4Linux e a revolução da Infraestrutura Ágil na Cultura DevOps

4Linux e a revolução da Infraestrutura Ágil na Cultura DevOps

Evento é uma das principais conferências nacionais para vários perfis de profissional de TI

Wednesday, 16 de August de 2017

A 4Linux participou com a palestra “InfraÁgil em prol de uma Cultura DevOp” ministrada pelo consultor Alisson Menezes e a Diretora de Operações Gabriela Dias foi a coordenadora da trilha de Infraestrutura Ágil.

A trilha de Infra Ágil procurou mostrar que a TI está cada vez mais ágil e mais “software defined” e o papel do sysadmin neste mundo está mudando e é preciso adaptar-se, conectando os tradicionais conhecimentos dos SysAdmins com a cultura Devops, DevSecOps e metodologias ágeis.

 

A área de marketing da 4Linux entrevistou Gabriela Dias, ela nos conta como foi o evento.

  • Gabriela, como aconteceu o convite para você ser coordenadora da trilha de Infraestrutura Ágil.

O Cristiano LinuxMen entrou em contato comigo verificando o meu interesse e disponibilidade e é claro que eu não poderia recusar. Foi um privilégio estar junto desse time maravilhoso que é o TDC.

  • Conte um pouco sobre o evento, muito network e conhecimento?

Acredito que atualmente o TDC é um dos eventos mais renomados de nosso país quando o assunto é tecnologia, abrangendo não só temas tradicionais como também as tendências do mercado, como DevOps, BigData. É um evento importante para você se situar sobre o que o mercado está fazendo com relação a tecnologia. Sem contar o “networking” que é abundante, revi e conheci pessoas maravilhosas e acima de tudo competentes.

  • Para você, qual foi o tema mais comentado na trilha de Infraestrutura ágil?

Tentamos deixar a Trilha de InfraÁgil com uma grande diversidade de assuntos que envolve esse tema, como automatização da infra, testes de infraestrutura e monitoramento. Não teve apenas um assunto em evidência, acredito que conseguimos abranger os principais pontos que circulam em InfraÁgil.

  • O tema da trilha aborda InfraÁgil, onde times de operações adotam métodos ágeis em seu dia a dia. Quais os desafios que você percebe geralmente na adoção desse novo modelo baseado em alterações constantes e rápidas? Há muita resistência?

Acredito que hoje a resistência não é o maior problema e sim achar o Fluxo e Ferramentas que melhor se adequam a necessidade de sua empresa, pois quando falamos de DevOps e InfraÁgil a gama de ferramentas e fornecedores é tão grande que as vezes temos a sensação que a cada dia nasce uma forma ou ferramenta nova pra se fazer algo. Hoje DevOps é uma realidade e vejo cada vez mais as empresas seguindo por essa linha, então acredito que com o tempo será algo vital em qualquer empresa.

  • No mercado nacional, você sente que as empresas já são ágeis no desenvolvimento de suas aplicações e desejam DevOps para tornar a entrega de seus releases mais rápidas e seguras? A Infraágil é parte deste processo ou ainda há muito a ser trabalhado no lado do desenvolvimento para então alavancar esses processos subsequentes?

Acredito que ainda existam muitas empresas evoluindo seus métodos de desenvolvimento ágil, pra mim ainda existe um mercado que precisa aderir a isso mesmo que grande parte já usem. A InfraÁgil é fundamental para a efetividade do desenvolvimento ágil, pois de que adianta as releases de software acontecerem frequentemente se a infraestrutura não consegue acompanhar esse ritmo. Pra mim a tradução da palavra DevOps é Desenvolvimento Ágil e Infraestrutura Ágil, sem os dois não é possível fazer DevOps!

  • Como você imagina que estará o mercado de TI em 5 anos?

Mercado de TI é sempre muito delicado para se pensar a longo prazo principalmente falando em previsões. Vamos pegar um exemplo, se você me fizesse essa pergunta há 5 anos, eu não falaria para você que aconteceria uma revolução na maneira de entregar aplicações em containers com o surgimento do Docker e hoje ele é uma realidade, vejo grandes empresas mudando sua forma de entregar aplicações com o surgimento do Docker. Pra mim, daqui a 5 anos empresas que não tiverem Desenvolvimento Ágil, Infraestrutura Ágil e Big Data serão empresas arcaicas correndo riscos de extinção no mercado.

  • Você pode nos contar algum projeto interessante que esteve envolvida recentemente.

A 4Linux foi chamada para participar de um projeto de transformação digital para uma das maiores instituições bancárias do país. Nosso objetivo era construir uma integração entre diferentes sistemas e fazer a escalabilidade deles dentro de containers em Docker. Para entregar esse projeto foram utilizadas várias tecnologias, como Python, Java, Nexus, Gitlab, Openshift e Docker, tudo isso integrado a um sistema interno onde o usuário pode criar um ambiente de desenvolvimento simplesmente com alguns cliques. A palestra do Alissom se baseou neste case e como o Openshift, Nexus, Gitlab e Python podem ajudá-lo a construir um ambiente escalável de aplicações web.

CURSO DEVOPS    CONSULTORIA    CONTATO

Anterior Conheça o Mundo DevOps: Entrevista com Diego Fernando da Propzmedia
Próxima Guia prático: Autenticação via SSH com a ferramenta Vault da HashiCorp

About author

Rodrigo Rodrigues Dias
Rodrigo Rodrigues Dias 10 posts

Trabalha com Linux desde 2001, onde começou com o extinto Conectiva Linux. Atuou em empresas de Consultoria e Telefonia IP e é certificado LPIC-3 303/304 e Exin DevOps Master/Professional. Foi Redator das revistas Linux PC Master e as edições extras com os saudosos CDs com as principais distribuições Linux do mercado. Foi também responsável pelo conteúdo da revista .NET, publicação inglesa adaptada ao Brasil e especializada no desenvolvimento e design web. Também foi o principal redator da Revista do CD-ROM, que marcou época. Atua hoje como Líder de Pré-Vendas da 4Linux onde auxilia clientes na definição de seus projetos Open Source. Já ministrou curso de formação Linux e Alta Disponibilidade, foi responsável pela Infraestrutura e Gerência de Projetos na 4Linux.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

6ª Maratona de Programação ETECs: Equipe CODEAVENGERS é a campeã!

Neste último sábado aconteceu a  6ª Maratona de Programação para alunos das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). Neste evento os alunos estiveram em suas respectivas escolas, conectados em um ambiente controlado,

Eventos

Moodle e DevOps: Como criar ambientes estáveis e escaláveis

A palestra mostrará como as práticas DevOps podem criar ambientes mais estáveis e escaláveis para o Moodle. Nos dias 25 e 26 de abril de 2019 acontecerá na cidade de

Eventos

Resolvendo a Escassez de Profissionais de TI: Palestra Online na Latinoware 2020

Rodolfo Gobbi – Diretor da 4Linux – apresentará a solução da 4Linux para o problema. Acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2020 a 17 edição do