Descubra como implementar uma governança ágil na Cloud com o novo ebook da 4Linux

Descubra como implementar uma governança ágil na Cloud com o novo ebook da 4Linux

Com conteúdo relevante e vanguardista, a proposta deste ebook é apresentar modelos para se implementar uma governança ágil na Cloud (AWS – Azure – GCP) usando o conceito de IDP.

A 4Linux lança nesta data (20/07/2022) um novo ebook gratuito intitulado “CLOUD: GOVERNANCE AS CODE”, que apresenta conceitos como governança ágil e IDP ( Internal Developer Platform ). O ebook tem um conteúdo bastante técnico e pretende despertar o interesse em gestores de TI sobre o tema de controle dos recursos e equipe através de códigos.

” Depois que a infraestrutura ‘virou código’ ( IaC) na qual hardware e recursos são provisionados através de linguagens de programação era questão de tempo para a governança também aproveitar esta onda e ser feita também através de códigos.” teoriza Rodolfo Gobbi, idealizador do ebook e Diretor Geral da 4Linux.

Como fazer uma boa governança sobre as centenas de serviços e recursos que as clouds oferecem? Como provisionar cloud usando o conceito de IaC (infraestrutura como código (IaC)? Como potencializar a cloud usando orquestração de containers? estas e outras perguntas são exploradas neste ebook.

“Governança sempre foi um desafio dentro da T.I, por isso há vários frameworks e certificações para garantir a segurança e a auditoria dos acessos à infraestrutura e as aplicações;  com as migrações para a Cloud Pública e a adoção de Multicloud essa tarefa se tornou ainda mais desafiadora devido a enorme quantidade de serviços disponíveis. Visto essa demanda, foram criadas novas técnicas como IDP (Internal Developer Platform ) e Governance as Code, que servem para nos ajudar os administradores das Clouds no controle de toda essa infraestrutura e das aplicações.” explica o especialista  Alisson Machado de Menezes, autor do ebook.

Neste ebook a 4Linux também aproveitou para mostrar o potencial do AIA Responde, seu mais novo recurso pedagógico utilizado em todos os cursos. O AIA Responde é uma Inteligência Artificial de verdade que responde dúvidas dos alunos sobre qualquer tecnologia, comandos e seus parâmetros, arquivos de configuração e inclusive escrever códigos em qualquer linguagem. Não é Chatbot inteligente: é Inteligência Artificial de verdade à disposição dos alunos da 4Linux.

            Para o público que curte um conteúdo mais técnico e ‘mão na massa’ o ebook apresenta três casos práticos de uso, como fazer uma governança simples e eficiente sobre uso da CLOUD para resolver três necessidades diferentes: DevOps na GCP,  DataOps na Azure e Governança em cluster Kubernetes na AWS. Estes  três exemplos poderiam ser construídos na mesma cloud pública, mas preferimos exemplificar as três soluções nas três clouds públicas mais populares (AWS – Azure – GCP ) para deixar claro que: (a) ‘detalhes’ podem favorecer o uso de uma determinada cloud em relação a outra, (b) que fazer o provisionamento em cloud através dos conceitos de IaC facilita a governança e (c) que a 4Linux presta serviços de consultoria, suporte, projetos e treinamentos nas três principais clouds do mercado; o que nos dá independência de indicar aquela que mais se adequa a necessidade do cliente.

O download gratuito do ebook pode ser feito em : www.4linux.com.br/consultoria/download-ebook-cloud-governance-idp

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra o Opensearch: a ferramenta opensource para análise de logs e monitoramento
Próxima Super descontos na nova loja virtual de cursos 4Linux. Confira!

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Como versionar sua infraestrutura com Terraform e GitLab

Deixando um pouco o assunto sobre Corona Vírus de lado, chegamos ao penúltimo post da nossa série de postagens sobre Terraform. Aqui iremos falar sobre como versionar sua infraestrutura utilizando

Cloud

Autenticando terraform na Google Cloud sem compartilhamento de chaves

O terraform atualmente é, de longe, a ferramenta de infraestrutura como código mais popular no mundo de TI e de Cloud. Ele tem suporte aos principais provedores de cloud e

Cloud

MLOps: A chave para o sucesso na implantação de Machine Learning

Um projeto de Machine Learning (ML) de sucesso depende de implantação profissional. Muitas organizações ainda não estão preparadas para fazer implantação de modelos de ML por falta de profissionais especializados.