Curso de containers gratuito!

Curso de containers gratuito!

É isso mesmo, acabamos de criar um novo curso de containers gratuito!

E sabe o que é mais legal? Você não precisa de uma conta na nuvem e muito menos de máquinas virtuais para a realização do curso, apenas o seu navegador é necessário. Isso significa que, se você está lendo este artigo, já conseguirá fazer o curso.

Como? Nós utilizaremos uma ferramenta chamada Play With Docker.

A ideia por trás do curso é trazer para o aluno, da maneira mais sucinta possível, o que são containers e como utilizá-los. Mas não para por aí, também temos tópicos a respeito do mercado de trabalho, negócios e os papéis de alguns profissionais diante dessa tecnologia.

O curso possui 20 horas, separado em várias pequenas aulas, então você pode assistir enquanto está no banheiro, lavando louça ou almoçando.

Estamos preparando um formato mais dinâmico, e neste curso aparecerei com certa frequência, sendo assim vocês terão de se acostumar com a minha presença:

Instrutor aparecendo nos vídeos

Para quem foi feito este curso?

Para todos! Não importa com o que você trabalha. Eu tenho certeza de que conseguirá acompanhar o curso.

As vezes você quer apenas aumentar seu conhecimentos, ou então pretende trocar de área e percebeu que o nome “container” aparece com frequência nas vagas disponíveis, ou até mesmo pretende implementar containers na sua empresa mas não consegue convencer a equipe. Não importa qual seja seu objetivo, a meta é uma só: aprender sobre containers, e nada melhor do que este curso!

Eu sou programador/administrador!

Não tem problema, afinal nossos cursos quase sempre são voltados para este tipo de profissional, não é mesmo? Sendo assim você aprenderá:

  • Como utilizar contêineres e gerenciá-los;
  • Criar as imagens exatamente como faz um programador;
  • Conectar um contêiner no outro para criar arquiteturas mais complexas e
  • Organizar os contêineres em uma infraestrutura como código.

Então eu aprenderei tudo o que preciso? Jamais, não existe tempo de vida humana disponível para tal façanha. Entretanto você sairá independente e com uma boa noção a respeito do assunto. Se quiser se aprofundar ainda mais poderá ir logo após para o nosso curso de Docker.

Mas eu não sou técnico!

Também não tem problema, o curso considera zero conhecimentos em Linux. Tá bom, zero nem tanto, mas seguindo o vídeo é muito fácil acompanhar o curso.

Além do mais o curso tem uma grande parte teórica a respeito de alguns tópicos interessantes para outras áreas:

  • Números de mercado, como os valores movimentados e adoção em massa;
  • Facilidades para modelo de negócio TI Bimodal;
  • Melhores tempos de SLA;
  • Reaproveitamento de equipes; e
  • Liberdade de fornecedor (adeus vendor lockin!)

Mas o Docker não foi descontinuado?

Não! O Docker deixou de ser suportado nas versões novas do Kubernetes, mas todos os comandos e principalmente os conceitos permanecem. Independentemente disso, as imagens que criarmos com o Docker são compatíveis com o Kubernetes.

Não acredita? Então vamos comparar o Docker com o Podman e o Crictl.

Listando containers:

docker ps
podman ps
crictl ps

Listando imagens:

docker images
podman images
crictl images

Ué?! Pois é, não precisa se preocupar! Como eu disse, apesar de os comandos serem iguais, o que importa é o conceito.

O que está esperando?

Venha se inscrever no nosso curso, obter seu certificado da 4Linux e colocar em prática os seus projetos! Você que está no Windows ou no OsX pode vir também, afinal a internet é um ambiente livre e aberto!

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Quer aprender Python? Atualizamos o curso de Python Fundamentals.
Próxima Jitsi: Solução aberta completa para videoconferências.

About author

Hector Silva
Hector Silva 7 posts

Hector Vido Silva atua como Consultor de Infraestrutura em Software Livre, cursando Engenharia da Computação, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Cibersegurança. Atua desde 2006 com desenvolvimento, implantação, arquitetura e resolução de problemas em ambientes envolvendo diferentes plataformas. Na 4Linux também ministra os cursos de desenvolvimento, banco de dados e infraestrutura para ambientes ágeis e automatizados com forte utilização de contêineres. Sim, é um generalista. Possuí certificações CKA, Openshift, LPIC-2, LPI DevOps, GCP Engineer, MongoDB, Blockchain e ZCE.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Destaques

Lógica de Programação

Quando começamos a aprender a programar, nos deparamos com muitas coisas que, para muitos, são novas. Conceitos como variáveis, memória, escopo, interfaces, entre outros. Também nos deparamos com conceitos que

Big Data

4Linux atualiza seu curso “Python and Spark for Big Data e Machine Learning”

Com o intuito de enriquecer ainda mais o conteúdo de seu curso voltado para formação de cientistas de dados, a 4Linux reajustou sua ementa a fim de torná-lo mais alinhado

Desenvolvimento

Flask Básico: crie seu primeiro aplicativo

Esse é um post é um breve tutorial de como usar o flask para fazer seu sites e projetos utilizando Python. Você irá criar um aplicativo básico que irá fazer