Domine a Google Cloud Platform e torne-se um profissional certificado com o curso GCP Cloud Engineer

Domine a Google Cloud Platform e torne-se um profissional certificado com o curso GCP Cloud Engineer

Olá, para você que trabalha ou tem interesse na área de Cloud!

Gostaria de aprender a gerenciar serviços na Google Cloud Platform e torna-se um profissional certificado e disputado pelo mercado?

A 4Linux esta lançando o curso GCP Cloud Engineer, que ensina como gerenciar aplicações em Micros serviços através da Google Cloud Platform. Na parte prática será visto como gerenciar IAM, Cloud Shell, Datastore, Rede, Armazenamento, Auto Scaling, Load Balancer, VPN, Cloud SQL, Google App Engine, Cloud Run, Cloud Functions, Docker, Kubernetes, Logs, Monitoramento e Alertas através do serviços da Google Cloud Platform.

No mercado de TI quem possui a certificação Google Cloud Associate Engineer, é um profissional que possui conhecimento técnico profundo sobre as soluções do Google Cloud, incluindo Google Compute Engine, Google App Engine, Google Cloud Storage, Google BigQuery e outras soluções do Google Cloud. Este profissional ajuda a empresa a criar, implantar e gerenciar aplicativos em nuvem em plataformas de nuvem do Google Cloud, otimizando a infraestrutura de TI da empresa para aumentar a eficiência e a produtividade. Eles também podem ajudar a empresa a reduzir custos ao trabalhar com soluções escalonáveis ​​e de custo reduzido do Google Cloud.

Vamos conhecer os tópicos desse novo curso focado em serviços da Google Cloud Platform da 4Linux!

Google Cloud IAM

O Google Cloud IAM (Identity and Access Management) é uma solução de segurança que gerencia quem tem acesso aos seus recursos da nuvem do Google Cloud. Ele permite controlar e aplicar políticas de segurança para usuários, serviços e aplicativos para garantir que os dados sejam protegidos.

Cloud Shell e Google Cloud SDK

Cloud Shell é um serviço oferecido pelo Google Cloud Platform que proporciona acesso remoto a uma máquina virtual com o Google Cloud SDK já instalado para que os usuários possam executar comandos diretamente na nuvem.

Google Cloud Network

O Google Cloud Network oferece soluções de rede de última geração para permitir que os clientes criem, implantem e gerenciem redes globais seguras e escaláveis para aplicativos e workloads na nuvem.

Google Compute Engine

O Google Compute Engine é um serviço de computação em nuvem que permite aos usuários criar e executar máquinas virtuais de forma ágil e escalável. Ele oferece recursos poderosos para ajudar organizações a alcançar melhores resultados.

Google Cloud Storage

O Google Cloud Storage é um serviço de armazenamento de objetos em nuvem que oferece escalabilidade, alta disponibilidade e segurança para usuários empresariais e de consumo.

Google Cloud SQL

Google Cloud SQL é uma plataforma de banco de dados baseada na nuvem para aplicações web, oferecendo gerenciamento de dados robusto, escalabilidade e segurança. É ideal para desenvolvimento de aplicativos, análise de dados e web hosting.

Google Cloud Memorystore

Google Cloud Memorystore é um serviço gerenciado da Google Cloud para armazenamento de memória. Ele fornece aos usuários acesso de baixa latência e alta disponibilidade para memória, permitindo acesso rápido aos dados, escalonamento automático e suporte para aplicativos com alto desempenho.

Google Cloud Logging Service

O Google Cloud Logging Service é um serviço de monitoramento e análise de log do Google Cloud Platform. Ele oferece recursos para coletar, rastrear e armazenar logs do sistema, aplicativos e serviços, além de ferramentas para análise e visualização de dados.

Grupos de instâncias e LoadBalacing

Grupos de instâncias e LoadBalacing são serviços oferecidos pela Google Cloud para a criação e otimização de ambientes de computação em nuvem. Os grupos de instâncias permitem a criação e gerenciamento de conjuntos de instâncias de computação enquanto o LoadBalacing distribui tráfego entre essas instâncias.

Google Cloud Monitoring

Google Cloud Monitoring é uma ferramenta de monitoramento em nuvem que ajuda as empresas a monitorar, gerenciar e otimizar aplicativos e serviços em tempo real. Ele oferece recursos como visualização de dados, alertas, análise de métricas, relatórios e muito mais.

Google Cloud Datastore

Google Cloud Datastore é um banco de dados NoSQL gerenciado que permite armazenar e recuperar dados de aplicativos de forma escalável e segura. Com suporte ao protocolo SQL, o Datastore oferece recursos de segurança, armazenamento em nuvem seguro, alta disponibilidade e replicação de dados, o que o torna uma solução ideal para aplicativos de alto tráfego.

Google Cloud BigQuery

Google Cloud BigQuery é uma solução de análise de dados da Google Cloud Platform que permite aos usuários armazenar e consultar grandes conjuntos de dados. Com BigQuery, é possível executar consultas de forma rápida e eficiente em grandes conjuntos de dados em segundos.

Google Cloud Dataflow

Google Cloud Dataflow é uma plataforma de gerenciamento de dados que oferece ferramentas para processamento e análise de dados. Ela permite que os usuários criem pipelines de processamento de dados para processar grandes quantidades de dados de forma eficiente, escalonando automaticamente o trabalho para aproveitar ao máximo a capacidade de computação.

Google Cloud Dataproc

Google Cloud Dataproc é uma plataforma de processamento de dados escalonável e de fácil configuração que permite que você execute processamento de lotes, análise de dados e trabalhos de computação em grande escala usando ferramentas populares do Apache Hadoop, Apache Spark e Apache Pig. É projetado para ajudar os usuários a configurar, gerenciar e escalar cluster de processamento de dados de forma rápida e segura.

Google App Engine

Google App Engine é uma plataforma de computação na nuvem da Google para desenvolvimento e hospedagem de aplicativos web escaláveis. É baseado na infraestrutura do Google e oferece recursos como escalabilidade automática, escalonamento de memória e suporte para serviços web.

Google Cloud Functions

Google Cloud Functions é um serviço de nuvem da Google que permite criar e executar códigos com poucas linhas de código, sem configuração de servidor. É especialmente útil para tarefas de baixa latência, como a execução de tarefas em resposta a eventos, como mensagens de fila ou atualizações de banco de dados.

Google Cloud PubSub

Google Cloud PubSub é um serviço de mensageria de nuvem escalável da Google que oferece serviços de publicação/assinatura para processamento assíncrono e integração de serviços. Ele ajuda na construção de aplicativos e sistemas que precisam enviar e receber mensagens de forma rápida, confiável e escalável.

Google Cloud Run

Google Cloud Run é um serviço de computação em nuvem para a execução de contêineres, permitindo que os usuários implantem e escalem facilmente aplicativos na nuvem sem configuração. A plataforma oferece suporte para várias linguagens de programação, como Java, Go, Python, Node.js e .NET.

Google Kubernetes Engine

O Google Kubernetes Engine (GKE) é um serviço de gerenciamento de contêineres baseado em clusters da Google Cloud Platform. Ele permite que os usuários criem, implante e gerenciem clusters de contêineres em ambientes de produção com facilidade e segurança. O GKE oferece escalabilidade, recursos de segurança avançados, monitoramento em tempo real e suporte ao Kubernetes.

Google Cloud Billing

Google Cloud Billing é um serviço da Google que permite monitorar e controlar sua conta de Cloud Computing. A ferramenta fornece relatórios detalhados e recursos de gerenciamento de orçamento. O usuário também pode criar alertas para rastrear e controlar seus gastos.

Certificação Google Associate Cloud Engineer

O curso cobre 85% dos tópicos presentes na certificação Google Associate Cloud Engineer, permitindo ao aluno realizar um simulado do exame ao final do curso.

1

Projetos do Curso

Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de construir 2 projetos na Google Cloud Platform usando as liguagens PHP e Python.

Projeto 4Linux PHP

  • A aplicação 4Linux PHP é criada no ambiente Google Cloud Engine, onde o dump de usuários será importado de um ambiente On premise.
  • A aplicação 4Linux PHP é migrada para container, gerando uma imagem que será enviada ao Google Container Registry.
  • A aplicação 4Linux PHP é migrada para o Kubernetes onde no lugar da instância, iremos utilizar Pods através do Deploy criado pelo Kubernetes.
  • O serviço Cloud Load Balancing será substituído pelo serviço de Load Balancer do próprio Kubernetes que também implementa autoscaling.
  • Serão mantidos os serviços de storage NFS, banco MySQL e servidor de cache Memcached.

Projeto 4Linux Python

  • A aplicação 4Linux Python é criada no ambiente Google App Engine, que conecta em um servidor Redis.
  • A aplicação 4Linux Python é atualizada para enviar mensagens no sistema de filas Pub/Sub da GCP.
  • A aplicação 4Linux Python é migrada para container, gerando uma imagem que será enviada ao Google Container Registry.

Outros serviços na GCP possuem uma interação com os projetos

  • Google Cloud Shell: Responsável em provisionar um terminal onde o aluno ira gerenciar diversos serviços através do CLI.
  • Google Cloud DNS: Responsável em resolver nomes DNS para os servidores de banco mysql, memcached e redis.
  • Google Cloud Logging: Responsável em visualizar os logs das instâncias e containers utilizados nos projetos.
  • Google Cloud Monitoring: Responsável em visualizar as métricas das instâncias e containers utilizados nos projetos.
  • Google Cloud Storage: Responsável em armazenar arquivos utilizados pelos projetos (dump, código, arquivos de configuração, etc).
  • Google Cloud BigTable: Responsável em realizar pesquisas SQL na base de usuários do banco MySQL.
  • Google Cloud Dataproc: Responsável em realizar analises BigData usando Spark na base de usuários do banco MySQL.
  • Google Cloud Billing: Responsável em realizar analises de custos sobre os serviços utilizados pelos projetos.

Esperamos que você amplie seus conhecimentos em serviços da Google Cloud Platform ao realizar este curso.

Para marcar o lançamento do curso de GCP CLOUD ENGINEER, a 4Linux está com uma condição especial de lançamento!

Adquirindo o curso de GCP CLOUD ENGINEER você ganhará o curso de TERRAFORM NA PRÁTICA – ESPECIALISTA EM PROVISIONAMENTO CLOUD NA GCP.

Anterior Introdução ao Robot Framework: Ferramenta para Testes Automatizados
Próxima Certificações Google Cloud: Aumente suas habilidades e avance na carreira

About author

Você pode gostar também

Desenvolvimento

Curso Gratuito de Containers: Aprenda sem precisar de conta na nuvem

É isso mesmo, acabamos de criar um novo curso de containers gratuito! E sabe o que é mais legal? Você não precisa de uma conta na nuvem e muito menos

Desenvolvimento

Descubra o poder da programação concorrente com a linguagem Go

O mundo da tecnologia se encontra em uma constante corrida: a corrida das tecnologias,das ferramentas, das linguagens de programação. Novos problemas vão surgindo e, com eles, novas demandas, novas formas

Cloud

Como utilizar o serviço RDS da AWS e receber o endpoint diretamente pelo Terraform

Contexto Vemos no a necessidade de utilização de bancos para armazenar dados, sejam quais forem. Para tanto, temos a solução RDS da AWS, um serviço de banco de dados relacional.