Aumente a performance do Moodle com a configuração do MUC
O que é
O MUC (Moodle Universal Cache) é um tipo de cache e um cache nada mais é do que um repositório de dados, que torna mais fácil e rápido o acesso a estes do que se viessem de sua origem. No entanto, o MUC é um cache voltado para a plataforma Moodle, sua utilização economiza esforço e torna o Moodle mais rápido. Configurar o MUC é uma forma de conseguir separar o cache das diferentes instâncias do seu Moodle, gerando assim mais performance à sua aplicação.
Como configurar
Por padrão o Moodle sempre irá armazenar o cache na base de dados pré-configurada, independente de quantas instâncias estiverem sendo utilizadas, todas apontarão para a mesma base. Assim, configurar o MUC é uma forma de conseguir separar o cache de diferentes instâncias do seu Moodle, gerando assim mais performance à sua aplicação.
O primeiro passo é criar uma base de dados diferente para cada ambiente (ex: uma para o Moodle de homologação e outra para o de produção), dentro do seu servidor de banco de dados.
Com as bases configuradas no seu banco de dados, acesse o painel do Moodle via browser e acesse o seguinte destino:
Administração do Site/Plugins/Caching/Configurações
Após acessar as configurações, procure pelo módulo Redis e clique em Adicionar Instância:
Dentro das configurações do módulo, basta preencher os campos com as informações do seu banco de dados:
Store name: colocar o nome que identificará essa instância
Server: endereço IP do banco de dados em que o Moodle está configurado
Key prefix: o prefixo que esse cache utilizará, ex: prod_ ou hom_
Após preencher esses campos, basta voltar em Configurações, ir até o final da página em Editar Mapeamento, em Aplicação e Sessão selecione a instância que já foi configurada anteriormente e Salvar mudanças.
Agora com o MUC configurado, cada ambiente vai criar seus logs em uma base de dados dedicada, aumentando a performance dos ambientes!
About author
Você pode gostar também
Gitlab CI + Terraform – Deploy de uma EC2
Olá pessoal!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje no nosso blog da 4Linux vamos falar de como desenvolver uma pipeline para criar uma EC2 na AWS usando o
Autenticando terraform na Google Cloud sem compartilhamento de chaves
O terraform atualmente é, de longe, a ferramenta de infraestrutura como código mais popular no mundo de TI e de Cloud. Ele tem suporte aos principais provedores de cloud e
Guia passo a passo para configurar o FreeIPA em CentOS e Ubuntu
Este post é o Segundo de uma série de posts sobre o FreeIPA. Se ainda não leu a Parte #1, onde instalamos e configuramos o servidor do FreeIPA , é










