4Linux, Agile e Agile Trends: um pouco de história.

4Linux, Agile e Agile Trends: um pouco de história.

As metodologias ágeis tem conquistado cada vez mais espaço dentro das corporações.

Quem – há 5 anos atrás – diria que os profissionais ou as carreiras “product owner” e “scrum master” estariam entre as TOP 10 mais procuradas nos USA? Mas é isso que os portais especializados em carreiras e profissões estão nos mostrando para 2019.

Regularmente a equipe 4Linux faz análises de carreiras e profissões mais demandadas para descobrir quais delas o mercado de trabalho está precisando, pois a 4Linux sendo uma empresa de capacitação precisamos treinar os profissionais nas tecnologias que irão deixar os currículos dos nossos alunos mais atraentes para o mercado de trabalho. Nestas análises, me deparei com esta informação no blog do LinkedIn e esta outra no portal TechRepublic ( e de várias outras…) e logo lembrei do sucesso do evento Agile Trends 2019 – do meu amigo Dairton Bassi – que tive a oportunidade de estar presente semanas atrás e decidi escrever este artigo falando das metodologias ágeis aqui na 4Linux.

Em meados de 2013 a 4Linux era uma empresa focada em treinamento e implementação de infraestrutura baseadas em software livre. Nossa equipe de desenvolvimento era pequena e restrita a nossa necessidade interna. Então decidimos encorpar esta área, pois estávamos nos posicionando para sermos líderes em práticas DevOps e acreditávamos que para sermos líderes em DevOps não bastava sermos bons em Ops. Teríamos também que sermos muito bons em Dev.

Foi nesta busca pela melhor forma de organizar nossa área de desenvolvimento que embarcamos no mundo “Agile” e este embarque tem dia, hora e “padrinho”: 22/10/2013 quando Dairton Bassi ministrou para todos os técnicos da 4Linux a palestra “Agile para o mundo real: como ser ágil em ambientes corporativos.” Naquela época, Agile, Scrum e Kanban eram coisa de “nerds” e de start-up e nós desejávamos vendê-la aos nosso clientes. Quem diria que as grandes corporações iram incorporar no seu dia a dia o manifesto ágil e que este movimento iria se expandir para outras áreas das empresas ( marketing, RH…) e não ficar restrito a área de desenvolvimento de software.

Nesta mesma época o Agile Trends estava nascendo e me lembro de ter comparecido ao primeiro evento em 2013 que aconteceu no hotel Maksoud Plaza. Por ter ido no evento em 2013 e agora em 2019 posso afirmar que o “Agile” conquistou o seu espaço dentro das grandes corporações que passaram a ver os resultados de se implantar uma cultura agile.

Em 2017 , eu já tinha me tornado um grande fã das metodologias ágeis e a 4Linux já tinha avançado bastante nos assuntos Agile e DevOps. Neste meio tempo, criamos e lançamos a Rankdone e o William Welter – líder técnico da 4Linux – ministrou no Agile Trends 2017 a palestra “Deploys constantes e ambiente estável é possível?” onde mostrou os principais passos e desafios para atingir o Continuous Deploy, utilizando práticas DevOps e metodologias ágeis.

Em 2019, a 4Linux se consolidou no mundo DevOps com mais de 300h de cursos relacionados ao tema e várias implementações de pipelines DevOps em grandes clientes. A Rankdone foi umas das finalistas na 4ª edição do Bradesco InovaBra Startups que foi matéria no Jornal Estadão.

Aqui na 4Linux, palavras como “backlog”, “sprint”, “P.O.”, “Scrum Master”, “Kanban”, entre outras, estão no dia a dia de todos os funcionários – independente da área de atuação – pois utilizamos métodos ágeis em toda a empresa.

 


Na imagem os diretores da 4Linux – Rodolfo Gobbi e Marcelo Marques.

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior 4Linux estará presente no maior evento PostgreSQL do Brasil – PGCONF 2019
Próxima Conceitos básicos sobre Machine Learning

About author

Rodolfo Gobbi
Rodolfo Gobbi 14 posts

Idealizador e Presidente do Rankdone. Apesar de não ter suas origens na área de RH, aplicou - para desenvolver o Rankdone - seus 20 anos de experiência na contratação de profissionais e na montagem e gerência de equipes técnicas.Atua como Sócio-Diretor da empresa 4linux. Foi fundador e presidente do LPI( Linux Professional Institute) Brasil, a maior certificação profissional linux do mundo. Possui experiência em gerência técnica , comercial e financeira. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo com especialização em Computação, fez Extensão em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.Ministrou diversas palestras em eventos de informática.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Curso de Puppet, Ansible e Chef com novos conteúdos.

A 4linux busca sempre melhorias e atualizações para que nossos alunos estejam sempre um passo à frente no mercado de trabalho. Desta vez a novidade é que fizemos atualização no

Notícias

4Linux lança curso gratuito para quem quer entrar no mundo DevOps.

Iniciativa visa facilitar a entrada dos novos profissionais neste mercado que está bastante aquecido A 4Linux anunciou nesta data o lançamento do curso DevOps Essencials (cod4523 ) que será oferecido

DevOps

Caça talentos Devops na 4linux.

A 4Linux escolherá 20 pessoas para realizarem gratuitamente seus cursos Devops e garante contratar o melhor aluno, venha para o caça talentos Devops. Quem pode participar? Poderá participar todas as