Transformação Digital em Cooperativa de Crédito com Plataforma de Ensino a Distância

Transformação Digital em Cooperativa de Crédito com Plataforma de Ensino a Distância

Case – Com mais de 600 cursos na plataforma e mais de 4 mil alunos eles viram a necessidade de ir para um ambiente com maior escalabilidade, desempenho e suporte de especialistas na plataforma.

O cliente:

Considerado o maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil. O Sistema Cooperativo se desafiou a ser e fazer a diferença, e hoje é referência Nacional e Internacional em Crédito Solidário, sendo a maior cooperativa do Brasil, contando com mais de 200 mil famílias cooperadas em nove estados brasileiros.
Tendo iniciado no sudoeste do Paraná, onde também está instalada a sede da Central, atualmente o Sistema tem uma área de abrangência com postos de atendimento em Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com expansão contínuas.

O objetivo principal do cliente é promover cada vez mais a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região em que está inserida, aproximando dos cooperados os produtos e serviços financeiros.

Qual era o problema ou a necessidade do cliente?

Os cooperados precisam estar constantemente atualizados. Os treinamentos, não eram mais simples treinamentos, o cliente começou a ministrar cursos de especialização e MBA na área de Cooperativismo, a plataforma de ensino a distância precisava ter melhor desempenho e uma estrutura com suporte a falhas. Outra necessidade conhecida era a falta de atualizações do Moodle, pois a versão que estava sendo utilizada já não é mais suportada pelos mantenedores da ferramenta, a falta de atualizações pode gerar problemas por não suportar novos plugins, falta de correção de bugs e o não acesso aos novos recursos disponíveis à plataforma que são liberados em suas releases, tanto majoritárias quanto minoritárias. O cliente não tinha ambiente de testes e homologação e havia indisponibilidades no ambiente de produção quando algum teste se fazia necessário.

Por que a opção por manter o Moodle:

O cliente analisou outras opções de LMS mas optou por manter o Moodle. O Moodle é um LMS OpenSource que já era utilizado pelo sistema de cooperativas e atendia muito bem todas as necessidades O investimento que seria feito para utilização de uma nova plataforma que não fosse o Moodle seria muito maior. Além do custo com licenças, haveria o custo com a capacitação da equipe e dos 4000 alunos que já estavam habituados no uso da plataforma. Outro ponto que foi considerado fortemente diz respeito a migração dos 600 cursos já existentes na plataforma e a necessidade de adaptação dos mesmos caso fosse para um novo LMS.

Por que a 4Linux foi escolhida?

Uma das premissas do projeto era a necessidade de migrar para um ambiente SaaS, com controle de versão e a possibilidade de atualizações mais constante da plataforma e que isso fosse suportado pela empresa contratada por especialistas tanto em Infraestrutura como no Moodle.
A 4Linux oferta serviços Moodle na modalidade SaaS integrado com pipelines DevOps na qual é possível gerenciar versões, além de possuir especialistas em Infraestrutura SaaS , DevOps e Moodle para fazer a migração e todas as atualizações necessárias.

Quais os desafios foram vencidos durante a implantação:

O principal desafio do projeto foi a atualização da plataforma Moodle sem perdas de conteúdo e em tempo curto. A plataforma antiga estava 9 versões majoritárias defasadas (mais de 100 versões minoritárias) o que representa mais de 4 anos de atualizações pendentes.
Outro pré-requisito do projeto era o melhor desempenho da plataforma, para uma melhor experiência dos alunos, e para isso foi implementado tunning em todos os servidores envolvidos no projeto: Banco de Dados, Servidor Web, Clusterização dos dados e Servidor de Cache da Aplicação.

Resultados obtidos pós implantação.

O ambiente foi migrado para uma estrutura em Cloud com servidores em Cluster(o cliente optou pela AWS mas a 4Linux poderia fazer esta implementação também na Azure ou GoogleCloud ). Os servidores foram configurados para ter alta performance trazendo uma melhor experiência do usuário. O resultado da migração apresentou uma performance do ambiente melhor do que o esperado, pois além do tunning feito foi utilizado um novo tema na plataforma ( customizado pela 4Linux) que tornou a navegação ainda mais rápida. Além da implantação do ambiente de produção foi concebido para o cliente um ambiente de teste e de homologação apartado dos servidores de produção, para que não haja tempo de indisponibilidade em produção caso queiram testar um novo recurso ou plugin do Moodle.

Anterior DevOpsDays Maringá: Evento internacional de tecnologia chega ao Paraná
Próxima Aprenda a usar a base de dados Pagila para testes no PostgreSQL

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Certificação em TI: seu trampolim para o mercado de trabalho

Reflita sobre como a certificação profissional pode te colocar mais rapidamente no mercado de trabalho. Este artigo abaixo foi escrito em 2007 mas nesta semana dois acontecimento me fizeram retomá-lo

DevOps

Descubra as Oportunidades no Mercado DevOps em Ascensão

Oportunidades no Mercado DevOps O mercado de trabalho para quem conhece DevOps está em acensão, e atualmente é uma das áreas que mais contrata funcionários tanto no Brasil quanto no

Treinamentos

Novos Cursos Offline da 4Linux: Flexibilidade e Aprendizado no seu Ritmo

A 4linux, sempre pensando em trazer novas experiências para seus alunos e atendendo aos inúmeros pedidos, está lançando seus cursos offline. HA – Cluster de Alta Disponibilidade em Servidores Linux