Curso Python para Integração API e DevOps: Novidades e Benefícios
Prez@dos,
É com enorme satisfação que anuncio: o curso Python for Sysadmin está de cara nova. As bases do antigo curso foram mantidas, não se preocupe, mas como tudo na vida, nosso curso evoluiu. E a partir de agora, também terá um novo nome: Python for API and DevOps Integration.
O nosso curso não só se propõe a demonstrar ao aluno os aspectos de desenvolvimento backend e integração de serviços, como também visa abrir o horizonte do desenvolvedor para aspectos importantes de infraestrutura.
No que se refere à parte de desenvolvimento backend, o curso ficou mais especializado em aspectos de arquitetura web, componentes e configurações do framework Flask. Vale destacar também o entendimento sobre autorização e autenticação através da implementação de tokens JWT para as APIs, bem como o uso do modulo Logging para rastrear o comportamento da aplicação durante sua execução.
Já na parte de infraestrutura, o curso apresenta o uso de contêineres através do Docker – desde o entendimento do conceito, operacionalização de recursos do Docker CLI (imagens, volumes, redes etc.) e o seu uso agregado através do Docker Compose. O aluno além de entender sobre essa plataforma, também aprenderá a “conteineirizar” aplicações em python, otimizar imagens e publicá-las em um registry público (DockerHub).
E não para por aí. Visando compreender as boas práticas de mercado, e automatizar etapas importantes de um ciclo de vida de aplicação, é apresentado ao aluno boas práticas de versionamento de código com o git e sua integração com o GitLab para implementar uma esteira que visa integrar etapas como teste, versionamento de artefatos e publicação.
Especialmente sobre o aspecto de publicação, não ficaremos restrito a publicação local: integraremos o GitLab CI com a plataforma do Heroku para que ao final do curso, o seu projeto esteja disponível e público na internet.
Por fim, para fechar o curso, é proposto ao aluno um desafio, que foi construído a partir de um levantamento de entrevistas e desafios técnicos, para deixar a experiência do aluno mais próxima ao que ele vai encontrar no mercado de trabalho.
Em relação ao antigo curso, algumas otimizações foram feitas para que o curso seja leve, e que não precise de muitos recursos computacionais para sua realização: o curso agora utiliza os serviços gratuitos das ferramentas GitLab, DockerHub e Heroku – isso faz com que ainda mais computadores sejam compatíveis para a realização do curso.
Em resumo:
- Para quem é este curso:
- Para profissionais que desejam se aprofundar em desenvolvimento backend;
- Para quem quer conhecer plataformas modernas de desenvolvimento com uso de contêineres;
- Para sysadmins interessados em customizar e integrar serviços através do uso de APIs
- Para desenvolvedores/sysadmins interessados em práticas DevOps como CI/CD utilizando GitlabCI e outras ferramentas.
- Objetivo do curso: preparar o aluno para desenvolver e integrar serviços através da construção de APIs em Python além de apresentar uma esteira de desenvolvimento, integrando ferramentas de versionamento de código, integração contínua com git, gitlab-ci, dockerhub e heroku.
- Vantagens: É um curso abrangente, um dos poucos cursos que dá ao aluno uma visão sobre o todo; do versionamento e desenvolvimento da aplicação até etapas de integração contínua e publicação.
- Mercado: É crescente a demanda por profissionais que conheçam sobre a cultura e práticas DevOps. Não é por acaso que os testes técnicos solicitados pelos recrutadores envolvem o conhecimento de aspectos importantes do ciclo de vida da aplicação, e saber apresentar isso de forma automatizada por ser um diferencial para sua carreira.
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
Domine o Linux: Torne-se um Administrador de Sistemas Linux
Linux System Administration Saber como se comportar como um Administrador de Sistemas Linux tornou-se primordial, mas o comportamento não se resume apenas em saber ligar ou desligar, ou até mesmo
Guia para atualizar o AWS Load Balancer Controller após migração do Kubernetes 1.21 para 1.22
Após atualizar o cluster do Kubernetes da versão 1.21 para a 1.22, você pode precisar atualizar o AWS Load Balancer Controller (anteriormente conhecido como ALB Ingress Controller) para garantir que
Como utilizar a plataforma Heroku para deploy de aplicações
Heroku é atualmente uma das melhores opções PaaS ( Plataform as a Service ) para desenvolvedores fazerem o deploy de suas aplicações. Essa plataforma é muito utilizada nas startups porque