Por que aprender python?

Você que já automatiza suas rotinas com shell script precisa aprender Python.

Dizem que se você quer trabalhar no Google o caminho mais fácil é aprender Python. Será que este é o único motivo?

De fato, a linguagem Python é usada intensivamente pelo Google – apesar de não ser a única – e é também usada por outras grandes empresas de internet como por exemplo o DropBox e Disqus. Mas ao mesmo tempo que é usado em ambientes de missão crítica que suporta milhões de usuários diariamente , ela também é indicada como a linguagem mais apropriada e fácil para quem vai aprender programação.

São por estes 2 motivos – aparentemente tão antagônicos – é que torna o Python é uma linguagem tão poderosa.

Veja abaixo alguns motivos para você aprender Python.

  • Fácil de Aprender

Mas não se iluda, pois esta simplicidade não significa ser inferior as demais linguagens. Aprender a programar em Python é algo mais simples principalmente quando se quer iniciar na programação orientada a objeto. Python também requer menos código para concluir tarefas básicas, tornando-se uma linguagem econômica para aprender. Código Python é muitas vezes de 3 a 5 vezes mais curto do que Java, e de 5 a 10 vezes menor do que C ++. Quanto menos código se escreve menor a probabilidade de erros para quem está iniciando.

Por este motivo, Python pode ser seu trampolim para o universo de programação. As empresas estão procurando programadores flexíveis e Python vai ajudá-lo a chegar lá. Python é uma linguagem orientada a objetos, como Javascript, C ++, C #, Perl, PHP, Ruby e outras linguagens de programação chave. Para as pessoas que pretendem se tornar desenvolvedores de software, aprendendo os conceitos de programação que existem na linguagem Python elas poderão facilmente adaptar-se em outros ambientes.

  • Python é DEVOPS

Se você é um profissional de infraestrutura de T.I. e quer se aventurar na área de programação; Python é a linguagem mais natural pois ela é a que mais se aproxima do mundo DevOps (Desenvolvimento e Infraestrutura). Aprender um linguagem para resolver problemas de infraestrutura e começar a enxergar a sua infraestrutura como código pode ser o caminho mais fácil para um SysAdmin se tornar um programador. Enquanto para o Mundo de Infraestrutura, é possível fazer scripts que ajudam qualquer SysAdmin você pode posteriormente ir para o mundo DEV e construir aplicações Web ou corporativas com Python. Resumindo: Python é uma linguagem que navega muito bem no DevOps.

  • Menor distância para o emprego de desenvolvedor.

Por mais que muitos programadores sintam um prazer enorme – como se estivessem criando uma obra de arte enquanto codificam – não podemos descartar o aspecto financeiro da escolha de uma linguagem de programação. Não possuímos números do Brasil sobre popularidade de linguagens ou oportunidades de empregos mas o mercado americano e mundial podem nos dar uma boa ideia sobre quais as linguagens que devem gerar mais oportunidade de empregos. O Python está entre elas.

O IEEE é a maior associação mundial de profissionais dedicados à engenharia, as ciências aplicadas e ao avanço tecnológicos e por isso é muito preocupado em medir tendências tecnológicas. O IEEE Spectrum ( http://spectrum.ieee.org/ ) é responsável pela revista e o website do IEEE e anualmente publica o ranking que classifica a popularidade de dezenas de linguagens de programação. O rankings são criados através da ponderação e combinando 12 métricas de 10 fontes diferentes e esta abrangência dá credibilidade ao ranking. Veja a popularidade das linguagens em 2014.

O RedMonk ( www.redmonk.com) é uma empresa de análise de mercado focada em desenvolvimento de software e em seu ranking de Janeiro de 2015 sobre a popularidade das linguagens de programação nos fornece um ranking muito similar ao ranking do IEEE e coloca o Python entre as mais populares no GITHUB e no Stack OverFlow.

:

Reflita sobre estes 3 fatores acima quando for escolher qual linguagem de programação aprender.

Conheça os cursos que a 4Linux oferece de Python.

Curso Python Fundamentals      Python Programming for SysAdmins       Palestra Python Brasil

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Profissional de ti certificação ou faculdade?
Próxima 4linux paga 50% do valor do curso para você começar uma nova carreira.

About author

Você pode gostar também

Desenvolvimento

Bootstrap: torne seus sites responsivos

O Bootstrap é um framework front-end utilizado para criar sites responsivos. Neste pequeno artigo ofereço um guia fundamental sobre este recurso para ajudá-lo deixar seus sites compatíveis com qualquer dimensão

Desenvolvimento

Semântica em HTML5: mais acessibilidade e SEO em seus projetos

Antes de tudo você sabe o que significa a palavra semântica? se·mân·ti·co 1. Relativo à semântica 2. Relativo a significação, ao significado. = SIGNIFICATIVO. https://www.priberam.pt/dlpo/sem%C3%A2ntica [consultado em 29-11-2017]. Podemos então entender

Desenvolvimento

API RESTful com Laravel

Nessa série de artigos veja como construir uma API RESTful para consulta de usuários em uma base de dados com ajuda do frawework Laravel. Mostrei como montar toda estrutura necessária,