Ferramentas do mundo DevOps
Gitlab: um dos sistemas de controle de versão mais usados e baseado no GIT. Permite criar e gerenciar múltiplas versões de código, fazer comparações e aditar alterações.
Puppet: normalmente usado para garantir as configurações e instalações em um servidor. Agentes garantem continuamente que as configurações definidas em uma linguagem declarativa chamada DSL (Domain specific language) estejam aplicadas.
Ansible: comumente usado para provisionar configurações e instalações em um servidor. Não possui agente e executa ações diante de solicitações (PUSH) que são aplicadas via SSH. As ações são definidas em playbook que são convertidos em linguagem Python durante a execução.
Jenkins: ferramenta para integração contínua que possibilita orquestrar ações e criar processos automatizados. Permite definir pipelines onde uma execução só segue se a anterior for concluída com sucesso.
Vagrant: permite provisionar máquinas virtuais e configurações com facilidade e de forma automatizada. É possível criar ambientes completos para desenvolvedores, por exemplo, em máquinas virtuais no virtual box com sistemas Linux ou Windows.
Apache Maven: ferramenta para automação de compilações com foco principal em JAVA, mas que pode ser usada também para C#, Ruby, Scala e outras linguagens. Baixa bibliotecas Java e plug-ins dinamicamente. Configurações baseadas em XML.
Gradle: sistema de automação de compilação baseado no Maven mas que usa linguagem baseado em Groovy em vez do XML para definir as configurações. Foi projetado para muti projetos e suporta compilações incrementais.
Nant: ferramenta para compilação de projetos .NET e automatização de tarefas com suporte a linguagens como C#, VB.NET, Mono, entre outros. Baseada no Ant, ferramenta com mesmo fim para projetos em Java.
PHPUnity: Framework para testes unitários para códigos feitos em PHP. Muito usado em processo de Integração contínua.
Junity: permite executar testes unitários em códigos feitos em Java.
Codeception: possibilita realizar testes de interface em aplicações desenvolvida em códigos PHP. Pode verificar elementos HTML, propriedades, conteúdo e outros.
oVirt: versão do livre do Redhat Enterprise Virtualization para criação de máquinas virtuais com sistemas Linux ou Windows. Possui suporte a alta disponibilidade, snapshots e live migrate. Usado como opção alternativa ao VMWare.
Docker: sistema de virtualização baseado em container que permite a criação de máquinas virtuais linux que compartilham recursos entre si. Muito usado para provisionamento dinâmico de servidores Linux.
Zabbix: ferramenta para monitoramento de servidores e ativos de rede. Permite coletar informações e definir gatilhos para envio de alertas de acordo com máximas definidas.
About author
Você pode gostar também
Minikube: Kubernetes em Ambiente de Desenvolvimento
Kubernetes é um assunto muito falado hoje em dia, mas tão importante quanto saber fazer a instalação é saber fazer o uso efetivo da ferramenta, sendo assim, nesse post vou
Prometheus: uma nova proposta de monitoramento
Conheça o Prometheus, ferramenta open source de monitoramento adaptada ao atual modelo de TI focada em serviços e opção aos tradicionais Zabbix/Nagios. Compartilhe este post: Share on Twitter Share on
Novo curso de Infraestrutura Ágil
Olá pessoal, faz um tempinho que criamos um novo curso de infraestrutura ágil! Eu particularmente gosto bastante desta versão porque ela atende várias necessidades dos nossos alunos. Para quem é