Transforme a crise em oportunidade: capacite-se em Linux e conquiste um novo emprego

Está desempregado? Seja ousado

Digite as palavras crise e oportunidade no Google e você encontrará dezenas de artigos mostrando a relação entre estas duas palavras. É fácil dizer que crise é um momento de oportunidade. Difícil é ter a coragem de agir e investir para fazer a oportunidade acontecer.

Veja meu exemplo pessoal

A 4Linux está desenvolvendo um SaaS ( Software as a Service ) chamado Rankdone, que eu acredito que irá revolucionar como as empresas fazem a seleção de novos funcionários e eu tenho ouvido de várias pessoas: “Você está criando um produto para ser usado em processos de contratação quando milhares de trabalhadores perdem o emprego diariamente? Você está louco?”

Crise é oportunidade! A economia reaquecerá em breve milhares de pessoas precisarão ser contratadas. Quando isso acontecer o Rankdone estará pronto e permitirá às empresas selecionarem os candidatos em um tempo menor e com maior assertividade.

Não posso negar que sinto um friozinho na barriga e as vezes me pergunto se não seria melhor poupar este dinheiro e guardá-lo para emergências ou para investir em um momento economicamente melhor. Sinto que estou sendo ousado.

Mas por que estou contando esta história?

Para dizer que se você estiver desempregado, a 4Linux vai dar um empurrãozinho na sua ousadia e ‘‘bancar’’ a metade dos gastos que você teria para se capacitar em Linux e te ajudar a transformar esta crise em oportunidade.

Nós da 4Linux sabemos da dificuldade de ficar sem emprego e adoraríamos poder bancar os 100% do valor do curso, mas infelizmente não temos condições para isso mas acreditamos que estamos dando uma boa ajuda para você conseguir um novo emprego e passar por este momento difícil.

Veja aqui as regras para você obter este benefício.

Rodolfo Gobbi – Diretor Geral da 4Linux.

Reflexão

A perda do emprego é um motivo de tristeza e muito estresse. Ser excluído de um grupo gera um sentimento de rejeição.

Procure refletir e identificar ações que o auxiliem a sair dessa situação de maneira ousada. Seja honesto ao analisar sua situação. Essa crise, de fato, é passageira para seu mercado, empresa ou carreira? Ou é um fim definitivo e você precisará tomar medidas para mudar de rumo?

Você deve saber qual é a sua responsabilidade na situação e mudar. Talvez você tenha demorado a tomar uma decisão importante mesmo ao ver sinais de que sua empresa, mercado ou carreira não tinham futuro e acreditar que o mundo nunca iria mudar. E ele mudou.

Independente do que te colocou nesta situação você deve focar o futuro. Você precisa acreditar que vai sair dessa. Não pense somente no curto prazo, pense em dois, cinco ou dez anos. Assim como no futebol, não existe chute que vale dois gols, você tem de reverter a situação de maneira consistente e paciente. Pode ser que tenha de mudar de área, reorganizar totalmente sua vida antes de voltar a crescer.

Essa experiência poderá ser muito dura, mas não a perca se lamentando. Ela pode servir para aprimorá-lo, ser uma oportunidade de reconstrução mais sólida para enfrentar o futuro. Não a desperdice culpando o mundo. Pense diferente, abra-se para novas possibilidades e persevere.  O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário.

O que fazer com meu dinheiro em momentos de crise?

Com todas as incertezas da atual economia, fica difícil saber, com toda a certeza, como utilizar bem seu dinheiro, sem ficar no vermelho e ainda sobrando alguma quantia, que pode ser investida ou ser poupada para o futuro.

Em momento de crise, pessoas e empresas vendem produtos e serviços por preços abaixo do mercado, pois precisam se capitalizar. Em momentos de crise, boas compras aparecem. Abra os olhos e fique atento (a).

O medo imobiliza a decisão em enfrentar a crise. Não cabe ao governo ou ao seu amigo tomar uma decisão por você. Uma das coisas que ajuda a minimizar o medo é a busca pela informação, pois ela auxilia no processo de tomada de decisão. Use a crise como válvula propulsora na busca de informação e, consecutivamente, oportunidade.

 “Cuidado com o que deseja, você pode acabar por conseguir”. Se espera crise, é crise que virá, já quem espera oportunidade, a encontra.

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Por que aprender Python pode impulsionar sua carreira em programação
Próxima Seja um DBA Completo: Novo Curso de Administração MySQL com Alta Performance

About author

Você pode gostar também

Notícias

Microsoft lança sua própria versão do Linux para soluções de IoT

Em um pequeno evento em São Francisco a Microsoft anunciou dia 16/04/2018 que irá lançar sua própria versão do Linux o que causou grande movimentação na comunidade e discussões em

Notícias

Oportunidade única: 4Linux oferece cursos gratuitos de Python e possibilidade de contratação

Os melhores alunos poderão ser contratados pela 4Linux. Frequentemente a 4Linux organiza caça talentos com o objetivo de selecionar e capacitar jovens talentos para trabalharem em sua área de treinamentos

Notícias

Entrevista com Júlio Neves: Treinamento de Shell Script e Dicas para TI

A 4linux e o Júlio Neves são parceiros de longa data, ele ministra os treinamentos de Shell Script da 4linux. Como todos sabem, o Julio é uma referência neste assunto.