Descubra o Linux: Sistema Operacional Gratuito e Seguro

Descubra o Linux: Sistema Operacional Gratuito e Seguro

– O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows ou MacOS, e assim como qualquer sistema operacional, tem suas características únicas. As mais notórias são que ele é um sistema gratuito e open source, ou seja, o código usado para criar o Linux está disponível para qualquer pessoa usar, modificar e até distribuir suas próprias versões modificadas.

O desenvolvimento do Linux é feito em comunidade; conforme as pessoas melhoram e expandem o Linux, elas contribuem com suas mudanças para que outras pessoas possam continuar a desenvolver ou se inspirar nelas.

– Onde ele é usado?

O Linux no mundo de hoje é usado em todo lugar, e você provavelmente já o utiliza, mesmo sem saber. Grande parte das páginas que você acessa na internet são hospedadas em servidores Linux, além de muitos dispositivos que você usa no dia a dia, como celulares Android, câmeras e tablets que também fazem uso do sistema Linux.

– Quais as vantagens do Linux?

Como mencionado anteriormente, o Linux é um sistema open source, o que traz diversas vantagens, como a possibilidade de customizar/modificar o sistema operacional de modo a criar uma versão do sistema que melhor se adeque ao ambiente de sua empresa. Outro fator do sistema open source é a possibilidade de criação de uma grande comunidade de usuários/desenvolvedores ao redor do mundo.

Outra vantagem deste sistema operacional é a segurança. Uma vez que o sistema é construído por uma comunidade, em código aberto, um número incontável de pessoas está constantemente examinando o sistema em busca de problemas de segurança. Como o Linux é muito utilizado em servidores, essa segurança é crucial.

– Por que aprender Linux?

No mundo da Tecnologia da Informação (TI), existem diversas áreas e habilidades nas quais um profissional pode se especializar, como programas, tecnologias e sistemas operacionais. O Linux é uma dessas habilidades populares entre os funcionários de TI, especialmente administradores de sistema, mas o conhecimento em Linux é uma habilidade chave para qualquer profissional da área.

Muitas empresas procuram indivíduos com, no mínimo, conhecimento básico e compreensão do Linux, pois é muito comum que ele desempenhe um papel importante em seus produtos, serviços e/ou infraestrutura.

O sistema Linux é muito utilizado em ambientes de desenvolvimento, desde scripts simples até aplicações completas. O Linux é a plataforma ideal para desenvolvimento de software e é amplamente usado por desenvolvedores de todas as áreas do mercado.

– Por onde começar?

A 4Linux possui formações e cursos que abrangem desde os primeiros fundamentos do sistema até os níveis mais avançados da área que desejar seguir!

Confira nossa nova formação Linux.

Anterior Descubra como a cultura DevOps pode impulsionar sua empresa
Próxima Prepare sua empresa para 2022 com a Consultoria e Cursos 4Linux

About author

Você pode gostar também

Cloud

Maximize a eficiência da sua infraestrutura com o novo recurso de importação do Terraform

O Terraform pode importar recursos de infraestrutura existentes. Essa funcionalidade permite colocar recursos existentes sob o gerenciamento do Terraform. Isso é muito útil quando estamos iniciando no uso do terraform

Infraestrutura TI

Entendendo os modos de execução do Wildfly para aplicativos Java

Qual modo usar? É comum que ao escolhermos a utilização de uma plataforma de middleware como o Wildfly para a execução de nossos aplicativos Java, nos deparamos com a seguinte

Infraestrutura TI

Como apagar um e-mail enviado por engano com o Zimbra: um guia passo a passo

Em um dos meus projetos de zimbra recebi aquela pergunta que todo analista de T.I. já recebeu: ” Enviei e-mail errado  e foi para toda a empresa, preciso apagar este