua força pela redução de custos. Mas o que deveria mesmo acontecer é as empresas terem um plano consistente para adoção gradual de soluções open source e não somente lembrar dele em momentos de sufoco.

Em dezembro de 2019, a CNBC – empresa americana de mídia que é líder mundial em notícias de negócios e cobertura do mercado financeiro – fez um documentário intitulado “A Ascenção do software open source” (The Rise Of Open-Source Software) onde apresenta vários motivos para grandes empresas estarem adotando soluções baseadas em software open source.

As empresas estão aderindo cada vez mais o movimento e o software open source por que ele é economicamente eficiente.

É o que diz o famoso ditado: Ou aprende-se pelo AMOR ou pela DOR.

Quem sabe este momento de dor não despertará em vários gestores de TI o desejo de criar um plano consistente de adoção de software open source.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Aprenda a provisionar infraestrutura como código com o novo curso da 4Linux
Próxima Descubra como monitorar sua JVM com Prometheus e Grafana

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Monitoramento TI

Monitoramento de protocolo SNMP com Logstash

Monitoramento de protocolo SNMP com Logstash O gerenciamento de redes e monitoramento de dispositivos em tempo real é uma tarefa crítica para administradores de TI. Com a coleta contínua de

Notícias

Presidente da Microsoft reconhece erro histórico sobre open source

Presidente da Microsoft admitiu que Microsoft estava do ‘lado errado’. No último dia 14 de maio, Brad Smith (presidente da Microsoft) afirmou em evento no MIT que a Microsoft estava

Notícias

Descubra por que usar Openshift para orquestrar sua infraestrutura de containers

O 7Masters é uma reunião dos 7 mestres de uma determinada tecnologia para apresentações curtas de suas inovações. Alisson Machado de Menezes e é um desses mestres. Nesta apresentação do