Linux: o que é e quais seus usos no mundo atual?

Linux: o que é e quais seus usos no mundo atual?

– O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows ou MacOS, e assim como qualquer sistema operacional, tem suas características únicas. As mais notórias são que ele é um sistema gratuito e open source, ou seja, o código usado para criar o Linux está disponível para qualquer pessoa usar, modificar e até distribuir suas próprias versões modificadas.

O desenvolvimento do Linux é feito em comunidade; conforme as pessoas melhoram e expandem o Linux, elas contribuem com suas mudanças para que outras pessoas possam continuar a desenvolver ou se inspirar nelas.

– Onde ele é usado?

O Linux no mundo de hoje é usado em todo lugar, e você provavelmente já o utiliza, mesmo sem saber. Grande parte das páginas que você acessa na internet são hospedadas em servidores Linux, além de muitos dispositivos que você usa no dia a dia, como celulares Android, câmeras e tablets que também fazem uso do sistema Linux.

– Quais as vantagens do Linux?

Como mencionado anteriormente, o Linux é um sistema open source, o que traz diversas vantagens, como a possibilidade de customizar/modificar o sistema operacional de modo a criar uma versão do sistema que melhor se adeque ao ambiente de sua empresa. Outro fator do sistema open source é a possibilidade de criação de uma grande comunidade de usuários/desenvolvedores ao redor do mundo.

Outra vantagem deste sistema operacional é a segurança. Uma vez que o sistema é construído por uma comunidade, em código aberto, um número incontável de pessoas está constantemente examinando o sistema em busca de problemas de segurança. Como o Linux é muito utilizado em servidores, essa segurança é crucial.

– Por que aprender Linux?

No mundo da Tecnologia da Informação (TI), existem diversas áreas e habilidades nas quais um profissional pode se especializar, como programas, tecnologias e sistemas operacionais. O Linux é uma dessas habilidades populares entre os funcionários de TI, especialmente administradores de sistema, mas o conhecimento em Linux é uma habilidade chave para qualquer profissional da área.

Muitas empresas procuram indivíduos com, no mínimo, conhecimento básico e compreensão do Linux, pois é muito comum que ele desempenhe um papel importante em seus produtos, serviços e/ou infraestrutura.

O sistema Linux é muito utilizado em ambientes de desenvolvimento, desde scripts simples até aplicações completas. O Linux é a plataforma ideal para desenvolvimento de software e é amplamente usado por desenvolvedores de todas as áreas do mercado.

– Por onde começar?

A 4Linux possui formações e cursos que abrangem desde os primeiros fundamentos do sistema até os níveis mais avançados da área que desejar seguir!

Confira nossa nova formação Linux.

Anterior Consultoria Devops: 3 motivos para contratar DevOps na 4linux
Próxima Consultoria e Cursos 4Linux - Inovação para um novo mercado 2022

About author

Você pode gostar também

Destaques

Flutter vs React Native – Qual é o melhor?

Hoje em dia no mundo da tecnologia de desenvolvimento mobile, quando falamos de desenvolvimento de aplicações multiplataformas (IOS e ANDROID) as tecnologias que logo vem a nossa mente são React

Treinamentos

Novas Vagas de emprego, venha para 4linux.

Mercado brasileiro de TI segue aquecido, veja nossas vagas abaixo. Vaga- Analista de DBA- Vila Mariana em São Paulo “Atuar junto ao time de desenvolvimento de softwares apoiando na definição

Negócios

Como estamos agindo para combater a proliferação do COVID-19 e como isso pode afetar nossos serviços.

Cliente 4Linux, Estamos comprometidos em fornecer aos nossos clientes serviços de qualidade. Dada a situação em constante incerteza em torno do COVID-19, queremos informá-los sobre algumas mudanças que irão afetar