Moodle e DevOps: Como criar ambientes estáveis e escaláveis

Moodle e DevOps: Como criar ambientes estáveis e escaláveis

A palestra mostrará como as práticas DevOps podem criar ambientes mais estáveis e escaláveis para o Moodle.

Nos dias 25 e 26 de abril de 2019 acontecerá na cidade de São Paulo a 19ª edição do MoodleMoot Brasil e a 4Linux marcará presença em mais um grande evento de 2019 com a palestra “ Moodle no Mundo DevOps “ que será ministrada pelo Gerente de Treinamentos Leonardo Mendes.

O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. O evento é organizado pela comunidade Moodle Brasil.

A 4Linux é especialista em práticas DevOps ( development and operations) e usa isso em seus projetos de Moodle para garantir a entrega de uma infraestrutura robusta, disponível, segura e de fácil gestão e permite com isso que o ambiente trabalhe com “continuous deployment“. Nesta palestra iremos mostrar como fazemos isso.

“As práticas DevOps tornam os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção mais integrados, de tal forma que o Puppet automatiza o fluxo de atualização de plugins, de versões de Moodle ou até mesmo a aplicação de customizações de templates ou módulos do Moodle usando ferramentas de Controle de Versão(GitHub, GitLab) , Integração Contínua (Jenkins) e Monitoramento (Zabbix)”, explica o palestrante Leonardo Mendes.

Além de usar práticas DevOps com o Moodle a 4Linux também implementa o Moodle em nuvem (AWS, GCP ou Azure) que proporciona uma infraestrutura confiável. Em uma solução de e-learning os usuários esperam disponibilidade 24×7 e os serviços disponíveis na Cloud oferecem a infraestrutura ideal para quem precisa de escalabilidade, confiabilidade e ótimos preços.

“A 4Linux ministra seus cursos online desde 2002, quando ainda utilizava o software TelEduc. Fomos a primeira empresa do mundo a ensinar Linux na modalidade EAD. Em 2005 passamos a usar o Moodle como nosso LMS e nestes anos adquirimos um grande know-how na montagem da infraestrutura com práticas DevOps, integração com outros sistemas e também em metodologia de ensino online com a criação da IT Experience.” comemora Rodolfo Gobbi – Diretor Geral da 4Linux.

 

Agenda:

MoodleMoot Brasil 2019 – São Paulo – 25 e 26 de abril de 2019
Programação: http://bit.ly/moodlemoot2019
Horário: das 8h00 às 17h00
Local: Universidade Mackenzie – São Paulo
Endereço: Rua da Consolação, 930 – Próximo a estação Higienópolis-Mackenzie do Metrô

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

Anterior 4Linux patrocina DevOpsDays São Paulo 2019 com foco em Containers
Próxima Conheça o TDC - Maior evento de desenvolvimento de software do Brasil

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

Promovendo a inclusão feminina na programação PHP em São Paulo

O PHP womem é um dos principais canais para promover encontros entre programadoras PHP do estado de São Paulo. A ideia é reforçar a importância da integração entre todos os

Eventos

Workshop 4Linux: Transformação Digital e Práticas DevOps em Foco

Em setembro, a 4Linux realizou um workshop no espaço InovaBra Habitat – espaço de coinovação do Bradesco – dedicado à geração de negócios de alto impacto baseado em tecnologias digitais

Eventos

Congresso SAE BRASIL: 4Linux e a transição para a mobilidade inteligente

O Congresso SAE BRASIL o maior e mais completo evento de Engenharia da Mobilidade da América Latina. 4linux participou do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da