Por que a transformação digital das grandes corporações passa pela adoção de softwares Open Source?

Por que a transformação digital das grandes corporações passa pela adoção de softwares Open Source?

Já é de conhecimento de todos que o atual mercado de trabalho não se parece em nada com o que conhecíamos há 20 anos. Mas na verdade, o grande ponto é que ele vem se transformando todos os dias e com cada vez mais velocidade e dinamismo. Podemos afirmar com certeza que o mercado também não é o mesmo que conhecíamos há 10, 5 ou mesmo, 2 anos atrás. E como todas essas transformações ocorrem de maneira orgânica, ou seja, natural para a evolução das empresas, é importante que você e seu negócio também saibam acompanhá-las. Exatamente por isso iremos falar sobre o motivo de a transformação digital das grandes corporações passar pela adoção de softwares Open Source.

Quer saber de que maneira isso ocorre e por que é tão importante saber disso? Tudo isso será possível conferir no texto de hoje! Mas antes, você sabe exatamente o que é um software Open Source?

O que é um software Open Source?

Também conhecido como software de código aberto, esse tipo de programa fornece direitos autorais para que qualquer pessoa possa alterar, modificar ou mesmo distribuir novas versões de um mesmo software, de graça, é claro. A grande vantagem da utilização desse tipo de software é exatamente a sua evolução que ocorre a partir de um trabalho coletivo. Todos contribuem um pouco para que determinado programa tenha novas funções, seja melhor em outros aspectos e para diminuir seus erros.

Apesar de ser algo que vem transformando o mercado nos últimos anos, a história dos softwares de código aberto começou ainda em 1983, quando um grupo de desenvolvedores defendia que esse tipo de desenvolvimento poderia não apenas trazer mais segurança para os softwares, mas também mais transparência e acessibilidade dentro dos programas, o que seria positivo para a revolução tecnológica que estava começando na época.

Eles não estavam errados, afinal. Hoje em dia a utilização dos softwares Open Source não é só uma realidade em todo o mundo, mas também um dos grandes impulsionadores da transformação digital das grandes corporações. Podemos citar como outras vantagens dos softwares de código aberto:

  • Liberdade de personalização do software
  • Um maior número de fontes de suporte
  • Redução de custos
  • Flexibilidade

É claro que existem muitas outras vantagens e formas de explorar os softwares de código aberto, mas acreditamos que essas sejam as principais e os principais catalisadores da transformação digital das grandes empresas.

 

Por que essa transformação ocorre, afinal?

Agora que você já entendeu melhor o que é esse tipo de software, qual é sua história e quais são as principais vantagens que ele traz, podemos finalmente falar sobre por que a transformação digital das grandes corporações passam pela adoção de softwares Open Source. Alguns os principais motivos são:

  • A modernização das estruturas
  • Atravessa barreiras entre equipes
  • Mudança na cultura organizacional

Vamos falar sobre cada um desses pontos um pouco mais profundamente e explicar por que são exatamente eles que fazem o software Open Source ser tão importante no mercado hoje em dia.

  • A modernização das estruturas

O termo DevOps é cada vez mais popular hoje em dia e isso tem a ver diretamente com a transformação digital pela qual muitas empresas têm passado. DevOps significa, basicamente, a união entre as palavras desenvolvimento e operações. Chamamos isso de modernização das estruturas de uma empresa exatamente porque a união entre o desenvolvimento e a operação de um software faz com que a produção de programas de computador e aplicativos sejam feitos de uma maneira mais rápida e eficiente ao mesmo tempo. O DevOps está sendo adotado cada vez mais com soluções Open Source (e existem excelentes ferramentas para este segmento). Portanto, para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, esse é um excelente caminho.

  • Atravessa barreiras entre equipes

Quando falamos na integração entre desenvolvimento e operações, estamos falando também de um trabalho feito em conjunto entre duas equipes que, muitas vezes, podem entrar em conflito. Grandes empresas como Amazon, Google e Microsoft já entenderam que evitar esse conflito resulta não apenas em uma melhor produtividade, mas também em uma evolução no que diz respeito ao desenvolvimento. E como já dissemos aqui, as soluções Open Source estão sendo cada vez mais usadas por esse tipo de empresa e ao atravessar essas barreiras entre equipes, elas acabam “experimentando melhor” a transformação digital que tanto citamos por aqui.

  • Mudança na cultura organizacional

Não há como falarmos sobre uma transformação dentro de grandes corporações sem falarmos também de como a cultura organizacional é encarada. É inevitável que esse tipo de mudança ocorra e, quando a mentalidade dos funcionários da empresa começa a mudar, você percebe a diferença e, consequentemente, a evolução. A união entre setores que outrora eram distantes faz com que os esforços de cada um para que determinado projeto seja finalizado, sejam menores. Trata-se, portanto, de uma combinação entre uma nova filosofia de trabalho e de práticas inovadoras que fazem a empresa agir em conjunto e atingir novos patamares.

Concluindo

Ao entendermos a história dos softwares Open Source e das transformações que eles vêm promovendo nos últimos anos, fica muito claro que a popularização do DevOps está totalmente interligada nesse processo. É claro que a forma como cada companhia encara esses desafios é que molda suas características e faz com que ela seja uma novidade dentro do mercado.  É impossível desvincularmos o mundo digital e o mercado de trabalho hoje em dia. Como pudemos ver, ele faz parte do passado, mas também é o presente e, principalmente, o futuro. E se as grandes empresas estão passando por transformações significativas nos últimos tempos é porque souberam catalisar muito bem todos os pontos positivos que os softwares de código aberto podem oferecer. Isso não só pode, como também deve servir de exemplo para qualquer outro negócio menor e que deseja acelerar seu crescimento, digitalmente falando. Quando nós acompanhamos a evolução da tecnologia, caminhamos junto com ela em direção ao novo, em direção ao futuro. E com essas mudanças ocorrendo de maneira cada vez mais rápida, é muito fácil ficar para trás. Portanto, a hora de começar a se espelhar nos grandes players do mercado e crescer também através desse tipo de software é agora!

 

Anterior Terraform #parte2 - Alterando sua infraestrutura de forma incremental
Próxima Status do Caça Talentos Melhor Idade 2019

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 55 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Recrutamento e seleção rápida e certeira usando a Rankdone

Conheça a plataforma que permite rapidamente recrutar, testar e selecionar candidatos para qualquer vaga de emprego. A Rankdone é um SaaS (Software as a Service) criada pela 4Linux e foi

Negócios

Linux – Consultoria e Suporte Linux: Open Software Specialists

A tecnologia da informação e os softwares tomaram conta do mundo. Uma empresa referência no assunto, a 4Linux, detêm a liderança no mercado com aprendizagem em Linux e nas tecnologias

DevOps

Convencedo sua empresa a se tornar ágil

O que é ser ágil? Nos dias de hoje muito se fala em ser ágil, mas o que isso significa de fato para uma empresa? O que é ser ágil?