Descubra o mundo da Cloud Computing com o curso gratuito da 4Linux

Descubra o mundo da Cloud Computing com o curso gratuito da 4Linux

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a entrega sob demanda de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados físicos e servidores, você pode acessar serviços de tecnologia, como poder de computação, armazenamento e banco de dados, conforme a necessidade de um provedor de nuvem, como por exemplo  a Amazon Web ServicesGoogle Cloud Platform, Microsoft Azure, entre outras.

O profissional em computação em nuvem atua na análise dos indicadores do ambiente computacional, realiza a verificação da evolução de infraestrutura para otimizar recursos de hardware e software em um ambiente de cloud. O mercado de TI está à procura de profissionais com esse tipo de perfil, e a 4Linux mais uma vez inova, criando um curso em Cloud Computing.

O primeiro curso da trilha, chamado Cloud fundamentals, é totalmente gratuito e atende o perfil de profissionais que têm interesse e querem aprender sobre Cloud Computing.

Vamos conhecer os tópicos desse primeiro curso!

Fundamentos de Cloud

Organizações de todos os tipos, tamanhos e setores, já adotaram a computação em nuvem para uma ampla variedade de casos de uso, como backup de dados e recuperação de desastres, servidor de e-mail, desktops virtuais, desenvolvimento e teste de software, análise de big data e aplicações web, como Frontends voltados aos clientes.

Neste primeiro tópico o curso aborda conceitos e fundamentos de uma Cloud Computing.

Cloud Providers

Um cloud provider fornece aos seus assinantes a entrega, sob demanda, de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados físicos e servidores, você pode acessar serviços de tecnologia, como poder de computação, armazenamento e banco de dados, conforme a necessidade.

Nesta aula o curso aborda os principais Cloud Providers do mercado, e como você pode criar uma conta gratuita na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure Cloud.

 

Gerenciamento de Instâncias

Uma instância é uma máquina virtual que está sendo executada em um provedor de nuvem, como por exemplo na AWS, Azure e GCP. Essas instâncias têm como função executar aplicações, como um servidor de banco de dados, e-mail, web, entre outros.

O curso aborda uma introdução a instâncias na Cloud, e como você pode criar instâncias na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Acesso as instâncias

Além de criar instâncias é preciso entender como acessá-las, e neste tópico o curso aborda diferentes maneiras de realizar essas tarefas. Vamos aprender como acessar instância via navegador, RDP e SSH na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Gerenciar par de chaves

O uso de chaves SSH permite um acesso de forma segura nas instâncias que estão na Cloud, e neste tópico vamos aprender como criar par de chaves SSH no Linux, Mac OS X e Windows.

Aplicação em Containers Multicloud

Um container é um conjunto de um ou mais processos organizados isoladamente do sistema. Todos os arquivos necessários para executá-los são fornecidos por uma imagem distinta. Na prática, os containers são portáteis e consistentes durante toda a migração entre os ambientes de desenvolvimento, teste e produção.

Nesta aula o curso aborda como podemos gerenciar containers na AWS e GCP, e implementar uma aplicação Multicloud.

Esperamos que você entre no mundo da Cloud Computing ao realizar este curso, ampliando seus conhecimentos e atualizando-se cada vez mais!

Esperamos você!

Inscreva-se agora mesmo no curso gratuito cloud fundamentals.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Como utilizar o serviço RDS da AWS e receber o endpoint diretamente pelo Terraform
Próxima Introdução a Distribuições Linux

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Gerencie suas redes com eficiência usando o PhpIpam

Certamente vocês já passaram problemas com suas redes e ips; Problemas com servidores e catálogos de ip’s. Quem nunca pediu para fulano perguntar para Ciclano “qual o número do ip

Infraestrutura TI

Por que você deve investir tempo estudando Python

Por que você deve investir tempo estudando Python No mundo cada vez maior das linguagens de programação, uma delas se destaca como uma ferramenta versátil e poderosa que conquistou os

Infraestrutura TI

PostgreSQL vs MySQL: Conheça os bancos de dados mais usados

Atualmente, existem dois bancos de dados que estão entre os mais usados no mercado. São eles: o PostgreSQL e o MySQL. Saiba mais sobre cada um deles, lendo o post!