Entenda o que é API e como ela funciona no mundo digital
O que é uma API?
APIs são mecanismos que permitem que dois software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos.
Ao interagirmos com computadores, celulares ou outros aparelhos, fazemos o uso de componentes de interface, como uma tela com elementos gráficos, um teclado e um mouse. Aplicações/softwares, no entanto, não necessitam de tais componentes para se comunicarem entre si, eles fazem essa troca de informações, essa interação, por meio de interfaces de programação de aplicativos, APIs.
Por exemplo, o sistema de uma agência meteorológica contém dados do clima atual e futuro. Um aplicativo meteorológico em seu telefone “fala” com este sistema por meio de APIs e mostra atualizações meteorológicas diárias em seu telefone.
As APIs ficam entre um aplicativo e o servidor web, atuando como uma camada intermediária que processa a transferência de dados entre sistemas
Veja como uma API funciona:
Um aplicativo inicia uma comunicação para receber informações de algum servidor remoto, também conhecida como uma solicitação.
Depois de receber uma solicitação válida, a API faz uma chamada para o programa externo ou servidor web.
O servidor envia uma resposta à API com as informações solicitadas.
A API transfere os dados para o aplicativo solicitante inicial.
Embora a transferência de dados seja diferente dependendo do serviço da Web usado, esse processo de solicitações e resposta ocorre por meio de uma API. Enquanto uma interface de usuário é projetada para uso por humanos, as APIs são projetadas para uso por um computador ou aplicativo.
Exemplos comuns de API
Aqui estão alguns exemplos populares de interfaces de programação de aplicativos que você provavelmente utiliza ou já utilizou alguma vez:
Logins: Um exemplo popular de API é a função que permite que as pessoas façam login em sites usando seus perfis do Facebook, Twitter ou Google. Esse recurso permite que qualquer site use uma API de um dos serviços mais populares para autenticar rapidamente o usuário, economizando o tempo e o incômodo de configurar um novo perfil para cada serviço do site ou nova associação.
Processamento de pagamentos: Funções como a “Pagar com PayPal” e similares que você vê em sites de comércio eletrônico funcionam por meio de APIs, permitindo que as pessoas paguem por produtos on-line sem expor dados confidenciais ou conceder acesso a indivíduos não autorizados.
Como APIs são criadas?
A maneira mais comum de se criar APIs é através de um Web Framework.
Um Web Application Framework ou simplesmente Web Framework, é uma coleção de bibliotecas e módulos que permitem que os desenvolvedores de aplicativos da Web escrevam aplicativos sem se preocupar com detalhes de baixo nível, como protocolo, gerenciamento de threads e assim por diante.
Existem inúmeros Web Frameworks disponíveis atualmente, mas um dos mais conhecidos e utilizados é o Flask. O Flask é um framework web, é um módulo Python que permite desenvolver aplicações web facilmente.
Por onde começar?
Se você se interessou e gostaria de conhecer mais a respeito de APIs e aprender a construir suas próprias, a 4Linux possui o curso perfeito pra você!
4Linux – Python for API and DevOps Integration
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
Dominando o Docker Swarm: Implantação de Stack de Serviços em Cluster
Swarm é uma ferramenta de cluster nativa para Docker, que utiliza a API padrão. Ou seja, qualquer ferramenta que fizer uso da API Docker, poderá usar Swarm para escalar contêineres,
Terraform: A ferramenta definitiva para Infraestrutura como Código
Primeiramente, uma breve descrição sobre o que é “Infraestrutura como Código” ? Infraestrutura como Código, Infra as Code, ou simplesmente IaC, é tratar a infra como um software, desenvolvendo, versionando, testando, depurando
Transforme sua TI com Infraestrutura Ágil e práticas DevOps
Os métodos ágeis fizeram a área de desenvolvimento de software evoluir muito, através do desenvolvimento de softwares baseados em testes e garantindo entregas contínuas. Da mesma forma que este processo