Domine o Linux: Torne-se um Administrador de Sistemas Linux

Domine o Linux: Torne-se um Administrador de Sistemas Linux

Linux System Administration

Saber como se comportar como um Administrador de Sistemas Linux tornou-se primordial, mas o comportamento não se resume apenas em saber ligar ou desligar, ou até mesmo instalar um sistema operacional, tanto em ambientes convencionais quanto em ambientes em cloud, vai muito mais além do que isso.

Possuir esse conhecimento te proporciona, entre outras coisas, explorar o Linux e ferramentas de linha de comando, administrar ambientes em nuvem, saber como gerenciar usuários, grupos e permissões, gerenciar pacotes, gerenciar sistemas de arquivos e muito mais. Esses e outros assuntos são abordados no novo treinamento Linux System Administration.

Mas afinal o que tem de novo?

 

Já nas primeiras aulas estreitamos nosso contato com um ambiente em cloud, onde é montada toda a infraestrutura necessária para a realização do treinamento, desde a criação de uma instância OCI até o ajuste das chaves de acessos, seja em máquinas Windows ou Linux.

Não podia faltar também um bombardeio de comandos e exemplos para melhor compreensão, sejam eles focados em administração, permissões básicas e especiais, gerenciamento de pacotes.

Outro ponto forte desse treinamento é o domínio dos sistemas de arquivos, desde a criação das partições, aplicabilidade dos sistemas de arquivos, ajuste das persistências das configurações, execução dos comandos necessários, trabalhar com criptografias e LVM.

Não podíamos deixar de comentar a parte do gerenciamento de redes durante o treinamento, além de focar em pontos obrigatórios como a compreensão de protocolos, é dado um toque especial em assuntos focados em segurança, mostrando a execução de procedimentos de scanning de rede e análise de pacotes, fortalecendo assim o compromisso de ser um treinamento focado na necessidade do mercado.

Plantão LPI

Vale ressaltar que a todo momento abordamos dicas valiosas das provas da certificação LPIC-1, mostrando como seria uma questão relacionada a esse assunto, com as possíveis alternativas e também as ciladas que a prova tenta aplicar.

Diferenciais do curso

Vamos começar destacando nossos diferenciais, falando que o curso inteiro é feito em cima do terminal, através de linhas de comando, ou seja, tela preta mesmo. As vezes é muito complicado passar o conhecimento, ou executar algum procedimento, atrelado somente a slides e conceitos. Isso não acontece aqui. Todo e qualquer comando é explicado e mostrado sua execução, e a presença de slides é quase nula, reforçando o compromisso do treinamento ser 100% prático.

Outro diferencial é que constantemente o aluno é convidado a testar os conhecimentos aprendidos em aula, e para cada aula temos a presença de um LabCode, justamente para constatar que o conteúdo passado em aula foi totalmente absorvido. Os LabCodes foram elaborados aproximando nosso aluno dos desafios de ser um SysAdmin. Esses Labs vão desde mapear um sistema para tomar melhores atitudes no planejamento de capacidades até gerar e interpretar logs dos eventos.

O curso inteiro é realizado intercalando-se nas distribuições Ubuntu e Oracle Linux, dando ao aluno uma visão mais aprofundada de como trabalhar com várias distribuições, ou seja, estar mais próximo do objetivo de se tornar um SysAdmin.

Podemos destacar ainda que o curso é repleto de dicas das Certificações LPI e de como aplicar o assunto abordado no dia a dia de um Sysadmin.

Outro ponto forte é a presença de assuntos de outras áreas de atuação como Segurança, Pentest e Forense. Tais assuntos são mostradas no treinamento como forma de provar um ponto em questão ou demonstrar como um Sysadmin deve se comportar em cenários desta natureza.

Conteúdo Programático

Te convido a dar uma olhada no conteúdo programático deste treinamento, que está no nosso site, para saber se algumas de suas necessidades serão cobertas pelo curso. São 80 aulas divididas em 11 tópicos.

 

Por fim…

É isso aí. Agora é só saber quando vamos nos encontrar por aqui. Forte Abraço.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior GitLab CI - Integração Contínua sem sair do repositório
Próxima Domine a administração de redes com o curso Linux Network Engineer

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Entenda a Alta Disponibilidade com Pacemaker e Corosync

Fugindo um pouco dos tópicos mais quentes como Cloud Pública, IaC, DevOps e SRE, hoje veremos alguns elementos que são usados como base de muitos serviços que utilizamos: Clusters. Entender

DevOps

Acelere seus algoritmos de Machine Learning com CUDA no Linux

Se você deseja trabalhar com algoritmos de Machine Learning, provavelmente precisará usar processamento paralelo para acelerar os resultados dos seus algoritmos. Muitos frameworks como por exemplo, o TensorFlow, já possuem

DevOps

Gerenciando entradas de DNS com Terraform e Protocolo TSIG

Terraform é uma ferramenta da Hashicorp focada em Bootstrapping e inicialização de recursos. Em comparação com Puppet , este é responsável por gerenciar a configuração de uma infraestrutura existente, já o