Aprenda a administrar serviços em Cloud com a 4Linux!

Aprenda a administrar serviços em Cloud com a 4Linux!

Olá, para você que trabalha ou tem interesse na área de Cloud!

Gostaria de aprender a gerenciar serviços nos principais Cloud Providers do mercado?

Então a 4Linux é o lugar certo para ampliar os seus conhecimentos em Cloud Computing!

Estamos lançando o curso Cloud Services Administrator: AWS-GCP-Azure, que ensina na prática como gerenciar Instâncias via painel e linha de comando, Redes, Armazenamento, Auto Scaling, Load Balancer, Monitoramento, Alertas e Logs na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Além de todos os recursos citados, o curso também aborda como automatizar seus ambientes em nuvem através do Terraform e conta com um projeto 100% em cloud envolvendo as aplicações Moodle, WordPress e Jitsi.

Vamos conhecer os tópicos desse segundo curso na formação em cloud da 4Linux!

Controle de acesso e Billing

A organização e segurança em uma cloud são duas de várias tarefas que o profissional em computação em nuvem deve gerenciar. Nestes tópicos o curso aborda como definir o acesso de usuários e conta de faturamento no painel da Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Interagindo através da linha de comando

 

Nem sempre podemos contar com um navegador para acessar o painel em uma cloud e, como alternativa, precisamos utilizar um terminal para realizar nossas configurações.

O curso ensina como interagir com instâncias nas principais cloud providers do mercado através da linha de comando.

Recursos de rede em Cloud

Uma rede virtual tem como função isolar as suas aplicações de outras na infraestrutura da nuvem. Uma sub-rede criada na rede virtual é um intervalo de endereços IP que são utilizados por suas instâncias.

O curso aborda como gerenciar VPC, Subnets, Internet Gateway/NAT Gateway e Cloud Routers na AWS, GCP e Azure.

 

Gerenciar recursos de instâncias

Uma instância precisa de diversos recursos, como: grupo de segurança, que é uma camada de segurança que atua como um firewall virtual; chaves SSH, para realizar acesso de forma segura; endereços de IP públicos, para permitir acesso externo aos recursos da cloud; entre outros.

O curso ensina como gerenciar esses recursos na AWS, GCP e Azure.

Dispositivos de Bloco, Shared File e Object Storage

O profissional em computação em nuvem deve saber como disponibilizar volume local e/ou remoto para as instâncias, além de gerenciar o armazenamento de objetos para quem utiliza a cloud. O curso ensina como gerenciar esses recursos na AWS, GCP e Azure.

O curso ensina como gerenciar dispositivos de bloco, Snapshots, Shared file storage e Object Storage nas principais cloud providers do mercado.

Imagem, Modelos e Auto Scaling

O escalonamento automático é um método usado na computação em nuvem para ajustar dinamicamente a quantidade de instâncias com base no uso de recursos computacionais.

Se sua aplicação está em cloud e precisa implementar esse método, aprenda em nosso curso como gerenciar imagens, modelos de instâncias e auto scaling na AWS, GCP e Azure.

Balanceador de carga em Nuvem

O balanceador de carga distribui o tráfego de entrada do aplicativo por várias instâncias em diversas zonas de disponibilidade. Isso aumenta a tolerância à falhas dos seus aplicativos. É imprescindível que sua aplicação possua um para atender seus clientes de forma mais eficiente.

Venha aprender em nosso curso como gerenciar balanceador de carga HTTP, implementar sticky session e realizar integrações com auto scaling.

Monitoramento e Alertas

O monitoramento de recursos em cloud proporciona à empresa detectar comportamentos suspeitos dentro da infraestrutura, antes das falhas, além de criar um ambiente de observabilidade para instâncias, rede e storage.

Em nosso curso você terá a oportunidade de conhecer o CloudWatch da AWS, Cloud Monitoring da GCP e Azure Monitor. Vamos aprender a visualizar métricas através de painéis e criar regras de alertas e notificação por e-mail.

Gerenciar Logs na Cloud

Para acompanhar os registros de suas instâncias e aplicações, utilize o recurso de Logs em Cloud.

Em nosso curso vamos aprender como configurar e visualizar logs de instâncias e containers com CloudWatch na AWS, Visualizador de Registros na GCP e Azure Sentinel.

Automação na Cloud

O Terraform é uma ferramenta open source desenvolvida pela empresa HashiCorp e escrita em Golang. O Terraform permite criar e versionar infraestrutura como código (IaC, em inglês) com a utilização de módulos para permitir o melhor reaproveitamento para diferentes provedores de cloud computing, como AWS, Google, Azure, Digital Ocean, OpenStack e muitos outros.

Venha aprender em nosso curso como provisionar instâncias na AWS, GCP e Azure através do Terraform.

Projeto Educacional Multicloud

Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de construir um cenário em que as aplicações Moodle, WordPress e Jitsi realizam uma comunicação multicloud.

Acompanhe o fluxo do projeto:

  1. Para divulgar cursos EAD, o projeto usa o WordPress sendo executado na GCP;
  2. O cliente realiza um cadastro no WordPress e escolhe um curso;
  3. Para acessar o conteúdo do curso escolhido, o projeto realiza a integração de login do WordPress com o Moodle que está na AWS;
  4. O projeto também realiza a integração do Moodle com o Jitsi que esta na Azure;
  5. Uma vez logado no Moodle, o cliente acessa seu curso e para realizar as aulas online através do Jitsi.

Esperamos que você amplie seus conhecimentos em serviços do Cloud ao realizar este curso.

Esperamos você!

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior MySQL, Percona e MariaDB
Próxima Integrando seu chat com o Rocket Omnichannel

About author

Você pode gostar também

Cloud

Terraform #parte3 – Criando dependências entre recursos

Esta é o terceiro capítulo da nossa série de postagens sobre Terraform, neste post iremos falar sobre as dependências entre recursos. Caso tenha perdido o início da nossa série, recomendo

Treinamentos

4Linux lança novo curso de Big Data gratuito!

Iniciativa visa facilitar a entrada dos novos profissionais neste mercado que está em plena ascensão O grande volume de dados que sobrecarrega as empresas diariamente é popularmente chamado de Big

Treinamentos

Por que fazer um Curso de Linux Online?

Cursos de Linux Online: O melhor e mais completo! Primeiramente antes de abordar porque realizar o curso de GNU/Linux online temos que mensurar as vantagens em fazer curso online (EAD).