Reestruturação do curso AWS Certified SysOps Administrator da 4Linux

Reestruturação do curso AWS Certified SysOps Administrator da 4Linux

Olá, entusiastas da nuvem!

É com grande entusiasmo que anunciamos a reestruturação do nosso novo curso, o AWS Certified SysOps Administrator, oferecido pela 4Linux. Se você é um profissional de TI que busca aprimorar suas habilidades na administração de sistemas na nuvem da Amazon Web Services (AWS), este curso é perfeito para você!

Sobre o curso

O AWS Certified SysOps Administrator é uma jornada abrangente, projetada para proporcionar a profissionais de TI uma expertise sólida na administração eficiente de ambientes na AWS. Com foco em operações, automação e otimização de recursos, o curso aborda tanto os aspectos teóricos quanto os práticos, preparando os alunos para obter a cobiçada certificação SysOps Administrator Associate.

Conteúdo Programático

O curso é dividido em 20 aulas, abrangendo desde conceitos essenciais até tópicos avançados. Acompanhe um resumo de algumas das aulas:

AWS Console e IAM: Explore o AWS Console, conheça o IAM e aprenda a gerenciar usuários, funções e políticas.

  • Introdução ao AWS e Certificação, acesso à AWS Console, e overview dos principais serviços. Início prático com instâncias AWS.
  • Compreensão do Identity and Access Management (IAM), incluindo gerenciamento de usuários, funções, políticas e autenticação multifator (MFA).

AWS Network e EC2: Compreenda as redes virtuais (VPC), configure instâncias EC2 e gerencie chaves SSH.

  • Exploração de redes virtuais (VPC), sub-redes, tabelas de rotas, gateways NAT e de Internet, ACLs, grupos de segurança e configuração de IPs públicos.
  • Overview do EC2, gerenciamento de chaves SSH, projeto 4Linux PHP e gerenciamento de instâncias usando UserData.
  • Configuração avançada com VPC Peering, Route 53, DNS, verificações de integridade e políticas de roteamento.

AWS Storage e Databases: Mergulhe em diferentes categorias de armazenamento, como EBS e S3, e explore serviços de banco de dados, como RDS e DynamoDB.

  • Exploração de categorias de armazenamento, Elastic Block Store (EBS), gerenciamento de dispositivos de bloco e montagem de compartilhamento de arquivos.
  • Detalhes sobre o Amazon S3, storage classes, controle de acesso (ACL), e gerenciamento de buckets e acesso público.
  • Configuração de hospedagem estática no S3, CloudFront, Elasticache com instâncias Memcached e integração com aplicativos.
  • Exploração do Amazon RDS, RDS Multi-AZ, criação de instâncias MySQL, réplicas RDS e Aurora, e overview do DynamoDB.

Autoscaling e LoadBalancing: Aprenda a dimensionar automaticamente recursos e implementar balanceamento de carga para garantir alta disponibilidade.

  • Utilização do EC2 Image Builder, gerenciamento de modelos de instâncias, e implementação de estratégias de Autoscaling.
  • Overview de LoadBalancing, tipos, verificações de integridade, criação de LoadBalancing Aplication HTTP/HTTPS e integração com Autoscaling e AWS WAF.

Otimização de Desempenho e Custo: Avalie padrões de uso, monitore métricas e otimize custos usando tags e orçamentos da AWS.

  • Foco em Recovery Time e Point, automatização de snapshots, Amazon Data Lifecycle Manager, backup em RDS, DynamoDB e replicação entre regiões do S3.
  • Utilização do Simple Queue Service, configuração de AWS Lambda, agendamento de tarefas com EventBridge e overview do CloudFormation.

Logs, Monitoramento e Segurança: Configure e monitore logs com CloudWatch, CloudTrail e outros serviços, e aprimore a segurança com IAM e AWS Config.

  • Exploração de CloudWatch Logs, métricas, CloudTrail, visualização de logs e integridade com System Manager, criação de filtros e painéis no CloudWatch.
  • Configuração do Simple Notification Service (SNS), gerenciamento de alarmes CloudWatch e eventos do S3.
  • Ativação e visualização de logs em VPC, S3, ELB, WAF e CloudFront para solucionar problemas complexos.
  • Utilização de AWS Config e Health, revisão do AWS Trusted Advisor e criação de políticas de controle de acesso com IAM.
  • Avaliação de padrões de uso, recomendações de recursos e monitoramento de métricas para otimização de EC2, EBS, S3 e RDS.
  • Entendimento de tags, criação de conta de pagamento, configuração de orçamentos e alarmes de faturamento.

Preparação para o Exame: Receba dicas valiosas para a preparação do exame AWS Certified SysOps Administrator Associate e faça simulados para consolidar seus conhecimentos.

  • Compreensão dos objetivos da certificação, dicas de estudo, e realização de simulados para preparação adequada.

Ao concluir o curso, você estará apto a:

  • Administrar eficientemente instâncias na AWS Console, gerenciando recursos do IAM e implementando práticas de segurança.
  • Configurar e otimizar redes virtuais e serviços de DNS utilizando Amazon Route 53.
  • Desenvolver habilidades avançadas em gerenciamento de bancos de dados, automação de tarefas operacionais e configuração de logs e métricas.
  • Gerenciar alertas, notificações e implementar estratégias seguras de múltiplas contas na AWS.
  • Estar completamente preparado para o exame AWS Certified SysOps Administrator Associate, dominando todos os tópicos relevantes.
  • Inscreva-se agora e leve sua carreira para as alturas da nuvem AWS!

Embarque conosco nesta jornada emocionante para se tornar um SysOps Administrator certificado pela AWS! 🚀 Inscrições abertas – Clique aqui – Aproveite agora mesmo o desconto especial de 35% na primeira turma com a 4Linux! Não perca essa oportunidade de elevar suas habilidades na nuvem da AWS. 💻🔥

Vamos juntos alcançar novos patamares na nuvem!

 

Anterior Atualização do Curso "Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis da 4Linux"!
Próxima Desvendando as Nuvens: Estratégias Essenciais para Monitoramento e Observabilidade em ambientes de Cloud Computing

About author

Você pode gostar também

Banco de Dados

Melhore a performance do seu Elasticsearch com um eficiente Capacity Planning

E aí meus amiguinhos, hoje vamos falar um pouquinho sobre o ElasticSearch, um motor de buscas para indexar dados de maneira fácil.  A ideia aqui é discutir um pouco sobre

Cloud

Gerenciando custos e projetos com Kubernetes, Terraform e AWS

Olá! Às vezes algumas empresas não têm muito conhecimento em Kubernetes e acabam criando um cluster para cada projeto, o que consequentemente aumenta os custos de forma exponencial e dificulta

Cloud

Provisionamento de Data Platform na Azure com Terraform: Um Guia Prático

Um dos exemplos citados no ebook Governance as Code da 4Linux, é uma plataforma de dados na azure. Esse exemplo foi baseado no cenário atual em que eu trabalho, onde