Como a pandemia impulsionou o investimento em TI e a transformação digital

Como a pandemia impulsionou o investimento em TI e a transformação digital

Após o início da pandemia de coronavírus o Brasil sofreu uma queda nos indicadores econômicos, que estão se mostrando mais positivos somente nos últimos meses. A queda da economia, somada às novas práticas de consumo e às novas formas de trabalho trouxeram muitas mudanças e surpresas boas e ruins para as empresas.

As empresas pautadas exclusivamente em plataformas digitais, por exemplo, ganharam ainda mais espaço e continuarão crescendo de forma sustentável após a crise. E, as empresas que trabalhavam em ambientes físicos tiveram que mudar sua forma de trabalho, como os restaurantes por exemplo, que agora majoritariamente trabalham com delivery. Além disso, muitas empresas precisaram adotar o trabalho remoto. E, para tudo isso a tecnologia foi utilizada.

Veja também: Porque o software open source se fortaleceu em tempos de Corona vírus?

De acordo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 34% dos entrevistados preveem que a pandemia terá uma consequência positiva: uma onda de investimentos em TI e a pandemia como um catalisador de processos que, se fossem por “vias naturais”, levariam mais tempo mais para acontecer. E, as empresas precisam aproveitar esse momento para adotar novas tecnologias e passar por uma transformação digital.

O nosso país é o 9º no ranking mundial de investimento em TI (dados de 2018), segundo uma pesquisa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). E, algumas tendências tecnológicas para 2021 que você pode adotar na sua empresa são: Cloud Computing, Segurança da Informação e Ferramentas de Analitycs. Você pode saber um pouco mais sobre cada uma delas neste artigo.

O que é uma consultoria?

Em uma explicação rápida podemos dizer que uma consultoria é um serviço prestado na forma de consulta por um profissional especializado em determinado tema. A consultoria pode ser prestada tanto para empresas quanto para pessoas físicas e nela o profissional especialista faz um diagnóstico a fim de prevenir, identificar e resolver problemas. Portanto, o consultor identifica as necessidades do cliente, descobre soluções e recomenda as ações que devem ser realizadas.
Podemos comparar um consultor a um médico, que cuida da saúde do paciente para identificar doenças, recomendar remédios para curá-las e até mesmo para atuar na prevenção de problemas que possam surgir no futuro. O médico examina o paciente, faz um diagnóstico, descobre o melhor tratamento e receita remédios, além de dar recomendações para uma vida mais saudável.

O que é uma consultoria de TI?

Agora que você já sabe o que é consultoria, saiba o que é especificamente uma consultoria de TI. Como explicamos aqui no blog uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes a uma determinada tecnologia. Uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente – a fim de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar – até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.

Porque contratar uma consultoria de TI?

Há vários motivos para contratar uma consultoria de TI para a sua empresa e um deles é poder contar com a experiência e conhecimento de especialistas. Por mais que você tenha profissionais internos dentro de um projeto, ter especialistas no assunto e com experiência é sempre importante para evitar qualquer erro e garantir o sucesso do projeto.

Consultoria 4Linux

Quer ter um TI forte para preparar a sua empresa para a retomada da economia? Conheça a Consultoria 4Linux.

A 4Linux é uma empresa especialista em implementar soluções com software open source e já implementou mais de 1000 projetos em mais de 380 diferentes clientes. A 4Linux vai estudar a necessidade da sua empresa e encontrar os melhores softawares open source para atendê-la.

O serviço de consultoria 4Linux envolve várias etapas desde a prospecção de softwares, passando pela definição de arquitetura, planejamento de capacidade, implementação até o mentoring da equipe. Seja na versão “community” ou na versão “enterprise”, ela faz a ponte entre as comunidades ou os fornecedores de software open source com o mundo corporativo.

Além disso, a consultoria 4Linux oferece suporte e manutenção aos ambientes que necessitam de atendimento aos problemas emergenciais em regime 24×7.

Etapas da Consultoria 4Linux:

Os serviços de Consultoria 4Linux abrangem:
• Prospecção de softwares livres e open source para novas necessidades;
• Prova de conceito;
• Homologação;
• Definição de arquitetura;
• Planejamento de capacidade;
• Implementação;
• Mentoring.

Conheça a 4Linux

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

 

Anterior Como organizar e manipular rotas com Node.js e Express
Próxima Linux: 30 anos transformando o mundo da tecnologia e startups

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Descubra como o cão Bob se tornou o primeiro aluno canino da 4Linux

Quem nunca assistiu ou já ouviu dizer sobre o desenho animado da década de 90 que marcou a história – “O Fantástico Mundo de Bob?” Como líder de Vendas e

Negócios

Entenda o que é um chatbot e como ele pode revolucionar o atendimento ao cliente

A procura por soluções de chatbot (atendimento automatizado por chat) vem crescendo muito nos últimos tempos, ainda mais nestes tempos de pandemia. Muitos criticam seu uso pois isso retira uma

DevOps

Aumente a maturidade DevOps da sua empresa com a 4Linux

Medir o nível de maturidade dos processos DevOps é o melhor caminho para direcionar novos esforços e investimentos. A 4Linux idealizou e criou um serviço de consultoria na qual ela