Como usar Linux no Windows sem Dual Boot: Guia Prático do WSL

Como usar Linux no Windows sem Dual Boot: Guia Prático do WSL

Se você está começando seus estudos no linux e tem receio de realizar um dual boot em seu computador e correr o risco de perder todos seus arquivos e ou não é familiarizado com esse procedimento, seus problemas acabaram.

Existe um recurso no Windows chamado WSL Windows Subsystem for Linux onde que permite a você utilizar ferramentas Linux completamente integrado com ferramentas do Windows, sem necessidade de inicialização dupla (Dual Boot).

O Windows Subsystem for Linux é uma camada de compatibilidade para executar executáveis binários do Linux nativamente no Windows 10, Windows 11 e Windows Server 2019.

Sua instalação é muito simples bora vê?

Primeiro passo é ir em Painel de controle > Programas > Ativar desativar recursos windows e ative a check box “Subsistema do Windows para linux” conforme imagem abaixo assim que selecionar a opção do WSL o windows instalará o mesmo e será necessário realizar a reinicialização do sistema. Feito isso o WSL estará instalado em seu sistema.

Com o passo anterior concluído vamos a instalação da nossa distribuição linux o WSL é compatível com diversas distribuições linux como Debian, Kali, Ubuntu dentre outras. Nesse post iremos utilizar o ubuntu.

Vá na loja de aplicativos do windows a microsoft store e na barra de pesquisa digite linux como mencionando a cima você verá diversas distribuições compatíveis

Vamos selecionar o Ubuntu 20.04.4 LTS clique em adquirir aguarde do download ser concluído.

Com o download concluído podemos ir no menu iniciar ou barra de pesquisa digitar ubuntu e abrir o aplicativo. irá aparecer a seguinte tela.

Aguarde a instalação da sua distribuição. Assim que ela for concluída o sistema irá pedir para criar um usuário para seu ubuntu basta digitar o nome de sua preferencia nesse caso “rocha” será o meu usuário em seguida irá pedir para escolher uma senha para seu usuário, basta digitar a senha e repeti-la no Campo retype new password com isso seu usuário já estará criado. E seu linux pronto para uso

 

Por fim mas não menos importante vamos atualizar a versão do nosso wsl para o wsl2 e definir para ela ser a padrão em nossas distribuições. Primeiro abra o power Shell como administrador depois digite o comando wsl –set-version <nome da distriuição> e 2 para a versão do wsl, no nosso caso fica assim

 wsl --set-version Ubuntu-20.04 2 

E com o comando abaixo definimos como padrão o wsl2.
 wsl --set-default-version 2 

 

E para confirmamos se nossa distribuição já esta rodando o wsl 2  basta digitar o seguinte comando

 wsl -l -v 

Poxa legal agora eu já posso usar meu “linux dentro do windows” sem a necessidade de ter um dual boot, ter minha distribuição pronta para uso apenas clicando no icon da mesma.

Caso queira remover alguma distribuição que instalou, esse é o comando wsl –ungerister <nome da distribuição>  no meu caso ficou assim

 wsl --unregister Ubuntu-22.04 

É isso ai espero que tenham gostado dessa dica para utilizar linux dentro do windows.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior AIA Responde: A nova ferramenta de aprendizagem da 4Linux com Inteligência Artificial
Próxima Curso de Rancher da 4Linux: Atualizado e Ampliado para 40 horas de aula

About author

Henrique Rocha
Henrique Rocha 3 posts

Formando em Análise e desenvolvimento de sistemas, analista de infraestrutura linux Jr em 4linux e mágico nás horas vagas.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Recuperação de Dados em Tempo Real com PITR e BARMAN no Postgres

O backup PITR(Point-In-Time-Recovery) que é uma ferramenta que permite um arquivamento contínuo das transações ocorridas no banco, para que seja possível a recuperação de qualquer posição dos dados desde o

DevOps

Da Infraestrutura Microsoft ao Mundo Open Source: A Jornada DevOps

Um marco importante na vida de um profissional de infraestrutura de TI é quando ele reconhece que as áreas de desenvolvimento e infraestrutura devem andar em conjunto como um só.

Infraestrutura TI

Gerenciamento eficiente de clusters Kubernetes com a ferramenta K9S

Hoje em dia temos diversos ambientes de produção, e nestes ambientes o orquestrador mais utilizado é o Kubernetes. Com a evolução da infraestrutura de serviço esse trabalho de gerenciamento tornou-se