Curso de containers gratuito!

Curso de containers gratuito!

É isso mesmo, acabamos de criar um novo curso de containers gratuito!

E sabe o que é mais legal? Você não precisa de uma conta na nuvem e muito menos de máquinas virtuais para a realização do curso, apenas o seu navegador é necessário. Isso significa que, se você está lendo este artigo, já conseguirá fazer o curso.

Como? Nós utilizaremos uma ferramenta chamada Play With Docker.

A ideia por trás do curso é trazer para o aluno, da maneira mais sucinta possível, o que são containers e como utilizá-los. Mas não para por aí, também temos tópicos a respeito do mercado de trabalho, negócios e os papéis de alguns profissionais diante dessa tecnologia.

O curso possui 20 horas, separado em várias pequenas aulas, então você pode assistir enquanto está no banheiro, lavando louça ou almoçando.

Estamos preparando um formato mais dinâmico, e neste curso aparecerei com certa frequência, sendo assim vocês terão de se acostumar com a minha presença:

Instrutor aparecendo nos vídeos

Para quem foi feito este curso?

Para todos! Não importa com o que você trabalha. Eu tenho certeza de que conseguirá acompanhar o curso.

As vezes você quer apenas aumentar seu conhecimentos, ou então pretende trocar de área e percebeu que o nome “container” aparece com frequência nas vagas disponíveis, ou até mesmo pretende implementar containers na sua empresa mas não consegue convencer a equipe. Não importa qual seja seu objetivo, a meta é uma só: aprender sobre containers, e nada melhor do que este curso!

Eu sou programador/administrador!

Não tem problema, afinal nossos cursos quase sempre são voltados para este tipo de profissional, não é mesmo? Sendo assim você aprenderá:

  • Como utilizar contêineres e gerenciá-los;
  • Criar as imagens exatamente como faz um programador;
  • Conectar um contêiner no outro para criar arquiteturas mais complexas e
  • Organizar os contêineres em uma infraestrutura como código.

Então eu aprenderei tudo o que preciso? Jamais, não existe tempo de vida humana disponível para tal façanha. Entretanto você sairá independente e com uma boa noção a respeito do assunto. Se quiser se aprofundar ainda mais poderá ir logo após para o nosso curso de Docker.

Mas eu não sou técnico!

Também não tem problema, o curso considera zero conhecimentos em Linux. Tá bom, zero nem tanto, mas seguindo o vídeo é muito fácil acompanhar o curso.

Além do mais o curso tem uma grande parte teórica a respeito de alguns tópicos interessantes para outras áreas:

  • Números de mercado, como os valores movimentados e adoção em massa;
  • Facilidades para modelo de negócio TI Bimodal;
  • Melhores tempos de SLA;
  • Reaproveitamento de equipes; e
  • Liberdade de fornecedor (adeus vendor lockin!)

Mas o Docker não foi descontinuado?

Não! O Docker deixou de ser suportado nas versões novas do Kubernetes, mas todos os comandos e principalmente os conceitos permanecem. Independentemente disso, as imagens que criarmos com o Docker são compatíveis com o Kubernetes.

Não acredita? Então vamos comparar o Docker com o Podman e o Crictl.

Listando containers:

docker ps
podman ps
crictl ps

Listando imagens:

docker images
podman images
crictl images

Ué?! Pois é, não precisa se preocupar! Como eu disse, apesar de os comandos serem iguais, o que importa é o conceito.

O que está esperando?

Venha se inscrever no nosso curso, obter seu certificado da 4Linux e colocar em prática os seus projetos! Você que está no Windows ou no OsX pode vir também, afinal a internet é um ambiente livre e aberto!

Anterior 4Linux atualiza o curso Python Fundamentals
Próxima Jitsi: Solução aberta completa para videoconferências

About author

Hector Silva
Hector Silva 5 posts

Hector Vido Silva atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre, cursando MBA em Segurança, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possuí mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento, implantação e arquitetura de sistemas envolvendo diferentes plataformas. Atualmente ministra os cursos de desenvolvimento, banco de dados e infraestrutura para ambientes ágeis e automatizados com forte utilização de contêineres. Possuí as certificações CKA, LPIC-2, LPI DevOps e ZCE.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura

OpenLDAP como Multi-Master MirrorMode

O que é OpenLDAP? LDAP é uma sigla para Lightweight Directory Access Protocol. Este serviço é usado essencialmente para armazenar informações de usuários, grupos, sistemas etc. O que não é

Infraestrutura

Workshop sobre infraestrutura ágil.

No dia 10/11/2016, aconteceu na sede da 4linux em São Paulo o workshop “Infraestrutura Ágil”. A procura foi grande pois o público estava muito interessado em ouvir sobre  DOCKER, GIT,

Treinamentos

4Linux lança curso para especialização em “containers”

Docker, Kubernetes e OpenShift estão entre as tecnologias abrangidas nos novos cursos. A 4Linux lançou nesta semana três novos cursos para atender a crescente procura por profissionais que conheçam containers