Participação da 4Linux na DebConf 19.

Participação da 4Linux na DebConf 19.

DebConf 19

Após 15 anos, a DebConf19 voltou à acontecer no Brasil, desta vez em Curitiba. E a 4Linux participou do evento com a palestra “Automação total – desde a criação da imagem de instalação ao ambiente de produção – em um Grande Banco Público”. José Augusto Rosa e Wilton Rodrigues nos conta a experiência de participar e palestrar em um evento como o DebConf.

A DebConf é a conferência de desenvolvedores do Projeto Debian. Além de um cronograma completo de palestras técnicas, sociais e políticas. Ela oferece oportunidade para que desenvolvedores, colaboradores e outras pessoas interessadas se encontrarem pessoalmente e trabalharem em conjunto. A conferência ocorre anualmente desde 2000 em locais variados, como: Escócia, Argentina e até mesmo Bósnia e Herzegovina, esse ano aconteceu no Brasil na cidade de em Curitiba, onde estivemos presentes. Este é um evento enorme que reúne pessoas do mundo todo e há uma troca de experiências muito legal, pessoas de diversas culturas e diversas opiniões sobre tecnologia, metodologias e afins, é um lugar onde se pode discutir diversas situações e cenários específicos, as pessoas compartilharam como resolveram determinado problema, usando Debian.

Sobre o Debian…

É um sistema operacional criado por Ian Murdok, que nasceu com o intuito de ser livre e comunitário, o projeto cresceu muito, se tornando um projeto de grande influência do mundo do software livre, hoje em dia o Debian é mundialmente conhecido por sua estabilidade e confiança tendo adeptos no mundo inteiro, prova disso é a quantidade de pessoas na DebConf, são poucas distribuições que possuem tantos adeptos tão fieis quanto o Debian.

Um pouco sobre a apresentação…

A 4Linux participou do openday, onde falamos sobre “como o Debian é aplicado diariamente em nossas infraestruturas e em um grande banco”, onde se usamos Debian em ATMs ( popularmente chamado de caixa eletrônico) TFLs (terminais lotéricos), dentre outros equipamentos, citamos como gerenciamos essa infraestrutura enorme, com processo automatizado, deploy automático, esteira contínua.  Explicamos como ocorre a personalização do kernel para cada máquina específica, de como alguns módulos são carregados e outros simplesmente removidos, mencionamos também o processo de maneira automatizada onde o usuário escolhe módulos e pacotes que serão instalados em uma imagem específica, depois de gerada a imagem é enviada para os equipamentos, a instalação é feita de maneira automatizada e sem a necessidade de um operador presente no local.

Detalhamos sobre o  sistema de gerenciamento de terminais que desenvolvemos, que utilizamos Debian desde da infraestrutura onde a aplicação roda, nos servidores intermediários, até nos terminais, onde pode ser executada todo tipo de manutenção remota, como pegar logs, instalar pacotes, atualizar sistema do terminal, alterar informações, consultar informações, enfim, tudo que seria feito por uma pessoa no local, lembrando que essa ferramenta atende o Brasil inteiro, então pode-se fazer uma manutenção em uma agência do Acre, sem a necessidade de enviar um técnico lá.

Para encerrar, é sempre bom palestrar em eventos dessa magnitude, conhecer pessoas e culturas novas, trocar experiências, discutir sobre as metodologias e sistemas de apoio atuais. Queremos agradecer a empresa 4Linux por proporcionar essa experiência em nossa carreira, gostaríamos também de agradecer a DebConf, foi incrível, tudo bem organizado,enfim, todo o pessoal, o nosso muito obrigado por tudo.

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior Automatização de Infraestrutura – DevOps e Python
Próxima A 4Linux estará presente na Campus Party Goiás e você ganha desconto para comparecer ao evento!

About author

Você pode gostar também

Eventos

4Linux premiou a equipe vencedora da 6ª Maratona de Programação organizada pelas ETECs.

Neste último sábado aconteceu a  6ª Maratona de Programação para alunos das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). Neste evento os alunos estiveram em suas respectivas escolas, conectados em um ambiente controlado,

Eventos

4Linux palestra na 4ª edição da CAOS, abordando DevSecOps – segurança em DevOps.

4Linux estará presente na 4ª edição da CAOS, com mais um lançamento, desta vez abordando segurança no desenvolvimento ágil de software, fazendo com que o já popular DevOps, se torne

Eventos

Palestra 4Linux no TDC São Paulo

Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2018 acontecerá em São Paulo o The developers conference, também conhecido como TDC. O The Developer’s Conference é um grande encontro de