DebConf19 no Brasil: 4Linux compartilha experiências e soluções com Debian

DebConf19 no Brasil: 4Linux compartilha experiências e soluções com Debian

DebConf 19

Após 15 anos, a DebConf19 voltou à acontecer no Brasil, desta vez em Curitiba. E a 4Linux participou do evento com a palestra “Automação total – desde a criação da imagem de instalação ao ambiente de produção – em um Grande Banco Público”. José Augusto Rosa e Wilton Rodrigues nos conta a experiência de participar e palestrar em um evento como o DebConf.

A DebConf é a conferência de desenvolvedores do Projeto Debian. Além de um cronograma completo de palestras técnicas, sociais e políticas. Ela oferece oportunidade para que desenvolvedores, colaboradores e outras pessoas interessadas se encontrarem pessoalmente e trabalharem em conjunto. A conferência ocorre anualmente desde 2000 em locais variados, como: Escócia, Argentina e até mesmo Bósnia e Herzegovina, esse ano aconteceu no Brasil na cidade de em Curitiba, onde estivemos presentes. Este é um evento enorme que reúne pessoas do mundo todo e há uma troca de experiências muito legal, pessoas de diversas culturas e diversas opiniões sobre tecnologia, metodologias e afins, é um lugar onde se pode discutir diversas situações e cenários específicos, as pessoas compartilharam como resolveram determinado problema, usando Debian.

Sobre o Debian…

É um sistema operacional criado por Ian Murdok, que nasceu com o intuito de ser livre e comunitário, o projeto cresceu muito, se tornando um projeto de grande influência do mundo do software livre, hoje em dia o Debian é mundialmente conhecido por sua estabilidade e confiança tendo adeptos no mundo inteiro, prova disso é a quantidade de pessoas na DebConf, são poucas distribuições que possuem tantos adeptos tão fieis quanto o Debian.

Um pouco sobre a apresentação…

A 4Linux participou do openday, onde falamos sobre “como o Debian é aplicado diariamente em nossas infraestruturas e em um grande banco”, onde se usamos Debian em ATMs ( popularmente chamado de caixa eletrônico) TFLs (terminais lotéricos), dentre outros equipamentos, citamos como gerenciamos essa infraestrutura enorme, com processo automatizado, deploy automático, esteira contínua.  Explicamos como ocorre a personalização do kernel para cada máquina específica, de como alguns módulos são carregados e outros simplesmente removidos, mencionamos também o processo de maneira automatizada onde o usuário escolhe módulos e pacotes que serão instalados em uma imagem específica, depois de gerada a imagem é enviada para os equipamentos, a instalação é feita de maneira automatizada e sem a necessidade de um operador presente no local.

Detalhamos sobre o  sistema de gerenciamento de terminais que desenvolvemos, que utilizamos Debian desde da infraestrutura onde a aplicação roda, nos servidores intermediários, até nos terminais, onde pode ser executada todo tipo de manutenção remota, como pegar logs, instalar pacotes, atualizar sistema do terminal, alterar informações, consultar informações, enfim, tudo que seria feito por uma pessoa no local, lembrando que essa ferramenta atende o Brasil inteiro, então pode-se fazer uma manutenção em uma agência do Acre, sem a necessidade de enviar um técnico lá.

Para encerrar, é sempre bom palestrar em eventos dessa magnitude, conhecer pessoas e culturas novas, trocar experiências, discutir sobre as metodologias e sistemas de apoio atuais. Queremos agradecer a empresa 4Linux por proporcionar essa experiência em nossa carreira, gostaríamos também de agradecer a DebConf, foi incrível, tudo bem organizado,enfim, todo o pessoal, o nosso muito obrigado por tudo.

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior Descubra a importância do Python na cultura DevOps e na automatização
Próxima Campus Party Goiás: 4Linux oferece desconto e palestra sobre Engenharia de Dados

About author

Você pode gostar também

DevOps

TDC 2019: 4Linux marca presença com palestras e coordenação de trilhas

Ministrando palestras ou coordenando trilhas, estaremos expondo nosso expertise em algumas áreas. Acontece em São Paulo entre os dias 16 e 20 de julho de 2019 o TDC ( The

Eventos

Conheça a Linux Developer Conference Brasil: o ponto de encontro para desenvolvedores

Já ouviram falar do Linux Developer Conference Brasil? O linuxdev-br é uma conferência que nasceu para ser um ponto de encontro para comunidades que desenvolvem projetos de Software Livre e

Eventos

4Linux na AgileTrends: Conferência de Agilidade em São Paulo

4Linux estará presente na maior conferência ágil do Brasil! São Paulo será mais uma vez o palco do evento AgileTrends, o maior evento sobre assuntos de agilidade do Brasil e