Descubra como o Ansible e o IaC podem revolucionar sua infraestrutura de TI

Descubra como o Ansible e o IaC podem revolucionar sua infraestrutura de TI

O termo IaC – Infrastructure as Code – dá nome aos processos de provisionamento de infraestrutura tecnológica (principalmente em Cloud Computing) através de códigos, viabilizando o versionamento e a colaboração também para este segmento.

Entre as ferramentas que viabilizam o desenvolvimento de uma infraestrutura como código, podemos falar do Ansible, mantido pela RedHat – que através de uma linguagem simples (o YAML) pode tanto gerenciar, quanto provisionar ambientes inteiros, tratando-se de ambientes em Cloud Computing: desde roteadores, associação de endereços IP até instâncias de máquinas virtuais, além de gerenciar configurações como definir programas instalados e conteúdo de arquivos.

Com a forte adoção da ferramenta pela comunidade, a RedHat criou o Ansible Galaxy um portal onde qualquer pessoa poderia publicar seu código em Ansible já preparado para automatizar alguma tarefa. A intenção é que os códigos desenvolvidos para o Ansible Galaxy sigam um padrão e sejam portáveis, ou seja, que funcionem em diferentes ambientes, independente da distribuição Linux ou até sistema operacional, chamamos esse padrão de Role, afim de que outras pessoas possam colaborar com otimizações ou até para aqueles que apenas precisam da solução pronta.

Você pode acessar o Ansible Galaxy e encontrar códigos desenvolvidos pela comunidade através do endereço  https://galaxy.ansible.com/.

Para executar um código desenvolvido por outra pessoa, antes de qualquer coisa é necessário ter o Ansible instalado no seu computador e configurado para alcançar os dispositivos que você quer aplicar alguma solução, a seguir basta executar o comando abaixo para começar o download do código escolhido – no exemplo deste artigo vamos usar uma Role para automatizar a instalação do Docker desenvolvido pelo usuário Jeff Geerling, grande contribuidor de código para Ansible.

$ ansible-galaxy install geerlingguy.docker

Para executar o código e instalar o Docker nos seus dispositivos basta escrever um script simplesmente referenciando os hosts e a Role do Geerling.

---
- hosts: all
roles:
- geerlingguy.docker

Pronto! Agora é só aguardar enquanto o Ansible instala o Docker nos seus dispositivos.

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

 

Anterior Campus Party Brasil 12ª edição: Inovação, Ciência e Cultura Digital
Próxima Guia prático: aprenda a utilizar o Git e integrar com o Github

About author

Jonathan Alves
Jonathan Alves 4 posts

Jonathan Dantas Alves, atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre, formado em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia IBTA. Possui experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura Devops, com ênfase em monitoramento. Detém expertise como instrutir de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, possui Certificação Zabbix e LPIC2

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Prepare-se para o mercado com os novos cursos de certificação DevOps da 4Linux

A 4Linux tem a tradição de inovar e estar sempre oferecendo cursos modernos que preparam os profissionais para ocuparem boas vagas de emprego conforme demanda do mercado de trabalho. O

Monitoramento TI

Entenda a importância da observabilidade em suas aplicações

Saber o comportamento de nossas aplicações tornou-se primordial, mas o comportamento não se resume apenas a saber se a aplicação está funcionando ou se a aplicação está com todas as

DevOps

Aprenda Docker e Openshift na versão mais recente com a 4Linux

A 4Linux modernizou o curso de Docker. Agora você vai poder aprender o docker na versão mais recente ( V17.03 ). Além disso o curso ganhou novos assuntos e o