Transforme seu negócio com Consultoria e Suporte em TI da 4Linux
O mercado de trabalho sofre cada vez mais transformações. Se é quase impossível imaginarmos empresas tomando as mesmas atitudes de 10 anos atrás, falar sobre atitudes ainda mais antigas já está fora de questão. Isso se dá principalmente por conta do avanço das tecnologias, da comunicação e nas relações de trabalho e todos nós precisamos nos adaptar a isso.
Você conhece alguma empresa que não possui um website hoje em dia? E uma empresa que não usa a internet a seu favor? Pois é, pensar em algo assim é realmente muito difícil e exatamente por conta disso o assunto do texto de hoje é consultoria e suporte em TI.
Quer saber por que esses dois tipos de serviço se tornaram tão importantes nos últimos anos? Confira no texto de hoje e descubra também porque contratar a 4Linux é a melhor opção!
O que é Consultoria em TI?
Antes de mais nada, é importante esclarecermos o que é exatamente uma consultoria em TI. Dessa forma, fica muito mais fácil para que você entenda como isso pode ajudar o seu negócio.
Resumidamente, uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes à uma determinada tecnologia. Como esse é um termo bastante amplo, uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente afim de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.
Quando falamos na consultoria em TI da 4Linux, nos referimos aos serviços especializados de uma das maiores empresas do Brasil quando o assunto é open source. Isso significa que nós podemos te ajudar na definição de arquitetura de um novo projeto, no provisionamento de uma infraestrutura para microsserviços, planejamento de capacidade, entre diversas outras coisas.
O que é Suporte em TI?
É muito importante que você também conheça um pouco melhor este assunto antes de contratar um serviço desse tipo. Afinal, quando você sabe como funciona esse tipo de serviço, fica muito mais fácil entender quais são suas necessidades mais específicas e como sua empresa pode ter vantagens nisso.
Muitas pessoas podem confundir consultoria com suporte em TI, mas os dois termos possuem algumas diferenças, de forma breve podemos descrever a consultoria como um serviço pontual ou um projeto que tem começo, meio e fim, já o suporte é um serviço de médio/longo prazo (dependendo do contrato e de suas renovações) que visam dar uma assistência diária e mais próxima ao cliente. Isso porque quando falamos em suporte, estamos falando mais especificamente em manter o bom funcionamento de um serviço, buscando realmente dar um respaldo para a equipe de TI local para alguma tecnologia, normalmente quando este time não possui um especialista no assunto. Assim, caso aconteça um incidente no ambiente suportado, a equipe interna abre um chamado para seu time de suporte/sustentação investigar o problema e remediar a situação, com a intenção de manter o ambiente sempre disponível e com baixo impacto aos negócios.
Neste tipo de serviço o prestador sempre firma um SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço), onde são estabelecidos prazos para os atendimentos iniciarem de acordo com sua criticidade, dando maior segurança e garantia para o cliente que recebe o serviços prestado, um exemplo bem simples é o prazo que as operadoras de telecom nos passam para restabelecer o sinal após uma queda, estes prazos costumam ser definidas pelas operadoras em seus contratos, mas devem seguir padrões estabelecidos pela Anatel. O SLA visa garantir que os serviços prestados estejam em comum acordo com as partes envolvidas e leve a máxima eficiência para as empresas e seus serviços de TI.
E para que isso seja garantido, a empresa prestadora de serviços de suporte de TI deve dispor de um time técnico altamente capacitado e experiente para oferecer toda assistência necessária ao cliente quando for demandado, nas mais diversas ocasiões, seja uma simples dúvida ou um desastre no ambiente. Através desse serviço também é possível ser preditivo aos incidentes, onde periodicamente o ambiente passa por uma análise para aferir se o desempenho esperado ainda é o mesmo que esta sendo entregue, pois com o tempo o ambiente evolui e pode começar a aparecer gargalos que só serão percebidos quando o incidente já tiver ocorrido, assim são apontados possíveis fragilidades na infraestrutura e correções são aplicadas antes mesmo dos problemas ocorrerem, podendo ser proposto também novas possibilidades para o cenário suporta que possam ser ainda mais efetivos para a instituição.
Por que o Suporte e a Consultoria de TI é importante para a sua empresa?
Agora que você já conheceu melhor cada um desses termos, já deve ter percebido que eles possuem muitos benefícios. Mas será que eles são realmente importantes para uma empresa que busca melhorias em tecnologia?
Vamos apontar aqui algumas das razões que fazem com que a contratação de serviços de suporte e consultoria de TI sejam tão importantes para sua empresa. Elas são:
• Você trabalha com especialistas: Por mais que você tenha profissionais internos dentro de um projeto, ter especialistas no assunto e com experiência em softwares open source é sempre importante para evitar qualquer erro e garantir o sucesso do projeto.
• Você economiza: Ao investir em uma equipe especializada, você economiza tempo e maximiza os efeitos do serviço. O resultado é uma maior eficiência do seu projeto em menos tempo, o que faz com que você possa gerar retorno financeiro de maneira mais rápida também.
• Mais conhecimento: Através de empresas como a 4Linux, você não precisa dedicar tanto tempo para capacitar seu time sobre determinada tecnologia para iniciar o projeto, ao contratar um serviço de consultoria ou suporte você incorpora em seu projeto todo o expertise que a empresa de consultoria pode oferecer, podendo dar direcionamentos mais assertivos ao caso de uso da instituição e ainda extrair um pouco mais sobre o mundo do software livre, sua importância no mercado e o valor que esse tipo de trabalho gera.
Por que contratar os serviços da 4Linux?
Para que você entenda por que a 4Linux é a melhor opção quando falamos de serviços como consultoria e suporte em TI, precisamos primeiro contar um pouco mais sobre nós.
A 4Linux nasceu da vontade de trazer serviços que facilitassem a vida de empresas e de pessoas no que diz respeito à tecnologia, sempre com foco no Linux, é claro. Nossa missão ficou muito clara ainda nos primeiros anos e, aos poucos, os cursos que promovíamos foram crescendo, assim como o nosso número de estudantes. Hoje em dia já são mais de 60 mil alunos formados pela 4Linux, com cursos de extrema qualidade e continuando com a missão de facilitar a vida de empresas e pessoas físicas no que diz respeito a tecnologias.
Quando o assunto são clientes e serviços prestados, a 4Linux é definitivamente uma grande referência nacional. Alguns dos clientes que já atendemos são a Caixa Econômica Federal, a Força Aérea Brasileira, Locaweb, USP, entre outros.
Nós construímos uma história sólida através de clientes satisfeitos com o nosso trabalho e felizes com os resultados que ele proporcionou. É por isso que, quando você pensar em contratar uma empresa para serviços de consultoria ou suporte de TI, a 4Linux é a melhor opção para você!
Como você pôde perceber, para que uma empresa possa sobreviver no mercado de hoje em dia, estar em sintonia com todas as formas de tecnologia é imprescindível. E contratar serviços como os de suporte de TI e de consultoria de TI é extremamente importante nesse sentido. Não importa quais sejam as suas dúvidas, dificuldades ou necessidades, conte sempre com a experiência de quem sabe o que está fazendo e que visa o melhor para o seu negócio. Nesse sentido, a 4Linux é, sem dúvidas, uma das melhores opções do mercado.
Quer saber mais ? Entre em contato conosco, estaremos prontos para te ajudar !
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