Descubra por que o PHP é a linguagem ideal para desenvolvimento web

O PHP é uma linguagem orientada a objetos, server-side, interpretada, com tipagem dinâmica voltada para WEB. Outras linguagens para WEB que você pode ter ouvido falar são ASP, Python e Ruby. O PHP é facilmente encontrado na grande maioria dos servidores de hospedagem e é a linguagem de alguns dos maiores sites na Internet, incluindo o Facebook. PHP também serve como motor para a maioria das plataformas de blogs, incluindo WordPress e sites de comércio eletrônico.

  • Muitos sites e aplicações usam PHP logo existe bastante oferta de emprego.

O Facebook, em grande parte foi construído em PHP. Aplicações para o Facebook como FarmVille foram também construídas em PHP. Os engenheiros do Facebook estão constantemente construído soluções para deixar o PHP mais escalável e performático para suportar seus elevados volumes de acesso. Facebook é uma grande prova que o PHP pode suportar websites com alto volume de acessos.

Outros softwares muito utilizados em todo o mundo usam PHP:

  • A Wikipedia: A mais famosa enciclopédia colaborativa aberta da internet também é escrita em PHP e inclusive teve seu código aberto o que possibilita você criar sua própria wiki na sua empresa, site, projeto, etc
  • Moodle: É um AVA ( ambiente virtual de aprendizagem), um software livre para aulas on-line muito utilizado em todo o mundo
  • WordPress: É muito provável que ao você acessar um blog ele seja desenvolvido em WordPress. As agências digitais utilizam largamente o WP e por isso empregam muitos programadores PHP
  • Drupal e Joomla: São dois CMS ( Content Management System) muito utilizados para se construir web-sites e manter seus conteúdos de forma fácil
  • Magento e OpenCart: São os sitemas de e-commerce mais utilizados atualmente na internet, como exemplo de uso no Brasil podemos citar o website da Saraiva, que é feito em Magento

Existem muitos outros websites que você provavelmente já acessou ou ouviu falar como o Flickr, Baidu, Tumblr, Yahoo, iStockPhoto que também utilizam a linguagem PHP.

  • A curva de aprendizagem inicial é baixa.

Há muitas linguagens de programação boas. Uma vantagem que o PHP tem sobre as outras linguagens é que ele foi projetado para programação web. Considere o seguinte programa em Java que exibe a mensagem “Hello world!”:

class HelloWorld {

static public void main( String args[ ] ) {

System.out.println( “Hello World!” ) ;

     }

}

Veja agora como seria este mesmo código em PHP

<?php

echo “Hello World!”

PHP é fácil para começar a produzir porque sua sintaxe (as palavras que compõem a linguagem PHP), é de fácil familiarização.

Se você é web design e conhece JavaScript o PHP é a linguagem de menor curva de aprendizado pois além de ser simples compartilha algumas características como a tipagem dinâmica.

Com bastante oferta de emprego e baixa curva de aprendizagem a probabilidade de você obter o retorno no seu investimento em aprender PHP em um curto espaço de tempo é bastante elevada.

  • PHP é ideal para aplicações web.

Toda linguagem tem seu mérito mas algumas linguagens como por exemplo C e C++ foram criadas antes da internet e não foram desenhadas para as aplicações web. Outras linguagens como o Java foram criadas com proximidade com a internet mas foi criada com propósito geral de resolver muitos tipos de problemas.

O PHP foi criado para desenvolver websites de forma rápida, removendo a necessidade de longas compilações e a necessidade de se definir tipos da dados, trazendo uma gama enorme de funções que permitem manipular strings, arrays, data e hora, acesso a banco dados e manipulação de arquivos de forma simples e sem burocracias .

Nas versões mais recentes do PHP, já existe um próprio webserver embutido, eliminando a necessidade de instalação de ambientes complexos, facilitando ainda mais seu uso para os iniciantes.

Por ser multiplataforma, leve e plugável em praticamente todos os webserver atuais, o PHP está presente em praticamente todos os serviços de webhosting/hospedagem da internet, o que facilita muito a publicação de websites em PHP de forma simples e que caiba no bolso.

  • PHP é open source.

PHP é um software open source e isso quer dizer que ele é livre para ser usado, copiado e modificado. O licenciamento da linguagem é apenas uma parte do problema. Quando você escolhe uma linguagem você está escolhendo um ‘pilha’ de tecnologias que funcionam bem em conjunto. No final você pode ter que comprar além da linguagem de programação, o servidor de aplicações e o sistema operacional para rodar sua aplicação. Com o PHP, toda a pilha tecnológica pode ser open source ( estável e de excelente qualidade) como por exemplo LAMP ( Linux – Apache – MySQL and PHP ) que são respectivamente: sistema operacional, servidor web, banco de dados e linguagem. Isso reduz custo e ajuda a linguagem se tornar cada vez mais popular.

  • PHP é uma linguagem moderna que continua crescendo.

Atualmente o PHP é uma linguagem robusta que suporta completamente o paradigma da orientação a objetos, com recursos avançados que não existem em muitas outras linguagens como as Traits, Lambdas, Closures, Generators, Variadic functions, Classes Anonimas ….

Antigamente o PHP já sofreu com a falta de padrões, porém hoje isto é passado, temos padrões para autoloading, estilo de codificação, mensageria http, cache… todos definidos nas PSR (PHP Standards Recommendations).

Com a introdução do Composer, ferramenta que gerencia instalação e dependências de bibliotecas ficou muito simples trabalhar com os mais diversos frameworks e bibliotecas externas.

Vale ressaltar o recente lançamento – em dezembro de 2015 – da versão 7 do PHP que teve um grande esforço da comunidade para reescrever boa parte do seu engine e assim, mais do que dobrar o seu desempenho.

   Suporte Php        Cursos Php

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Descubra o novo curso da 4Linux: Infraestrutura ágil com práticas DEVOPS
Próxima Descubra o Rankdone: a inovação que está revolucionando o recrutamento de RH

About author

Você pode gostar também

Desenvolvimento

Como automatizar alterações no banco de dados com Phinx e DevOps

Em tempos que se fala tanto de DevOps quero te mostrar como utilizar o Phinx para efetuar alterações no seu banco de dados à medida que a sua aplicação evolui,

Desenvolvimento

Descubra as vantagens do MongoDB para o desenvolvimento Web

Bancos de dados são a base dos projetos de desenvolvimento Web. Muitos desenvolvedores estão voltando sua atenção para o MongoDB, um banco de dados sem esquema que é popular para uma

Desenvolvimento

Novos cursos de PHP 7.2: aprenda desenvolvimento web e orientação a objetos

Agora na versão 7.2 do PHP o curso abrange tipos escalares, declaração de tipo de retorno para os métodos, null coalescing entre outras novidades presentes na nova versão. A 4Linux