Descubra como a cultura DevOps pode impulsionar sua empresa

Descubra como a cultura DevOps pode impulsionar sua empresa

O DevOps é utilizado por grandes empresas globais como a Amazon e pode ser considerado uma cultura disruptiva que quebra padrões e processos tradicionais, gera valor mais rápido aos negócios e impulsiona várias áreas da empresa. E, sabia que não é necessário ter uma grande empresa para implementar ou aproveitar os benefícios da cultura DevOps? Todas as empresas que adotam o DevOps podem observar benefícios como:

  • Melhoria na eficiência de negócio;
  • Aumento da agilidade do negócio;
  • Aumento na conversão e na satisfação de clientes;
  • Aumento do valor para o negócio;
  • Redução de custos de TI;
  • Aumento da produtividade e satisfação de funcionários.

Quer saber mais sobre DevOps? Continue acompanhando o texto, saiba também sobre a consultoria DevOps e veja 3 motivos para contratar DevOps.

O que é DevOps?

Cultura, metodologia ou cargo?

Há quem defenda que DevOps se trata de uma cultura, outros apostam que seja uma metodologia, há quem diga que é um cargo e outros que veem como uma nova forma de pensar. Já os estudiosos consideram o DevOps como um termo em evolução e que não deve ser limitado neste momento.

Desenvolvimento e operações

Como já explicamos aqui em nosso blog, o termo DevOps surge da junção das palavras “desenvolvimento” e “operações”. Ele se dá a partir da união de ferramentas e mudança de mindset visando organizar processos de forma que otimize seus resultados.

DevOps é a combinação de operações e desenvolvimento de software que reduz ou quase elimina a desconexão entre os administradores de sistemas que executam a infraestrutura e os desenvolvedores de software que desenvolvem aplicativos. O DevOps surgiu a partir da necessidade de agilizar as entregas na área de tecnologia da informação, aperfeiçoando a comunicação, colaboração e integrando desenvolvedores e administradores da infraestrutura.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, DevOps não é só automatizar processos, vai muito além disso. Seu principal pilar parte de uma cultura organizacional que permita atingir os objetivos compartilhados por todo o fluxo de valor da TI. Somente com a cooperação entre as áreas, processos flexíveis e feedback constante a cultura DevOps entra em uma empresa para ficar e para contribuir de forma eficaz com o negócio.

Veja também: Qual o nível de maturidade DevOps da sua empresa?

Consultoria Devops 4linux

Antes de conhecer a consultoria conheça a 4linux.

A 4Linux

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e aberto.Quer implementar o DevOps na sua empresa? Você pode contar com a consultoria DevOps da 4linux. Após a prospecção do software, a consultoria DevOps da 4linux é realizada em várias etapas, que são: prova de conceito, homologação, definição de arquitetura e planejamento de capacidade. Depois disso, é realizada a implementação em si e a etapa de mentoring.

Assentment para a jornada DevOps

A empresa oferece consultoria para diversos serviços de DevOps como Infraestrutura Ágil com Ansible e Rundeck, Assentment para a jornada DevOps, Pipeline de Integração e Entrega Continua – CI/CD – com Jenkins, Orquestração de Containers com Kubernetes, Openshift e Rancher, Infraestrutura para microserviços com containers e IaC e Migração de Aplicações para Containers Docker.

Vamos falar sobre o Assentment para a jornada DevOps. A metodologia de Assessment tem o objetivo de medir a maturidade de uma empresa em relação às práticas DevOps, sendo capaz de indicar quais pontos devem ser melhorados e qual caminho seguir para aumentar o nível de maturidade na cultura DevOps.

Como a 4linux pode ajudar a sua empresa na jornada DevOps com o Assentment

  • Assessment para medir o nível de maturidade das equipes em relação às práticas da cultura DevOps, norteando a empresa para uma evolução;
  • Assessment para definição de uma nova arquitetura mais ágil, flexível e automatizada, com base nas práticas DevOps;
  • Assessment para definição de uma estratégia de Deploy mais ágil e automatizada com uma pipeline de Continuous Delivery / Deployment;
  • Assessment para definição de estratégias, ferramentas e implantação de Database Migrations;
  • Assessment para definir estratégias, métricas e ferramentas para implantação de testes automatizados aderente a aplicação do cliente;

Workshop sobre cultura e metodologia ágeis para entregar software com maior qualidade de forma contínua e segura.

Veja também: Quando contratar suporte especializado para sua empresa?

3 motivos para contratar DevOps na 4linux

1 – Cases de sucesso

Um bom motivo para contratar a Consultoria DevOps da 4linux, e o primeiro da nossa lista, é que ela possui diversos cases de sucesso! Veja os cases clicando aqui.

2 – Empresa especialista e experiente

Outra boa razão é que a 4linux é uma empresa especialista em implementar soluções com software open source, que é o caso do DevOps, e já implementou mais de 1000 projetos em mais de 380 diferentes clientes.

3 – Profissionais especialistas e experientes

Por fim vale citar que com a consultoria sua empresa pode contar com a experiência e conhecimento de especialistas em DevOps. Por mais que você tenha profissionais internos dentro de um projeto, ter especialistas no assunto e com experiência é sempre importante para evitar qualquer erro e garantir o sucesso do projeto.

Veja também: Há 10 anos Dev e Ops se tornavam DevOps!

Solicite um orçamento!

Agora que você já conhece 3 motivos para contratar a Consultoria DevOps da 4Linux é só solicitar um orçamento. Para isso basta entrar em contato pelo link acima. Se preferir mande mensagem para: 11 96429-0501, ligue para: 11 2125-4747/11 2125-4748 ou mande um e-mail para: propostas@4linux.com.br. Além dos serviços de consultoria, a 4Linux oferece suporte e desenvolvimento PHP e Python, além de cursos e formações.

Para ver mais artigos, eventos e notícias é só acompanhar o blog da 4Linux!

Consultoria DevOps é na 4Linux!

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Entenda o Snapshot: a ferramenta de backup que não para seu serviço
Próxima Descubra o Linux: Sistema Operacional Gratuito e Seguro

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Cloud

Domine o Ansible: Aprenda a provisionar e configurar sua infraestrutura na nuvem

Introdução O Ansible é uma ferramenta extremamente poderosa, podendo fazer todo a orquestração da sua infraestrutura. Porém, o que mais me chama atenção nele, é que podemos provisionar todo nosso

DevOps

Terraform: Aprenda a gerenciar dependências entre recursos na GCP

Esta é o terceiro capítulo da nossa série de postagens sobre Terraform, neste post iremos falar sobre as dependências entre recursos. Caso tenha perdido o início da nossa série, recomendo

Negócios

Crescimento e Tendências do Mercado de TI no Brasil para 2021

A Tecnologia da Informação é uma área que vem crescendo a cada ano no Brasil e no mundo. O nosso país, por exemplo, é o 9º no ranking mundial de