Curso Python para Integração API e DevOps: Novidades e Benefícios

Curso Python para Integração API e DevOps: Novidades e Benefícios

Prez@dos,

É com enorme satisfação que anuncio: o curso Python for Sysadmin está de cara nova. As bases do antigo curso foram mantidas, não se preocupe, mas como tudo na vida, nosso curso evoluiu. E a partir de agora, também terá um novo nome: Python for API and DevOps Integration.

O nosso curso não só se propõe a demonstrar ao aluno os aspectos de desenvolvimento backend e integração de serviços, como também visa abrir o horizonte do desenvolvedor para aspectos importantes de infraestrutura.

No que se refere à parte de desenvolvimento backend, o curso ficou mais especializado em aspectos de arquitetura web, componentes e configurações do framework Flask. Vale destacar também o entendimento sobre autorização e autenticação através da implementação de tokens JWT para as APIs, bem como o uso do modulo Logging para rastrear o comportamento da aplicação durante sua execução.

Já na parte de infraestrutura, o curso apresenta o uso de contêineres através do Dockerdesde o entendimento do conceito, operacionalização de recursos do Docker CLI (imagens, volumes, redes etc.) e o seu uso agregado através do Docker Compose. O aluno além de entender sobre essa plataforma, também aprenderá a “conteineirizar” aplicações em python, otimizar imagens e publicá-las em um registry público (DockerHub).

E não para por aí. Visando compreender as boas práticas de mercado, e automatizar etapas importantes de um ciclo de vida de aplicação, é apresentado ao aluno boas práticas de versionamento de código com o git e sua integração com o GitLab para implementar uma esteira que visa integrar etapas como teste, versionamento de artefatos e publicação.

Especialmente sobre o aspecto de publicação, não ficaremos restrito a publicação local: integraremos o GitLab CI com a plataforma do Heroku para que ao final do curso, o seu projeto esteja disponível e público na internet.

Por fim, para fechar o curso, é proposto ao aluno um desafio, que foi construído a partir de um levantamento de entrevistas e desafios técnicos, para deixar a experiência do aluno mais próxima ao que ele vai encontrar no mercado de trabalho.

Em relação ao antigo curso, algumas otimizações foram feitas para que o curso seja leve, e que não precise de muitos recursos computacionais para sua realização: o curso agora utiliza os serviços gratuitos das ferramentas GitLab, DockerHub e Heroku – isso faz com que ainda mais computadores sejam compatíveis para a realização do curso.

Em resumo:

  1. Para quem é este curso:
    • Para profissionais que desejam se aprofundar em desenvolvimento backend;
    • Para quem quer conhecer plataformas modernas de desenvolvimento com uso de contêineres;
    • Para sysadmins interessados em customizar e integrar serviços através do uso de APIs
    • Para desenvolvedores/sysadmins interessados em práticas DevOps como CI/CD utilizando GitlabCI e outras ferramentas.
  2. Objetivo do curso: preparar o aluno para desenvolver e integrar serviços através da construção de APIs em Python além de apresentar uma esteira de desenvolvimento, integrando ferramentas de versionamento de código, integração contínua  com git, gitlab-ci, dockerhub e heroku.
  3. Vantagens: É um curso abrangente, um dos poucos cursos que dá ao aluno uma visão sobre o todo; do versionamento e desenvolvimento da aplicação até etapas de integração contínua e publicação.
  4. Mercado: É crescente a demanda por profissionais que conheçam sobre a cultura e práticas DevOps. Não é por acaso que os testes técnicos solicitados pelos recrutadores envolvem o conhecimento de aspectos importantes do ciclo de vida da aplicação, e saber apresentar isso de forma automatizada por ser um diferencial para sua carreira.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra as Oportunidades no Mercado DevOps em Ascensão
Próxima Gerando Dados Aleatórios com Paralelização no Shell: Guia Prático

About author

Guilherme Zanelato
Guilherme Zanelato 5 posts

Guilherme Zanelato é formado em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e atualmente cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC. Possui mais de 2 anos de experiência em desenvolvimento e 4 anos lidando com tecnologias open source. Possui a certificação PCAP - Certified Associate in Python Programming.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Descubra como o Ansible e o IaC podem revolucionar sua infraestrutura de TI

O termo IaC – Infrastructure as Code – dá nome aos processos de provisionamento de infraestrutura tecnológica (principalmente em Cloud Computing) através de códigos, viabilizando o versionamento e a colaboração

Desenvolvimento

Descubra as vantagens do MongoDB para o desenvolvimento Web

Bancos de dados são a base dos projetos de desenvolvimento Web. Muitos desenvolvedores estão voltando sua atenção para o MongoDB, um banco de dados sem esquema que é popular para uma

DevOps

Lançamento do curso DevSecOps: Segurança em Infraestrutura e Desenvolvimento Ágil

Treinamento possui conteúdo único em relação a qualquer outro no mercado A 4Linux anuncia hoje o lançamento de mais um curso para enriquecer a sua oferta de treinamentos na carreira