Descubra as melhores soluções de dashboards para Kubernetes

Descubra as melhores soluções de dashboards para Kubernetes

Dashboards para Kubernetes

Como o aumento do uso do Kubernetes pelas empresas, diversos dashboards ou soluções que utilizam painéis começaram a surgir no mercado, e entre os mais utilizados podemos citar o Lens, Kubernetes Dashboards e o Mirantis Kubernetes Engine.

Acompanha sa descrições das soluções:

Kubernetes Lens

É um aplicativo de desktop que fornece uma interface gráfica do usuário (GUI) para gerenciar clusters do Kubernetes. Ele oferece aos usuários uma variedade de recursos, incluindo a capacidade de criar e gerenciar recursos do Kubernetes, visualizar informações do cluster e acessar a API do Kubernetes.

Kubernetes Dashboards

É uma interface baseada na Web para gerenciar clusters do Kubernetes. Ele fornece aos usuários uma interface gráfica para gerenciar e monitorar recursos do Kubernetes, incluindo pods, serviços, deployments e ingress.

Mirantis Kubernetes Engine

Uma outra solução que esta ganhando espaço no mercado é o MKE, ou Mirantis Kubernetes Engine, conhecida como solução de painel para Kubernetes, que ajuda a simplificar a implementação e o gerenciamento de containers em larga escala. É uma solução completa que inclui um painel web, um CLI e um conjunto de ferramentas para simplificar a instalação, configuração e gerenciamento do Kubernetes.

Recursos do Mirantis Kubernetes Engine

O Mirantis Kubernetes Engine facilita a implantação e o gerenciamento de clusters do Kubernetes fornecendo os seguintes recursos:

  • Uma interface baseada na web para implantação e gerenciamento de clusters Kubernetes.
  • Uma biblioteca de aplicativos em contêiner pré-construídos.
  • Um conjunto de ferramentas para gerenciar e monitorar clusters Kubernetes.
  • Um conjunto de práticas recomendadas para implantar e gerenciar clusters do Kubernetes.

Instalação

A instalação e a configuração do MKE são bastante simples e diretas. A interface do usuário é intuitiva e fácil de usar. Além disso, o MKE fornece suporte para vários provedores de nuvem, o que torna ainda mais fácil a implantação do Kubernetes.

Exemplo:

docker container run --rm -it --name ucp -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock mirantis/ucp:3.5.4 install --host-address 10.128.0.10 --admin-username admin

O Mirantis Kubernetes Engine pode trabalhar somente com o orquestrador Kubernetes ou Swarm, ou os dois ao mesmo tempo.

Se a flag –swarm-only for utilizada, o MKE ira utilizar somente o Swarm como orquestrador.

Exemplo:

docker container run --rm -it --name ucp -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock mirantis/ucp:3.5.4 install --host-address 10.128.0.10 --admin-username admin --swarm-only

Se a flag –default-node-orchestrator for utilizada com o valor kubernetes, o MKE ira utilizar somente o kubernetes como orquestrador.

Exemplo:

docker container run --rm -it --name ucp -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock mirantis/ucp:3.5.4 install --host-address 10.128.0.10 --admin-username admin --default-node-orchestrator kubernetes

RBAC no MKE

RBAC, ou Role-Based Access Control, é um modelo de controle de acesso que se baseia na atribuição de permissões a usuários através de seus papéis em uma determinada organização. Esse modelo de controle de acesso é amplamente utilizado em sistemas de informação corporativos, uma vez que proporciona um maior nível de flexibilidade e controle sobre as permissões de acesso dos usuários.

O MKE possui as seguintes configurações para realizar o controle de acesso:

Organizações e Equipes

As equipes são usadas para organizar os usuários. Exemplo: desenvolvimento, homologação, produção, etc.

Usuários

Cada pessoa precisa de uma conta de usuário do MKE. Todas as contas são criadas com um acesso padrão de “sem acesso”.

Roles

Cada função tem seu próprio conjunto de permissões. As funções padrão devem funcionar para a maioria dos casos de uso e não devem ser necessárias na maioria dos ambientes, para criar mais do que algumas funções personalizadas. Uma função é especificamente, sobre listar permissões e não deve refletir em uma equipe de pessoas, nem numa coleção de recursos.

Grants

Uma concessão(Grant) define quem (sujeito) tem acesso específico (função) a um conjunto de recursos (coleção Swarm ou namespace do Kubernetes).

Docker Certified Associate (DCA)

A Certificação do Docker chamada DCA (Docker Certified Associate) foi atualizada, devido a venda do Docker Enteprise a empresa Mirantis. Agora a certificação possui perguntas sobre como gerenciar o Mirantis Kubernetes Enterprise e Mirantis Registry Security, sendo os novos assuntos adicionados a certificação DCA.

Obtendo o Mirantis Kubernetes Engine

O Mirantis Kubernetes Engine está disponível nas edições gratuita e empresarial. A edição gratuita é ideal para ambientes de desenvolvimento e teste, enquanto a edição corporativa é projetada para implantações de produção.

https://www.mirantis.com/

 

Até a próxima!

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Curso de Docker atualizado: aprenda gerenciamento de Containers em Cloud
Próxima Descubra como o Elastic APM pode melhorar a performance da sua aplicação

About author

Você pode gostar também

Destaques

Descubra as vantagens do Linux e como migrar facilmente para ele

O Linux é um sistema operacional que tem ganhado popularidade entre usuários comuns, principalmente por ser gratuito e de código aberto. Mas o que exatamente o Linux pode oferecer para

Infraestrutura TI

Curso gratuito de Linux: Aprenda com a maior empresa de treinamentos Open Source do Brasil

Sabe aquela frase onde diz: “tudo que é de graça é mais gostoso”? pois é.. agora imagina ter acesso a maior empresa de treinamentos Open Source do Brasil sob a

Treinamentos

Domine técnicas de intrusão com o curso de Segurança da Informação

Seguindo a tendência do que ocorreu com outros cursos ao longo do ano, o foco chegou na área de Segurança da Informação, onde modernizamos o curso “PenTest: Técnicas de Intrusão