Torne-se um especialista em Linux com a certificação LPIC-2

Torne-se um especialista em Linux com a certificação LPIC-2

Linux Professional Institute LPIC-2

O Linux se tornou um dos sistemas operacionais com maior crescimento em ambientes de servidor. A maioria das empresas utiliza algum tipo de sistema Linux em sua infraestrutura, e o Linux é um dos principais players no mundo da computação em nuvem. A capacidade de construir e gerenciar sistemas Linux é uma habilidade que muitas empresas estão procurando agora. Quanto mais você souber sobre o Linux, mais atrativo para o mercado de trabalho você se tornará.

A Linux Professional Institute (LPI) desenvolveu uma série de certificações para guiar profissionais de TI em uma carreira Linux. A certificação LPIC-2 tem seu público-alvo voltado para profissionais mais experientes (plenos). O exame tem como objetivo certificar que você possui as habilidades necessárias para administrar de uma maneira avançada o sistema operacional Linux, instalar e administrar serviços de rede, além de operar redes mistas de pequeno e médio porte.

Com a popularidade crescente do Linux (e o aumento de empregos relacionados ao Linux) vem o exagero. Como todo o hype que cerca o Linux, tornou-se difícil para os empregadores distinguir funcionários que são administradores Linux competentes, daqueles que apenas conhecem o sistema operacional superficialmente. É aqui que entra a certificação LPIC-2. Com uma certificação LPIC-2, você se estabelecerá como um administrador Linux avançado podendo instalar, manter e solucionar problemas de sistemas Linux de alta complexidade. A LPI criou os exames LPIC-2 como uma forma

 

Que tipo de profissional eu serei?

Ao concluir este treinamento, além de estar apto tirar a certificação, você será um profissional capaz de realizar administração avançada do sistema, incluindo tarefas comuns relacionadas ao kernel Linux, inicialização e manutenção do sistema, realizar gerenciamento avançado de armazenamento em bloco e sistemas de arquivos, bem como rede avançada e autenticação e segurança do sistema, incluindo firewall e VPN, ainda, instalar e configurar serviços de rede fundamentais, incluindo DHCP, DNS, SSH, servidores Web, servidores de arquivos usando FTP, NFS e Samba, entrega de e-mail; e supervisionar assistentes e aconselhar a gerência sobre automação e compras.

Agora acompanhe comigo alguns dos principais tópicos cobrados na prova e cobertos completamente por este treinamento.

  • Tópico 200: Planejamento de Capacidade

As aulas aqui ministradas preparam os candidatos para serem capazes de medir recursos de hardware e largura de banda de rede, identificar e solucionar problemas de recursos, monitorar o uso de recursos para prever necessidades futuras de recursos.

  • Tópico 201: Kernel Linux

Neste tópico são abordados assuntos que tornam o aluno capaz de utilizar os componentes do kernel necessários para hardware específico, drivers de hardware, recursos e requisitos do sistema. Este objetivo inclui implementar diferentes tipos de imagens de kernel, entender kernels e patches estáveis e de longo prazo, bem como usar módulos de kernel.

  • Tópico 205: Configuração de Rede

Aqui o treinamento dá ênfase em configurar um dispositivo de rede para se conectar a uma rede local, com ou sem fio, e uma rede de longa distância. Esse objetivo inclui a capacidade de comunicação entre várias sub-redes dentro de uma única rede, incluindo redes IPv4 e IPv6.

  • Tópico 212: Segurança do Sistema

Por fim, e não menos importante, ao concluir esse tópico, os candidatos devem ser capazes de configurar um sistema para encaminhar pacotes IP e realizar tradução de endereços de rede (NAT, mascaramento de IP) e declarar sua importância na proteção de uma rede. Este objetivo inclui configurar o redirecionamento de portas, gerenciar regras de filtro e evitar ataques.

Está posto, com esse treinamento, mais do que preparar o profissional para LPI, o objetivo da 4Linux é preparar para o mercado de trabalho, e transformar nossos alunos em excelentes profissionais.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Prepare-se para a Certificação LPIC-1 com o Treinamento 4Linux
Próxima Prepare-se para a certificação RHCSA-LFCS e destaque-se no mercado de TI

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Treinamentos

Curso gratuito de Linux para iniciantes oferecido pela 4Linux

Iniciativa visa facilitar a entrada dos novos profissionais no mundo linux.   A 4Linux anunciou que o curso Linux Beginners in Cloud Online (4449) será oferecido gratuitamente a todos os interessados, o

Treinamentos

Curso de Programação Shell Script com Julio Cezar Neves na 4Linux

Nem só de palestras vive o FISL: integração, bate papo e troca de experiências são partes fundamentais do Fórum de Porto Alegre, que teve sua oitava edição nos dias 12,

Treinamentos

Novos Cursos Offline da 4Linux: Flexibilidade e Aprendizado no seu Ritmo

A 4linux, sempre pensando em trazer novas experiências para seus alunos e atendendo aos inúmeros pedidos, está lançando seus cursos offline. HA – Cluster de Alta Disponibilidade em Servidores Linux