Meetup – Como a transformação digital está afetando a carreira e as ferramentas dos profissionais de T.I

Meetup – Como a transformação digital está afetando a carreira e as ferramentas dos profissionais de T.I

Transformação digital é a mudança pela qual as empresas estão passando em sua maneira de fazer negócios para  entender e atender o consumidor digital com muita agilidade. Implantação de metodologias ágeis, infraestruturas escaláveis em Cloud, BigData e Práticas DevOps são apenas alguns dos projetos que os setores de T.I estão implementando para suportarem estas transformações. Com tantas mudanças em curso, as habilidades técnicas  dos profissionais de T.I e suas ferramentas de trabalho também se encontram em constante mutação.

Neste meetup iremos falar sobre os novos ‘skills’ do DBA 3.0 e as novas ferramentas utilizadas para monitorar ambientes que crescem e encolhem freneticamente. Para descontrair e sair da ‘esfera nerd’, o primeiro meetup organizado pelo grupo 4DevOps terá a participação especial da campeã brasileira de tiro com arco  e atleta olímpica Marina Canetta Gobbi que falará sobre os desafios para se tornar uma atleta olímpica.

Este meetup acontecerá no Senai Campos Elíseos localizado na Alameda Barão de Limeira, 539 – Campos Elíseos – São Paulo – SP.  No Espaço Coworking localizado no térreo.

Cronograma:

  • 19:00 até 19h30  – Confraternização
  • 19h30 até 20h15 – Palestra 1 – Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem que ver com isso? –  Palestrante: Luiz Henrique de Souza – Gerente de Operações – UOLDiveo
  • 20h15 até 20h45 – Palestra 2 – Desafios para se tornar uma atleta olímpica – Palestrante:  Marina Canetta Gobbi – equipe olímpica brasileira de tiro com arco
  • 20h45 até 21h30 – Palestra 3 – Monitoramento de serviços com Prometheus – Palestrante : Jonathan Dantas, Analista de Infraestrutura na 4Linux

Organizador:  4Linux/ 4DevOps e UOLDiveo

Apoiador:  Senai

 

Palestra 1: Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem que ver com isso?

“Ao longo dos anos o papel do DBA vem em constante mutação, iniciamos com o DBA 1.0 com skills fixados basicamente no SGDB, passamos pelo 2.0 em que foi necessário desenvolver profundos conhecimentos de S.O, Storage e Clusterização e agora temos o DBA 3.0 que por sua vez é fortemente afetado por Agile, DevOps e Cloud. Em uma época que a maior fabricante de SGBD do mundo (Oracle) promete entregar um BD em cloud auto gerenciável o que fazer para continuar sendo necessário? Vamos falar sobre os skills do DBA 3.0?”

Palestrante: Luiz Henrique de Souza  trabalha com tecnologia desde os 15 anos. Iniciou com Field Suporte, foi SysAdmin, DBA, Coordenador e atualmente atua como Gerente de Operações no UOL DIVEO.

Participou de diversos projetos On-Premisse e desde 2015 está “surfando” em projetos que utilizam métodos DevOps.

 

Palestra 2 :  Desafios para se tornar uma atleta olímpica

Quais são os desafios na vida de um atleta de alto rendimento para chegar a uma olimpíadas. O início da carreira e os desafios para se sustentar financeiramente como atleta em uma categoria pouco conhecida do grande público. Também falarei sobre algumas curiosidades do tiro com arco como: peso do arco, força para esticar a corda, distância do arco, custo de um arco profissional e das flechas, entre outros.

Palestrante: Marina Canetta Gobbi é paulistana formada em Ciências Sociais pela USP. Atleta profissional desde 2011 e Sargento Atleta da Força Aérea Brasileira. É bicampeã brasileira ( 2013 e 2015), medalhas de bronze e de  prata no Panamericano de Medellin em 2018. Representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio2016 e em diversos outros torneios internacionais.

 

Palestra 3 –  Monitoramento para ambientes ágeis e escaláveis com Prometheus.

Com o advento do DevOps e outras culturas ágeis, o modelo de administração para ambientes tecnológicos evoluiu e com ele também o formato de monitoramento – uma vez que não é possível gerenciar aquilo que não se pode medir, a aderência da ferramenta Prometheus para ambientes ágeis e escaláveis pode tornar a administração de serviços muito mais agradável através de integrações para coleção de métricas diretamente através de APIs e serviços de Data Analytics para avaliação de performance.

Palestrante: Jonathan Alves é Analista de Infraestrutura em Software Livre, formado em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia IBTA. Possuo experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura DevOps, com ênfase em monitoramento e automação. Instrutor de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, certificado LPIC-2 e Zabbix Specialist.

 

O que é um Meetup?

A ideia principal de um meetup está na crença de que quando pessoas se reúnem coisas incríveis acontecem. Atualmente o meetup é a maior rede de comunidades que se encontram na vida real para fazer o que mais as motivam. De clubes de leitura a cervejas artesanais, de grupos de corridas e amantes de música, workshops de programação entre outros.

O meetup ajuda as pessoas com objetivos comuns a se reunirem e compartilharem conhecimento e para participar é simples: basta realizar o cadastro e encontrar meetups de seu interesse, seja para explorar sua cidade, desenvolver sua carreira ou até mesmo melhorar sua parte criativa.

CURSOSCONSULTORIA    MEETUP

Anterior Replicação assíncrona em PostgreSQL 9.6
Próxima Configuração do Moodle Universal Cache (MUC)

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 59 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

4Linux inova mais uma vez e lança curso de Continuos Monitoring DEVOPS.

Será o nono curso ofertado na carreira DEVOPS. A mais abrangente oferta do Brasil. A 4linux anuncia hoje o lançamento de mais um curso para enriquecer a sua oferta de

Eventos

InfraÁgil em prol de uma Cultura DevOps, tema no evento TDC

A 4Linux esteve presente no evento The Developers Conference que aconteceu em São Paulo no dia 18/07/2017, uma das principais conferências nacionais para todo tipo de profissional de TI. A

DevOps

Caça talentos Devops na 4linux.

A 4Linux escolherá 20 pessoas para realizarem gratuitamente seus cursos Devops e garante contratar o melhor aluno, venha para o caça talentos Devops. Quem pode participar? Poderá participar todas as