Por que aprender Python pode impulsionar sua carreira em programação
Você que já automatiza suas rotinas com shell script precisa aprender Python.
Dizem que se você quer trabalhar no Google o caminho mais fácil é aprender Python. Será que este é o único motivo?
De fato, a linguagem Python é usada intensivamente pelo Google – apesar de não ser a única – e é também usada por outras grandes empresas de internet como por exemplo o DropBox e Disqus. Mas ao mesmo tempo que é usado em ambientes de missão crítica que suporta milhões de usuários diariamente , ela também é indicada como a linguagem mais apropriada e fácil para quem vai aprender programação.
São por estes 2 motivos – aparentemente tão antagônicos – é que torna o Python é uma linguagem tão poderosa.
Veja abaixo alguns motivos para você aprender Python.
- Fácil de Aprender
Mas não se iluda, pois esta simplicidade não significa ser inferior as demais linguagens. Aprender a programar em Python é algo mais simples principalmente quando se quer iniciar na programação orientada a objeto. Python também requer menos código para concluir tarefas básicas, tornando-se uma linguagem econômica para aprender. Código Python é muitas vezes de 3 a 5 vezes mais curto do que Java, e de 5 a 10 vezes menor do que C ++. Quanto menos código se escreve menor a probabilidade de erros para quem está iniciando.
Por este motivo, Python pode ser seu trampolim para o universo de programação. As empresas estão procurando programadores flexíveis e Python vai ajudá-lo a chegar lá. Python é uma linguagem orientada a objetos, como Javascript, C ++, C #, Perl, PHP, Ruby e outras linguagens de programação chave. Para as pessoas que pretendem se tornar desenvolvedores de software, aprendendo os conceitos de programação que existem na linguagem Python elas poderão facilmente adaptar-se em outros ambientes.
- Python é DEVOPS
Se você é um profissional de infraestrutura de T.I. e quer se aventurar na área de programação; Python é a linguagem mais natural pois ela é a que mais se aproxima do mundo DevOps (Desenvolvimento e Infraestrutura). Aprender um linguagem para resolver problemas de infraestrutura e começar a enxergar a sua infraestrutura como código pode ser o caminho mais fácil para um SysAdmin se tornar um programador. Enquanto para o Mundo de Infraestrutura, é possível fazer scripts que ajudam qualquer SysAdmin você pode posteriormente ir para o mundo DEV e construir aplicações Web ou corporativas com Python. Resumindo: Python é uma linguagem que navega muito bem no DevOps.
- Menor distância para o emprego de desenvolvedor.
Por mais que muitos programadores sintam um prazer enorme – como se estivessem criando uma obra de arte enquanto codificam – não podemos descartar o aspecto financeiro da escolha de uma linguagem de programação. Não possuímos números do Brasil sobre popularidade de linguagens ou oportunidades de empregos mas o mercado americano e mundial podem nos dar uma boa ideia sobre quais as linguagens que devem gerar mais oportunidade de empregos. O Python está entre elas.
O IEEE é a maior associação mundial de profissionais dedicados à engenharia, as ciências aplicadas e ao avanço tecnológicos e por isso é muito preocupado em medir tendências tecnológicas. O IEEE Spectrum ( http://spectrum.ieee.org/ ) é responsável pela revista e o website do IEEE e anualmente publica o ranking que classifica a popularidade de dezenas de linguagens de programação. O rankings são criados através da ponderação e combinando 12 métricas de 10 fontes diferentes e esta abrangência dá credibilidade ao ranking. Veja a popularidade das linguagens em 2014.
O RedMonk ( www.redmonk.com) é uma empresa de análise de mercado focada em desenvolvimento de software e em seu ranking de Janeiro de 2015 sobre a popularidade das linguagens de programação nos fornece um ranking muito similar ao ranking do IEEE e coloca o Python entre as mais populares no GITHUB e no Stack OverFlow.
:
Reflita sobre estes 3 fatores acima quando for escolher qual linguagem de programação aprender.
Conheça os cursos que a 4Linux oferece de Python.
About author
Você pode gostar também
Descubra como o Skaffold pode otimizar seu trabalho com Kubernetes
Olá pessoal! A ideia para este post surgiu quando me deparei com o problema, que todos que trabalham ou vão trabalhar com Kubernetes enfrentam: a necessidade de a cada simples
Acelere seus algoritmos de Machine Learning com CUDA no Linux
Se você deseja trabalhar com algoritmos de Machine Learning, provavelmente precisará usar processamento paralelo para acelerar os resultados dos seus algoritmos. Muitos frameworks como por exemplo, o TensorFlow, já possuem
Automatização de ambientes com Rundeck
Por que automatizar seu ambiente? Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso