Ascensão das Mulheres na TI: Oportunidades e Transformações no Mercado de Trabalho

Ascensão das Mulheres na TI: Oportunidades e Transformações no Mercado de Trabalho

Nos últimos anos vimos uma ascensão de mulheres dentro de diversos setores, incluindo a TI.

O mercado de trabalho não pode ser considerado o mesmo que conhecíamos há tempos atrás. Mas isso não significa que esse fato seja uma coisa ruim, muito pelo contrário.  Isso é positivo em diversas maneiras, tanto pela pluralidade de pensamentos e ideias que as empresas têm recebido, quanto pelo maior número de oportunidades que as mulheres têm tido dentro da área. Mas por que as mulheres estão olhando as carreias de TI com bons olhos? O que exatamente ocorreu nos últimos tempos? Que mudanças isso pode promover para o segmento? Vamos falar sobre essas e muitas outras questões no texto de hoje, confira!

A transformação no mercado de trabalho.

Os movimentos que lutam por mais direitos para as mulheres não são exatamente uma novidade. Eles existem há muitas décadas e de tempos em tempos ganham maior destaque por suas conquistas. Porém, uma das principais reivindicações sempre gira em torno da igualdade nas oportunidades de trabalho para mulheres e homens, sobretudo em setores mais resistentes, como por muito tempo foi o de TI. Estima-se, que a participação das mulheres dentro do mercado de trabalho no Brasil cresceu cerca de 5% nos últimos 10 anos, segundo dados do IBGE. Pode até não parecer muito, mas essa notícia é realmente animadora, quando pensamos nos números brutos e como as mais diversas áreas eram consideradas muito masculinas e passaram a ter uma abertura maior para essa transformação no mercado.

Felizmente, hoje em dia essas lutas têm rendido bons frutos e o crescimento de oportunidades para que as mulheres possam mostrar o seu trabalho dentro desse segmento é com certeza um deles. E essa transformação no mercado de trabalho é uma das principais razões pelas quais as mulheres estão olhando as carreiras de TI com bons olhos.

Um olha de mais oportunidades …

Quando o setor de TI passou a ser encarado como possível e como um ambiente de maiores oportunidades, o curso natural foi o aumento de interesse das mulheres pela área. O olhar que temos para determinados setores do mercado tem uma relação direta e profunda com as oportunidades que são oferecidas. Trata-se de uma questão cultural. Como já dissemos anteriormente, diversas áreas antes consideradas masculinas tiveram uma abertura para que mulheres pudessem entrar e ter oportunidades nelas.

E se, de certa forma, há uma resistência por parte de algumas pessoas em aceitar essa nova realidade, elas com certeza não são a maioria. Até porque o mercado já percebeu o efeito positivo nos resultados e nos ambientes empresarias quando se tem uma participação maior das mulheres. E quando essas mudanças acontecem para melhor, é muito difícil que passos sejam dados para trás.

Por isso, também acreditamos que essa questão de existir um ambiente mais amigável para as mulheres dentro das empresas de TI tem feito com que elas se interessem mais pela profissão. É um efeito que atinge outras áreas também, como a de educação, já que isso aumenta a procura das mulheres por cursos que possam as fazer se destacar mais no mercado de trabalho ou que ofereçam melhores oportunidades para que elas possam ingressar.

Cursos da 4LINUX para mulheres

A 4LINUX é uma das empresas pioneiras do Brasil, sendo referência nacional quando o assunto é softwares Open Source, ou softwares de código aberto. Contando com uma equipe altamente especializada em diversos segmentos específicos, a empresa possui 50 cursos em que mais de 60.000 alunos já passaram e tiveram suas carreiras transformadas por eles.

Alguns dos principais cursos que oferecemos são:

  • DevOps: Termo que une as palavras desenvolvimento e operações. Um curso relacionado à DevOps permite que você seja uma profissional mais ativa no mercado e promova mudanças reais dentro das empresas, implantando um sistema de fluxo único desses dois setores que, em muitos casos, trabalham separadamente.
  • Python: uma das linguagens de programação mais populares e utilizadas pelas empresas de desenvolvimento hoje em dia. Por essa razão, fazer um curso de aperfeiçoamento dessa linguagem não é apenas uma boa escolha, mas uma forma inteligente de se destacar no mercado. A 4LINUX oferece as opções de curso de Python para DevOps, onde os alunos aprendem a gerenciar infraestruturas baseadas em nuvem, e também o curso de Python para Big Data, onde conceitos como Machine Learning e Hadoop são ensinados e aplicados na prática.
  • PHP: Esta também é uma linguagem fundamental, sobretudo para aquele que querem desenvolver sites dinâmicos, fazer versionamento de códigos e ter um diferencial através da utilização de padrões e boas práticas. Se você quer aumentar as suas chances de entrar de vez no mercado de trabalho, o curso de PHP pode ser uma ótima opção.

A 4LINUX entende que o mercado tem se transformado e exigido um diferencial de candidatos. E é com esse entendimento do presente e olhar para o futuro que todos os nossos cursos custam a metade do valor para as mulheres. É uma forma que encontramos de oferecer mais oportunidades para que elas possam ingressar e se destacar no mercado de trabalho, além de também criar um mercado para atender as demandas de hoje em dia. Ficou interessada? Escolha qual é o curso perfeito para a sua carreira e comece já!

Conclusão

Diversidade dentro do ambiente de trabalho não significa apenas ter pessoas diferentes trabalhando no mesmo lugar, mas também oferecer posições e oportunidades para que todos possam colaborar criativamente e promover o crescimento do local. É dessa forma que o mercado de trabalho tem se transformado e crescido cada vez mais. A inclusão das mulheres em áreas antes pouco atrativas para elas, como a de TI, fez, inevitavelmente, que o segmento mudasse. E para melhor. E se hoje em dia estamos passando por uma transformação nesse sentido, em pouco tempo isso será uma realidade e a competitividade no mercado para mulheres estará cada vez maior. Por isso, se profissionalizar e ter um diferencial é de extrema importância. Aproveite todas as oportunidades que a 4LINUX tem para você e seja um verdadeiro destaque quando o assunto é TI!

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior Domine técnicas de intrusão com o curso de Segurança da Informação
Próxima Guia prático: Como usar o Terraform para gerenciar sua infraestrutura na nuvem

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 75 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Crie sua primeira aplicação em Python: Guia passo a passo

Neste post estaremos aprendendo a criar uma aplicação simples utiliando a linguagem de programação “Python”.   Primeiramente, obviamente, será necessário ter o python instalado em nossas máquinas, podemos adquirí-lo de

Carreiras

Prepare-se para a demanda crescente por profissionais de Big Data

A “caça” aos profissionais de Big Data será inevitável … esteja preparado! Os estudos mostram que aproximadamente 90% dos dados existentes atualmente foram gerados nos últimos 2 anos. Através desta

Eventos

4Linux patrocina Rails Girls: evento de TI para mulheres iniciantes

A 4Linux irá patrocinar o Rails Girls – evento voltado para mulheres que buscam iniciar uma carreira na área de TI. O Rails Girls é um projeto sem fins lucrativos,