AIA Responde: A nova ferramenta de aprendizagem da 4Linux com Inteligência Artificial

AIA Responde: A nova ferramenta de aprendizagem da 4Linux com Inteligência Artificial

Agora todos os cursos contam com o AIA Responde, EXCLUSIVIDADE da 4Linux.

Desde o último dia 13/6/2022, todos os cursos da 4Linux contam com um novo recurso de aprendizagem importantíssimo. O AIA Responde é uma inteligência artificial capaz de responder dúvidas sobre tecnologia. Qualquer tipo de dúvida. É um assistente virtual – 24×7 –  para apoiar o seu aprendizado.

A 4Linux estudou e testou nos últimos 3 anos como usar da melhor maneira possível  Inteligências Artificiais para exponencializar o aprendizado dos alunos de uma forma que ele não ficasse amarrado, refém ou limitado por uma tecnologia A ou B de um único fornecedor. Queríamos também evitar um ChatBot inteligente que não tivesse verdadeiramente Inteligência Artificial. “ explica Marcelo Marques, Sócio-Diretor da 4Linux.

O AIA Responde é uma das ferramentas de aprendizagem do AIA, o novo ambiente de ensino inovador da 4Linux, especialmente desenvolvido para aprendizagem de TI que conta também com o LabCode e o LabCloud, entre outras novidades.

O trabalho com Inteligência Artificial na 4Linux começou em 2018 com o lançamento da correção de Redação por Inteligência Artificial na Rankdone, na qual a 4Linux é sócia. De lá para cá, sobre os experimentos que fizemos para levar I.A. para os alunos da 4Linux e, sem vender sonhos, nós podemos afirmar hoje que, com o que estamos liberando para nossos alunos, não existe absolutamente nada melhor para você exponencializar seus aprendizados, conhecimentos e carreira.” continua explicando Marcelo Marques.

Com a IA podemos exponencializar a carreira dos nossos alunos: quem está apenas começando, poderá se tornar Junior muito mais rápido. Quem é Pleno poderá se tornar Sênior ainda mais rápido com as possibilidades de solução de dúvidas avançadas do AIA Responde. Quem for Senior poderá ir muito além do que nossa imaginação consegue antecipar. 

Nunca conversou ou aprendeu com uma IA?? Se você quiser experimentar a inteligência artificial do AIA Responde, a 4Linux liberou temporariamente essa ferramenta nos cursos gratuítos. Inscreva-se em um curso gratuito e use o “AIA Responde”.   Faça o teste, “brinque” e analise o quanto ela pode exponencializar o seu aprendizado. 

O AIA Responde está na sua versão alfa mas  já temos muitas novidades vindo em breve.

Leia abaixo alguns exemplos de interação com o  AIA Responde e analise e conclua o poder que a inteligência artificial poderá ter em seu aprendizado. 

1 – AIA escreva um comando que liste os arquivos escondidos que comecem com a letra “a” no Linux.

ls -a | grep "^a"

2 – AIA quais comandos em Linux devo utilizar e em quais sequências para detectar se meu HD está com problemas?

Uma forma de detectar problemas em um HD é executar o comando “hdparm -I /dev/sda”. Se o retorno do comando indicar que o drive está em modo Legacy, significa que o drive pode estar com problemas. Outro comando que pode ser usado para detectar problemas em um HD é o “smartctl -a /dev/sda”. Este comando mostrará informações detalhadas sobre o estado do drive, incluindo o estado do sistema de auto-monitoramento, diagnóstico e reporting (SMART).

3 – AIA explique o que é o /dev/sda de forma didática para quem não conhece Linux.

/dev/sda é o caminho para o dispositivo de bloco do primeiro disco rígido no sistema. Cada disco rígido tem um dispositivo de bloco associado a ele, que é usado para acessar o disco. Os dispositivos de bloco são normalmente nomeados /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc, etc.

4 – AIA, do código PHP abaixo, escreva uma explicação do que faz a linha “for($i=1;$i<=$metInf;$i++)” de maneira didática para quem não conhece PHP.

A linha “for($i=1;$i<=$metInf;$i++)” cria um loop que vai repetir o bloco de código dentro do for até que a condição $i<=$metInf deixe de ser verdadeira. Essa linha, portanto, vai repetir o bloco de código dentro do for enquanto $i for menor ou igual a $metInf. O I++ significa que toda vez que o bloco de código for executado, o valor de i será incrementado em 1.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Participe da Campus Party Goiás 2022 e concorra a cursos da 4Linux
Próxima Como usar Linux no Windows sem Dual Boot: Guia Prático do WSL

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Destaques

Descubra as melhores soluções de dashboards para Kubernetes

Dashboards para Kubernetes Como o aumento do uso do Kubernetes pelas empresas, diversos dashboards ou soluções que utilizam painéis começaram a surgir no mercado, e entre os mais utilizados podemos

Treinamentos

4Linux lança novo curso de Gerenciamento de Cluster Kubernetes com Rancher

Novo curso se junta à Docker, Kubernetes e OpenShift na trilha “containers”. A 4Linux lançou nesta semana um novo curso para enriquecer ainda mais a sua oferta de cursos relacionados ao tema

Treinamentos

Curso Gratuito de Containers: Aprenda sem precisar de conta na nuvem

É isso mesmo, acabamos de criar um novo curso de containers gratuito! E sabe o que é mais legal? Você não precisa de uma conta na nuvem e muito menos