Curso Especialista em Automação com Ansible: Aprenda na Prática!

Curso Especialista em Automação com Ansible: Aprenda na Prática!

Olá, para você que trabalha ou tem interesse na área DevOps!

Gostaria de aprender a provisionar de forma automatizada diversos ambientes?

Estamos lançando o curso Especialista em Automação com Ansible, que ensina na prática como gerenciar diversos ambientes, desde as pequenas configurações com poucas instâncias até ambientes corporativos com milhares de máquinas.

A automação, na área de TI, é um processo que visa facilitar e agilizar as tarefas realizadas pelos profissionais da área, através do uso de ferramentas específicas. Com a automação é possível reduzir erros e otimizar o tempo de execução das tarefas.

Existem várias ferramentas de gerenciamento de configuração que podem ser utilizadas para automatizar as tarefas de um profissional de TI. Uma das mais populares é o Ansible, um software de automação de infraestrutura, que possui uma série de recursos que podem ser utilizados para facilitar o trabalho de um profissional de TI.

Vamos conhecer os tópicos desse novo curso da 4Linux!

 

Gerenciando Playbooks no Ansible

O Ansible pode ser usado para executar scripts de configuração em grandes quantidades de máquinas, ou para automatizar tarefas de monitoramento, backup, gerenciamento de banco de dados etc. Para isso, existem Playbooks que são um conjunto de comandos que podem ser executados por um ou mais controladores.

 

Gerenciando Roles no Ansible

Roles são pacotes de configuração que podem ser usados para definir a configuração de um servidor. Cada role contém uma ou mais playbooks, que podem ser usados para configurar um servidor de acordo com as necessidades.

 

Gerenciando Templates no Ansible

Templates são arquivos de configuração com conteúdo dinâmico, que substitui diversos arquivos estáticos em uma infraestrutura com um grande número de servidores.

 

Ansible Vault

O Ansible Vault é um recurso que permite manter seus playbooks e variáveis do Ansible seguros, criptografando-os com uma senha. Para usar o Ansible Vault, primeiro você precisa criar uma senha, que será usada para criptografar seus playbooks e variáveis.

 

Ansible Tuning e Validator

       

O curso conta com diversos recursos de Tuning para melhorar o desempenho do Ansible, além de utilizar ferramentas como yamllint e ansible-lint para verificar a sintaxe de seus Playbooks.

 

Gerenciar Testes com Molecule

O Molecule é um projeto que fornece uma abordagem para automatizar o desenvolvimento e teste de funções do Ansible. Ele permite que você crie uma série de testes funcionais para verificar se as suas funções estão funcionando corretamente.

 

Ansible Galaxy

O repositório Ansible Galaxy é um repositório público de Roles do Ansible. Qualquer pessoa pode publicar uma Role no repositório, e qualquer pessoa pode baixar e usar as Roles publicadas.

Ao término do curso você terá oportunidade de publicar suas Roles na Internet!

 

AWX

O AWX fornece uma interface web para gerenciar os recursos de infraestrutura e as configurações do Ansible. Ele também fornece uma interface de linha de comando para executar comandos Ansible e gerenciar os hosts remotos.

 

Projeto LAMP 4Linux

Durante o curso vamos utilizar o Ansible para provisionar e manter o projeto LAMP 4Linux, que envolve diversos serviços como um servidor NFS, um servidor Web Apache, um servidor Nginx e um banco de dados MySQL.

Ao final do projeto vamos entregar ao cliente a seguinte página:

Veja tudo o que você vai aprender no nosso curso:

  • Criar e manter configurações de ambientes através de Playbooks, aplicando a chamada infraestrutura como código;
  • Criar Roles para servidor Web, Banco de Dados, Storage e Load Balancer;
  • Utilizar Roles com Templates, permitindo atender distribuições baseadas em Debian e RedHat;
  • Como proteger suas playbooks através de senhas;
  • Testar suas Roles em um ambiente com Docker;
  • Gerenciar nossos Hosts e Roles através de um Painel Web.

Não perca tempo e contrate agora mesmo o curso com 50% de desconto:
Clique aqui para receber datas e valores.

Estamos aqui para te oferecer o que sabemos, mostrando na prática como fazer, para que você amplie seus conhecimentos em automação e padronização de ambientes ao realizar este curso.

Esperamos você!

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra como o RabbitMQ pode otimizar o processamento de dados em seu sistema web
Próxima Gerenciamento de Processos no Linux: Guia Básico para Iniciantes

About author

Você pode gostar também

DevOps

Entenda o que é um Framework e como ele pode facilitar seus projetos digitais

Se você tem um projeto web ou aplicativo a desenvolver, saber o que é um framework é um conhecimento indispensável. Afinal, estamos falando sobre um elemento chave para o resultado

DevOps

Aumente a maturidade DevOps da sua empresa com a 4Linux

Medir o nível de maturidade dos processos DevOps é o melhor caminho para direcionar novos esforços e investimentos. A 4Linux idealizou e criou um serviço de consultoria na qual ela

Treinamentos

Curso de Rancher da 4Linux: Atualizado e Ampliado para 40 horas de aula

Olá para você que trabalha ou tem interesse na área de containers, a 4Linux acaba de atualizar e ampliar o curso de Rancher que agora conta com 40 horas de