Descubra o Linux: Sistema Operacional Gratuito e Seguro

Descubra o Linux: Sistema Operacional Gratuito e Seguro

– O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows ou MacOS, e assim como qualquer sistema operacional, tem suas características únicas. As mais notórias são que ele é um sistema gratuito e open source, ou seja, o código usado para criar o Linux está disponível para qualquer pessoa usar, modificar e até distribuir suas próprias versões modificadas.

O desenvolvimento do Linux é feito em comunidade; conforme as pessoas melhoram e expandem o Linux, elas contribuem com suas mudanças para que outras pessoas possam continuar a desenvolver ou se inspirar nelas.

– Onde ele é usado?

O Linux no mundo de hoje é usado em todo lugar, e você provavelmente já o utiliza, mesmo sem saber. Grande parte das páginas que você acessa na internet são hospedadas em servidores Linux, além de muitos dispositivos que você usa no dia a dia, como celulares Android, câmeras e tablets que também fazem uso do sistema Linux.

– Quais as vantagens do Linux?

Como mencionado anteriormente, o Linux é um sistema open source, o que traz diversas vantagens, como a possibilidade de customizar/modificar o sistema operacional de modo a criar uma versão do sistema que melhor se adeque ao ambiente de sua empresa. Outro fator do sistema open source é a possibilidade de criação de uma grande comunidade de usuários/desenvolvedores ao redor do mundo.

Outra vantagem deste sistema operacional é a segurança. Uma vez que o sistema é construído por uma comunidade, em código aberto, um número incontável de pessoas está constantemente examinando o sistema em busca de problemas de segurança. Como o Linux é muito utilizado em servidores, essa segurança é crucial.

– Por que aprender Linux?

No mundo da Tecnologia da Informação (TI), existem diversas áreas e habilidades nas quais um profissional pode se especializar, como programas, tecnologias e sistemas operacionais. O Linux é uma dessas habilidades populares entre os funcionários de TI, especialmente administradores de sistema, mas o conhecimento em Linux é uma habilidade chave para qualquer profissional da área.

Muitas empresas procuram indivíduos com, no mínimo, conhecimento básico e compreensão do Linux, pois é muito comum que ele desempenhe um papel importante em seus produtos, serviços e/ou infraestrutura.

O sistema Linux é muito utilizado em ambientes de desenvolvimento, desde scripts simples até aplicações completas. O Linux é a plataforma ideal para desenvolvimento de software e é amplamente usado por desenvolvedores de todas as áreas do mercado.

– Por onde começar?

A 4Linux possui formações e cursos que abrangem desde os primeiros fundamentos do sistema até os níveis mais avançados da área que desejar seguir!

Confira nossa nova formação Linux.

Anterior Descubra como a cultura DevOps pode impulsionar sua empresa
Próxima Prepare sua empresa para 2022 com a Consultoria e Cursos 4Linux

About author

Você pode gostar também

Containers

Dicas para Reduzir o Tamanho das Imagens do Docker e Melhorar seu Desempenho

Não há mais como fugir, cedo ou tarde estaremos esbarrando com a pequena baleia amigável. Aprenderemos o que é container, qual o papel do Docker no meio disso tudo, e

DevOps

Automatização de ambientes com Rundeck

Por que automatizar seu ambiente? Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso

Infraestrutura TI

Como criar uma federação de usuários com Keycloak e LDAP: um tutorial passo a passo

Na primeira parte dessa série de posts, vimos de maneira geral o funcionamento do Keycloak. Nessa segunda parte veremos como criar um user federation para importar usuários da nossa base