Pane em sistema apaga 16.500 processos do TCE-AM: 4Linux é contratada para recuperação

O TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) teve 16.500 processos apagados indevidamente devido a uma pane nos sistemas e-Contas e Spede (Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos) depois que um administrador de sistemas executou indevidamente um script sem fazer a devida checagem.

“ A 4Linux possui uma grande experiencia no banco de dados PostgreSQL e não foi surpresa termos sido lembrados pelo TCE-AM para fazer este trabalho emergencial. A 4Linux construiu e mantém o banco de dados postgreSQL na Caixa Econômica Federal, uma das maiores instalações mundiais do banco de dados postgreSQL”, explica Rodolfo Gobbi, Diretor-Geral.

A 4Linux foi a empresa contratada em caráter emergencial para fazer esta recuperação, e o trabalho vem sendo feito pelo profissional William Welter, especialista em banco de dados postgreSQL e certificado pela EnterpriseDB.

Apesar do TCE ter backup do banco de dados, o incidente havia tornado inacessível os arquivos, bloqueando o acesso ao back-up. O trabalho da 4Linux consiste praticamente em reconstruir o banco de dados a partir do back-up.

“O problema que ocorreu no TCE poderia ter ocorrido com qualquer banco de dados, independente da tecnologia. No momento estamos realizando a identificação dos arquivos recuperados e os associando novamente as suas tabelas nos catálogos do PostgreSQL, o que é uma tarefa complexa já que em alguns cenários foi necessário realizar alterações no código do PostgreSQL”, diz William Welter, especialista PostgreSQL da 4Linux.

O PostgreSQL conta com recursos de backup P.I.T.R. e replicação nativa que poder ser utilizados para restaurar o banco em minutos e sem perdas. O  “Recovery Point-in-Time” (PITR) também é chamado de backup incremental de banco de dados ou backup online.  O servidor PostgreSQL registra a transação de modificação de dados de todos os usuários como inserir, atualizar ou excluir e gravá-lo em um arquivo de registro de gravação de chamada de arquivo (WAL). Este mecanismo usa os registros de histórico armazenados no arquivo WAL para fazer alterações de roll-forward feitas desde o último backup completo do banco de dados.

Devido ao grande impacto que a pane causou no dia a dia do TCE e dos cidadãos, a notícia foi destaque em mídias especializadas de grande portais da internet:

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Brasileiros participam da criação da nova certificação DEVOPS Engineer do LPI
Próxima Conheça a importância da Análise de Tarefas de Trabalho para SysAdmin e DEVOPS

About author

Você pode gostar também

Banco de Dados

Tuning de Banco de Dados: Melhorando a Performance do SGBD PostgreSQL

Quando ouvimos falar em Tuning de Banco de Dados, logo vem a mente da maioria das pessoas a criação de índices para melhoria da velocidade de busca das informações. Isto

Banco de Dados

Descubra as vantagens e como utilizar o banco de dados NoSQL MongoDB

Caros leitores, hoje vamos tratar de um assunto que anda muito na moda ultimamente. Os bancos de dados conhecidos como não relacionais, ou NoSQL. Longe das brigas com relação à

Banco de Dados

Dicas de Tuning para Maximizar o Desempenho do seu PostgreSQL

Você decidiu usar o PostgreSQL, um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais poderosos e flexíveis disponíveis. No entanto, para aproveitar ao máximo esse recurso robusto, é essencial