Certificações Google Cloud: Aumente suas habilidades e avance na carreira

Certificações Google Cloud: Aumente suas habilidades e avance na carreira

De acordo com um relatório de habilidades e salários de 2019 da Global Knowledge, 52% das organizações e departamentos de TI precisam de pessoal de TI qualificado para atingir suas metas, com 93% deles concordando que a certificação é um fator primordial ao procurar indivíduos qualificados. Se dedicar a estudar e tirar uma certificação não apenas ajuda você a aprimorar suas habilidades, mas também demonstra seu compromisso com sua área de especialização.

No mundo da computação em nuvem de hoje, ter uma certificação de um provedor de nuvem oferece uma vantagem no avanço na carreira e no desenvolvimento pessoal; e com o Google Cloud entre os provedores de serviços em nuvem mais competitivos, as certificações do Google Cloud Platform valem a pena.

Em 2022, a empresa de pesquisa Gartner colocou o Google pelo terceiro ano consecutivo no quadrante dos líderes em seu relatório Magic Quadrant™ for Cloud AI Developer Services. O Google é listado também no quadrante de líderes no relatório Magic Quadrant™ for Cloud Infrastructure and Platform Services.

Também segundo o Gartner, há habilidades insuficientes em computação em nuvem no momento. A empresa prevê que até final de 2023, habilidades insuficientes, especialmente em IaaS, atrasarão a adoção de soluções em nuvem em dois anos.

Porque Fazer uma certificação Google Cloud

A Robert Halt® estima que o salário de um Especialista Cloud e com certificações compatíveis, no Brasil, pode chegar a R$ 20.000 por mês. Portanto, se você é um iniciante procurando se formar em computação em nuvem ou um engenheiro de nuvem experiente procurando melhorar seu portfólio profissional, obter a certificação do Google Cloud pode valer a pena.

Quais são as certificações Google Cloud

Embora existam 3 níveis de certificação google cloud: fundamentos, associate e professional, os níveis iniciais não são pré-requisitos para os níveis mais avançados. Ou seja, se você é um profissional de TI experiente com infra e cloud pode escolher fazer diretamente uma certificação do nível Professional, como, por exemplo, a Professional Architect, que talvez seja uma das mais famosas.
De um modo geral acredito que seja recomendável passar por uma das certificações de níveis fundamentos ou associate até para pegar o “jeito” da prova e de como o Google cobra os conteúdos. No meu caso, eu fiz primeiro a certificação Cloud Engineer e depois a Architect Professional.
Sem mais enrolação, as principais certificações disponíveis para Google Cloud hoje são:
Cloud Digital Leader
Associate Cloud Engineer
Professional Cloud Architect
Professional Cloud Developer
Professional Cloud DevOps Engineer
Professional Cloud Network Engineer
Professional Cloud Security Engineer
Professional Data Engineer
Professional Machine Learning Engineer
Anterior Domine a Google Cloud Platform e torne-se um profissional certificado com o curso GCP Cloud Engineer
Próxima Tutorial: Configurando o Traefik no Docker Swarm com arquivos YAML

About author

Anderson Bispo
Anderson Bispo 5 posts

Formado em Sistemas de Informação, pela Universidade Salvador. Possui especialização em Gestão e Governança de TI e MBA em BI/DW. Atua com TI desde 2001 principalmente como SysAdmin Unix/Linux, DBA Oracle e Cloud Architect. Possui certificações ITIL, Scrum Master, Oracle OCP, Oracle Cloud Architect, Google Cloud Engineer, entre outras. Atualmente é servidor público do Tribunal de Justiça da Bahia e consultor, instrutor e conteudista da 4Linux.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Gerenciamento eficiente de discos em Linux com LVM: Guia passo a passo

O gerenciamento de discos em ambientes linux utilizando o LVM fornece uma visão de alto nível à estrutura de discos presentes em um sistema. Isso dá muito mais flexibilidade na

Infraestrutura TI

Como garantir que seu site esteja sempre online com ferramentas de monitoramento

Meu site está fora?!?!?! É inegável que hoje o termo Monitoramento é uma palavra presente em todas as organizações e a tecnologia cada vez mais está inserida no dia a

Infraestrutura TI

Guia definitivo: Como gerenciar sua infraestrutura com Terraform

Em meio ao caos que o Corona Vírus tem causado em todo o globo, chegamos ao último post da nossa série de postagens sobre Terraform. Caso tenha perdido os 5