Amplie seus conhecimentos em Cloud com o novo curso da 4Linux

Amplie seus conhecimentos em Cloud com o novo curso da 4Linux

Olá, para você que trabalha ou tem interesse na área de Cloud!

Gostaria de aprender a gerenciar serviços nos principais Cloud Providers do mercado?

Então a 4Linux é o lugar certo para ampliar os seus conhecimentos em Cloud Computing!

Estamos lançando o curso Cloud Services Administrator: AWS-GCP-Azure, que ensina na prática como gerenciar Instâncias via painel e linha de comando, Redes, Armazenamento, Auto Scaling, Load Balancer, Monitoramento, Alertas e Logs na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Além de todos os recursos citados, o curso também aborda como automatizar seus ambientes em nuvem através do Terraform e conta com um projeto 100% em cloud envolvendo as aplicações Moodle, WordPress e Jitsi.

Vamos conhecer os tópicos desse segundo curso na formação em cloud da 4Linux!

Controle de acesso e Billing

A organização e segurança em uma cloud são duas de várias tarefas que o profissional em computação em nuvem deve gerenciar. Nestes tópicos o curso aborda como definir o acesso de usuários e conta de faturamento no painel da Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Interagindo através da linha de comando

 

Nem sempre podemos contar com um navegador para acessar o painel em uma cloud e, como alternativa, precisamos utilizar um terminal para realizar nossas configurações.

O curso ensina como interagir com instâncias nas principais cloud providers do mercado através da linha de comando.

Recursos de rede em Cloud

Uma rede virtual tem como função isolar as suas aplicações de outras na infraestrutura da nuvem. Uma sub-rede criada na rede virtual é um intervalo de endereços IP que são utilizados por suas instâncias.

O curso aborda como gerenciar VPC, Subnets, Internet Gateway/NAT Gateway e Cloud Routers na AWS, GCP e Azure.

 

Gerenciar recursos de instâncias

Uma instância precisa de diversos recursos, como: grupo de segurança, que é uma camada de segurança que atua como um firewall virtual; chaves SSH, para realizar acesso de forma segura; endereços de IP públicos, para permitir acesso externo aos recursos da cloud; entre outros.

O curso ensina como gerenciar esses recursos na AWS, GCP e Azure.

Dispositivos de Bloco, Shared File e Object Storage

O profissional em computação em nuvem deve saber como disponibilizar volume local e/ou remoto para as instâncias, além de gerenciar o armazenamento de objetos para quem utiliza a cloud. O curso ensina como gerenciar esses recursos na AWS, GCP e Azure.

O curso ensina como gerenciar dispositivos de bloco, Snapshots, Shared file storage e Object Storage nas principais cloud providers do mercado.

Imagem, Modelos e Auto Scaling

O escalonamento automático é um método usado na computação em nuvem para ajustar dinamicamente a quantidade de instâncias com base no uso de recursos computacionais.

Se sua aplicação está em cloud e precisa implementar esse método, aprenda em nosso curso como gerenciar imagens, modelos de instâncias e auto scaling na AWS, GCP e Azure.

Balanceador de carga em Nuvem

O balanceador de carga distribui o tráfego de entrada do aplicativo por várias instâncias em diversas zonas de disponibilidade. Isso aumenta a tolerância à falhas dos seus aplicativos. É imprescindível que sua aplicação possua um para atender seus clientes de forma mais eficiente.

Venha aprender em nosso curso como gerenciar balanceador de carga HTTP, implementar sticky session e realizar integrações com auto scaling.

Monitoramento e Alertas

O monitoramento de recursos em cloud proporciona à empresa detectar comportamentos suspeitos dentro da infraestrutura, antes das falhas, além de criar um ambiente de observabilidade para instâncias, rede e storage.

Em nosso curso você terá a oportunidade de conhecer o CloudWatch da AWS, Cloud Monitoring da GCP e Azure Monitor. Vamos aprender a visualizar métricas através de painéis e criar regras de alertas e notificação por e-mail.

Gerenciar Logs na Cloud

Para acompanhar os registros de suas instâncias e aplicações, utilize o recurso de Logs em Cloud.

Em nosso curso vamos aprender como configurar e visualizar logs de instâncias e containers com CloudWatch na AWS, Visualizador de Registros na GCP e Azure Sentinel.

Automação na Cloud

O Terraform é uma ferramenta open source desenvolvida pela empresa HashiCorp e escrita em Golang. O Terraform permite criar e versionar infraestrutura como código (IaC, em inglês) com a utilização de módulos para permitir o melhor reaproveitamento para diferentes provedores de cloud computing, como AWS, Google, Azure, Digital Ocean, OpenStack e muitos outros.

Venha aprender em nosso curso como provisionar instâncias na AWS, GCP e Azure através do Terraform.

Projeto Educacional Multicloud

Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de construir um cenário em que as aplicações Moodle, WordPress e Jitsi realizam uma comunicação multicloud.

Acompanhe o fluxo do projeto:

  1. Para divulgar cursos EAD, o projeto usa o WordPress sendo executado na GCP;
  2. O cliente realiza um cadastro no WordPress e escolhe um curso;
  3. Para acessar o conteúdo do curso escolhido, o projeto realiza a integração de login do WordPress com o Moodle que está na AWS;
  4. O projeto também realiza a integração do Moodle com o Jitsi que esta na Azure;
  5. Uma vez logado no Moodle, o cliente acessa seu curso e para realizar as aulas online através do Jitsi.

Esperamos que você amplie seus conhecimentos em serviços do Cloud ao realizar este curso.

Esperamos você!

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Entenda as diferenças entre MySQL Community, MySQL Enterprise, Percona e MariaDB
Próxima Integrando seu chat com o Rocket Chat: um guia passo a passo

About author

Você pode gostar também

DevOps

Curso de Terraform atualizado: aprenda Infraestrutura como Código e impulsione sua carreira

Olá, jovem Padawan interessado em Infra como Código, Cloud e DevOps! Nesse post trago uma boa notícia para você que quer dar um up no seu conhecimento em Terraform. A

Cloud

Gerenciando custos e projetos com Kubernetes, Terraform e AWS

Olá! Às vezes algumas empresas não têm muito conhecimento em Kubernetes e acabam criando um cluster para cada projeto, o que consequentemente aumenta os custos de forma exponencial e dificulta

Infraestrutura TI

Nova Formação Linux 4Linux: Mais Conteúdo, Aulas Particulares e Foco em DevOps e Cloud

Completamente modernizada, a nova formação traz novidades como blended learning, aulas particulares e muito mais conteúdo sobre DevOps e Cloud. Sempre atendendo as necessidades do mercado de trabalho, a 4Linux