Torne-se um especialista em Linux com a certificação LPIC-2
Linux Professional Institute LPIC-2
O Linux se tornou um dos sistemas operacionais com maior crescimento em ambientes de servidor. A maioria das empresas utiliza algum tipo de sistema Linux em sua infraestrutura, e o Linux é um dos principais players no mundo da computação em nuvem. A capacidade de construir e gerenciar sistemas Linux é uma habilidade que muitas empresas estão procurando agora. Quanto mais você souber sobre o Linux, mais atrativo para o mercado de trabalho você se tornará.
A Linux Professional Institute (LPI) desenvolveu uma série de certificações para guiar profissionais de TI em uma carreira Linux. A certificação LPIC-2 tem seu público-alvo voltado para profissionais mais experientes (plenos). O exame tem como objetivo certificar que você possui as habilidades necessárias para administrar de uma maneira avançada o sistema operacional Linux, instalar e administrar serviços de rede, além de operar redes mistas de pequeno e médio porte.
Com a popularidade crescente do Linux (e o aumento de empregos relacionados ao Linux) vem o exagero. Como todo o hype que cerca o Linux, tornou-se difícil para os empregadores distinguir funcionários que são administradores Linux competentes, daqueles que apenas conhecem o sistema operacional superficialmente. É aqui que entra a certificação LPIC-2. Com uma certificação LPIC-2, você se estabelecerá como um administrador Linux avançado podendo instalar, manter e solucionar problemas de sistemas Linux de alta complexidade. A LPI criou os exames LPIC-2 como uma forma
Que tipo de profissional eu serei?
Ao concluir este treinamento, além de estar apto tirar a certificação, você será um profissional capaz de realizar administração avançada do sistema, incluindo tarefas comuns relacionadas ao kernel Linux, inicialização e manutenção do sistema, realizar gerenciamento avançado de armazenamento em bloco e sistemas de arquivos, bem como rede avançada e autenticação e segurança do sistema, incluindo firewall e VPN, ainda, instalar e configurar serviços de rede fundamentais, incluindo DHCP, DNS, SSH, servidores Web, servidores de arquivos usando FTP, NFS e Samba, entrega de e-mail; e supervisionar assistentes e aconselhar a gerência sobre automação e compras.
Agora acompanhe comigo alguns dos principais tópicos cobrados na prova e cobertos completamente por este treinamento.
- Tópico 200: Planejamento de Capacidade
As aulas aqui ministradas preparam os candidatos para serem capazes de medir recursos de hardware e largura de banda de rede, identificar e solucionar problemas de recursos, monitorar o uso de recursos para prever necessidades futuras de recursos.
- Tópico 201: Kernel Linux
Neste tópico são abordados assuntos que tornam o aluno capaz de utilizar os componentes do kernel necessários para hardware específico, drivers de hardware, recursos e requisitos do sistema. Este objetivo inclui implementar diferentes tipos de imagens de kernel, entender kernels e patches estáveis e de longo prazo, bem como usar módulos de kernel.
- Tópico 205: Configuração de Rede
Aqui o treinamento dá ênfase em configurar um dispositivo de rede para se conectar a uma rede local, com ou sem fio, e uma rede de longa distância. Esse objetivo inclui a capacidade de comunicação entre várias sub-redes dentro de uma única rede, incluindo redes IPv4 e IPv6.
- Tópico 212: Segurança do Sistema
Por fim, e não menos importante, ao concluir esse tópico, os candidatos devem ser capazes de configurar um sistema para encaminhar pacotes IP e realizar tradução de endereços de rede (NAT, mascaramento de IP) e declarar sua importância na proteção de uma rede. Este objetivo inclui configurar o redirecionamento de portas, gerenciar regras de filtro e evitar ataques.
Está posto, com esse treinamento, mais do que preparar o profissional para LPI, o objetivo da 4Linux é preparar para o mercado de trabalho, e transformar nossos alunos em excelentes profissionais.
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
Curso 4linux EAD: Prepare-se para um novo mercado mais competitivo
Você sabia que os grandes datacenters e clouds públicas e privadas de todo o mundo rodam Linux? Que os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo rodam Linux? E que o
Oportunidades de emprego em TI: Analista de DBA e Infra Linux em São Paulo
Mercado brasileiro de TI segue aquecido, veja nossas vagas abaixo. Vaga- Analista de DBA- Vila Mariana em São Paulo “Atuar junto ao time de desenvolvimento de softwares apoiando na definição
Curso de Programação Shell Script com Julio Cezar Neves na 4Linux
Nem só de palestras vive o FISL: integração, bate papo e troca de experiências são partes fundamentais do Fórum de Porto Alegre, que teve sua oitava edição nos dias 12,










