phpIPAM: É um bom gerenciador de redes?

phpIPAM: É um bom gerenciador de redes?

Certamente vocês já passaram problemas com suas redes e ips; Problemas com servidores e catálogos de ip’s.
Quem nunca pediu para fulano perguntar para Ciclano “qual o número do ip do servidor tal”. Pois, é… um problema diário, certo?
O PhpIpam veio para acabar com esse triste cenário de anotar os ip’s no post-it mais próximo à sua mesa.
O PhpIpam IPAM (*IP Address management*) é uma aplicação WEB **open source**, no qual gerencia suas redes, ip’s, Vlans,checagem de host, divisão por sub-redes, suporte IPV6… etc.
Por ser baseado em **AJAX**, o PhpIpam utiliza as bibliotecas **jQuery,PHP,JavaScript,HTML e CSS3.**
#### Conhecendo O phpIPAM
Após instalado, o phpIpam ficará disponível em seu localhost.
Assim que você fizer o login, sua tela inicial aparecerá desta forma:
Do seu lado esquerdo, estarão suas pastas com catálogos de ip’s, vlans e redes registradas.
Você poderá organizar suas pastas e suas redes ali mesmo. Nessa página inicial, você enxergará todo o necessário para identificar cada rede que você mapeou.
Para criar uma pasta, basta clicar no botão verdinho no canto da tela esquerda. Haverá um desenho de pastinha para clicar:
Dentro dessa pasta que você criou, já será possível começar a organizar e mapear suas redes.
#### Inserindo Ip’s
Para inserir ip’s dentro de sua pasta, basta clicar em **Adicionar Endereço IP** (no botão verde com o símbolo de **+**). Haverá um símbolo de + também sem a coloração, mas esse é para criar uma rede aninhada com outras redes.
Aparecerá uma tela pedindo informações sobre o ip que você quer inserir.
Além do endereço IP, Hostname e Descrição da rede, um dos blocos mais importantes dessa janela de endereço, é a aba de **Customer**. No caso, o Customer serve para colocar esse ip aninhado com o cliente cadastrado. (logo abaixo, vamos falar um pouco de como cadastrar esse customer.) Após preencher tudo, basta clicar em Adicionar IP.
Logo depois de criar o IP, você poderá colocar mais informações, caso queira. Basta clicar no IP e ver as abas que abrirão de cadastro:
#### Racks
Um dos diferenciais do PhpIpam, é a forma como exibe os racks do seu data center. Utilizei um exemplo do data center (alguns pontos) da 4linux como forma de exibição:
Aqui você poderá reparar que todas as ips cadastradas em **racks** serão distribuídas iguais a imagem apresentada. Ou seja, você conseguirá mapear cada rede dentro do seu datacenter sem maiores dificuldades.
#### Mapeando Clientes
Mas o PhpIpam não é só aquela tela básica. Ali, na imagem, nós ocultamos tudo. Você pode customizar seu phpIpam para mostrar apenas as vlans ou até mesmo colocar todas as redes em exposição na tela. O problema de colocar tantas informações assim na tela, é que pode dificultar sua visualização.
No botão administração, ao lado direito da tela, você conseguirá achar todas as informações do seu ip relatado e gerenciamento de servidor.
Continuando na mesma aba de administração, você encontrará a opção **Custumers**, no qual servirá para você colocar seus clientes.
Com isso, você conseguirá definir as redes de cada cliente que estará cadastrada.
Para adicionar um cliente, clique em **Add Customer** e preencha a janela que aparecer com os dados do cliente. Vejo o exemplo:
#### Mapeando Dispositivos
Uma das coisas mais legais dentro do phpIPAM, é conseguir mapear seus dispositivos, e informar em que lugar eles estão.
Na aba **Administração**, você encontrará **Dispositivos**.
Aqui vocês poderão notar que há várias abas descritivas. Em **Rack** e **Location**, ele abrirá um link de todas as localizações que você preencher nas suas redes. Por exemplo:
cadastrei um tplink na rack01. Se você tiver outros dispositivos cadastrados no rack01, todos eles aparecerão associados ao link do rack01
**Location** também funciona da mesma forma. Ou seja, todos os dispositivos associados que estejam em **São Paulo Matriz**, por exemplo.
####Instalação
De acordo com a documentação oficial e github do PhpIpam, deixarei a instalação aqui de uma forma prática. (assim como os links de ambas as documentações para vocês olharem com mais detalhes)
Antes de mandar ver na instalação, há alguns pré-requisitos que precisam considerar:
– Debian instalado
– MYSQL server instalado
– Apache instalado
**OBS**: PhpIpam será instalado no diretório padrão sem os vhosts.
GitHub phpIPAM: https://github.com/phpipam/phpipam
Documentação oficial: https://phpipam.net/documents/installation/
#### Conclusão
Por fim, ressaltamos que o phpIPAM é um ótimo gerenciador de redes, pois obtém inúmeras ferramentas para orquestração, configuração e manutenção de suas redes. Em um ambiente de trabalho que há problemas com cadastro de redes, esse software poderá ser muito útil na organização do seu dia a dia.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Aprenda a gerar dados aleatórios com paralelização no shell
Próxima Introdução ao LVM

About author

Você pode gostar também

Monitoramento TI

Forecast e timeleft: faça previsões no Zabbix

A partir da versão 3.0 do Zabbix dois novos recursos, o forecast e timeleft, permitem fazer previsões sobre análise de dados coletados e criar alertas que antecipem problemas em potenciais.

Negócios

Automatização de atendimento com o chatbot Weni

A procura por soluções de chatbot (atendimento automatizado por chat) vem crescendo muito nos últimos tempos, ainda mais nestes tempos de pandemia. Muitos criticam seu uso pois isso retira uma

Infraestrutura TI

Utilizando Certificado Digital com o Zimbra

Muitas vezes nos perguntamos como funciona e, o que é o certificado digital. A seguir, apresento a instalação de um certificado digital, do início ao fim, utilizando a ferramenta de