Crie, versione e compartilhe sua infraestrutura através de Códigos com Ansible Galaxy!
O termo IaC – Infrastructure as Code – dá nome aos processos de provisionamento de infraestrutura tecnológica (principalmente em Cloud Computing) através de códigos, viabilizando o versionamento e a colaboração também para este segmento.
Entre as ferramentas que viabilizam o desenvolvimento de uma infraestrutura como código, podemos falar do Ansible, mantido pela RedHat – que através de uma linguagem simples (o YAML) pode tanto gerenciar, quanto provisionar ambientes inteiros, tratando-se de ambientes em Cloud Computing: desde roteadores, associação de endereços IP até instâncias de máquinas virtuais, além de gerenciar configurações como definir programas instalados e conteúdo de arquivos.
Com a forte adoção da ferramenta pela comunidade, a RedHat criou o Ansible Galaxy um portal onde qualquer pessoa poderia publicar seu código em Ansible já preparado para automatizar alguma tarefa. A intenção é que os códigos desenvolvidos para o Ansible Galaxy sigam um padrão e sejam portáveis, ou seja, que funcionem em diferentes ambientes, independente da distribuição Linux ou até sistema operacional, chamamos esse padrão de Role, afim de que outras pessoas possam colaborar com otimizações ou até para aqueles que apenas precisam da solução pronta.
Você pode acessar o Ansible Galaxy e encontrar códigos desenvolvidos pela comunidade através do endereço https://galaxy.ansible.com/.
Para executar um código desenvolvido por outra pessoa, antes de qualquer coisa é necessário ter o Ansible instalado no seu computador e configurado para alcançar os dispositivos que você quer aplicar alguma solução, a seguir basta executar o comando abaixo para começar o download do código escolhido – no exemplo deste artigo vamos usar uma Role para automatizar a instalação do Docker desenvolvido pelo usuário Jeff Geerling, grande contribuidor de código para Ansible.
$ ansible-galaxy install geerlingguy.docker
Para executar o código e instalar o Docker nos seus dispositivos basta escrever um script simplesmente referenciando os hosts e a Role do Geerling.
---
- hosts: all
roles:
- geerlingguy.docker
Pronto! Agora é só aguardar enquanto o Ansible instala o Docker nos seus dispositivos.
About author
Você pode gostar também
Novo curso de Infraestrutura Ágil
Olá pessoal, faz um tempinho que criamos um novo curso de infraestrutura ágil! Eu particularmente gosto bastante desta versão porque ela atende várias necessidades dos nossos alunos. Para quem é
Exploração de uma vulnerabilidade de heap overflow real.
Na continuação dos artigos da série, vamos recriar os passos utilizados para se descobrir uma vulnerabilidade real (CVE-2010-0083) encontrada pelo autor, bem como definir a forma de explorar tal vulnerabilidade.
Openshift: criação de cluster e deploy de uma aplicação
Esse post tem como objetivo criar um cluster de OpenShift Origin com um master e dois nós, a fim de fazer o deploy automático e definir o fluxo de integração