Crescimento e Tendências do Mercado de TI no Brasil para 2021

Crescimento e Tendências do Mercado de TI no Brasil para 2021

A Tecnologia da Informação é uma área que vem crescendo a cada ano no Brasil e no mundo. O nosso país, por exemplo, é o 9º no ranking mundial de investimento em TI (dados de 2018), segundo uma pesquisa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). O cenário era otimista até o início da pandemia, mas os investimentos diminuíram nos primeiros meses de 2020.

Felizmente, com a retomada da economia, ao longo dos meses os números do mercado de TI voltaram a crescer. E, um fator que impulsionou esse crescimento foi o home office, que se tornou o principal modelo de trabalho para 43% das empresas brasileiras. O dado é de uma pesquisa da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), que apontou ainda que 43% das empresas entrevistadas tiveram dificuldades com a infraestrutura tecnológica nesse processo de migração para o trabalho remoto.

A expectativa para 2021 é otimista e prevê-se um aumento no investimento em novas tecnologias e serviços especializados. Mais que um suporte para questões técnicas, TI representa investimento e desenvolvimento para os negócios. Sua empresa está pronta para 2021? É importante ficar de olho em novas tendências, fortalecer o time interno de TI e, além de contratar suporte externo pra serviços pontuais vale também investir em uma consultoria.

Quer dar um upgrade na sua empresa em 2021 com a Consultoria para Empresas 4Linux? Então, continue acompanhando o texto, saiba mais sobre consultoria de TI e ainda veja 3 tendências de TI para este ano que você pode desenvolver na sua empresa.

Veja também: Convencedo sua empresa a se tornar ágil

O que é uma consultoria de TI?

Como explicamos aqui no blog uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes a uma determinada tecnologia. Uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente – a fim de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar – até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.

Porque contratar uma consultoria de TI?

Há vários motivos para contratar uma consultoria de TI para a sua empresa e um deles é poder contar com a experiência e conhecimento de especialistas. Por mais que você tenha profissionais internos dentro de um projeto, ter especialistas no assunto e com experiência é sempre importante para evitar qualquer erro e garantir o sucesso do projeto.

3 Tendências de TI para 2021

Veja 3 Tendências de TI para 2021, apontadas pela IDC Brasil. A International Data Corporation é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

Cloud Computing

A primeira tendência da nossa lista é a Cloud Computing ou Computação em Nuvem. Ela é uma tecnologia que é flexível, pois permite a integração de sistemas sem a necessidade de servidores físicos, pois tudo funciona online, na “nuvem”. Assim, os colaboradores podem acessar o sistema e trabalhar de qualquer lugar, seja de casa ou do escritório.

Segurança da Informação

A Segurança da Informação é o segundo item que podemos citar como uma tendência de TI para 2021, como consequência de necessidades geradas pelo home office. Com o trabalho remoto as empresas precisaram procurar soluções para várias questões e uma delas foi o reforço da segurança e proteção de dados.

Ferramentas de Analytics

Por último na nossa lista vêm as ferramentas de Analytics, que vão ser cada vez mais utilizadas pelas empresas para mensurar e analisar dados. Antes da pandemia o uso dessas ferramentas já vinha crescendo – e continuaria evoluindo, mesmo sem ela – por causa da digitalização das empresas. Por isso, digitalizar e analisar dados para diminuir a quantidade de material físico e ter novos insights continuará sendo tendência em 2021.

Consultoria para Empresas 4Linux

Quer dar um upgrade na sua empresa em 2021 e adotar essas tendências de TI? Conheça a Consultoria para Empresas 4Linux, que é uma empresa especialista em implementar soluções com software open source e já implementou mais de 1000 projetos em mais de 380 diferentes clientes. A 4Linux vai estudar a necessidade da sua empresa e encontrar os melhores softawares open source para atendê-la.

O serviço de consultoria envolve várias etapas desde a prospecção de softwares, passando pela definição de arquitetura, planejamento de capacidade, implementação até o mentoring da equipe. Seja na versão “community” ou na versão “enterprise”, ela faz a ponte entre as comunidades ou os fornecedores de software open source com o mundo corporativo.

Além disso, ela oferece suporte e manutenção aos ambientes que necessitam de atendimento aos problemas emergenciais em regime 24×7.

Etapas da Consultoria para Empresas 4Linux:

Os serviços de Consultoria para Empresas da 4Linux abrangem:

• Prospecção de softwares livres e open source para novas necessidades;
• Prova de conceito;
• Homologação;
• Definição de arquitetura;
• Planejamento de capacidade;
• Implementação;
• Mentoring.

Conheça a 4Linux

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Transforme o atendimento ao cliente com a integração de Chatbot e Livechat
Próxima Consultoria 4Linux: A Vacina que Sua Empresa Precisa para Alavancar em 2021

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 75 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Recrutamento eficiente e assertivo com a plataforma Rankdone

Conheça a plataforma que permite rapidamente recrutar, testar e selecionar candidatos para qualquer vaga de emprego. A Rankdone é um SaaS (Software as a Service) criada pela 4Linux e foi

Negócios

Consultoria 4Linux: A Vacina que Sua Empresa Precisa para Alavancar em 2021

Vacina, nos últimos meses é uma das palavras que os brasileiros mais têm ouvido e a que está na boca de todos os brasileiros. Mas, você sabia que a 4Linux

Negócios

Descubra 10 motivos para adotar a Infraestrutura Ágil em sua empresa

Infraestrutura Ágil é um conjunto de automações que permite a área de operações realizar alterações frequentes na infraestrutura sem comprometimento da segurança. Com a Infraestrutura Ágil, servidores totalmente funcionais, já