Novo curso gratuito Cloud Fundamentals na 4Linux

Novo curso gratuito Cloud Fundamentals na 4Linux

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a entrega sob demanda de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados físicos e servidores, você pode acessar serviços de tecnologia, como poder de computação, armazenamento e banco de dados, conforme a necessidade de um provedor de nuvem, como por exemplo  a Amazon Web ServicesGoogle Cloud Platform, Microsoft Azure, entre outras.

O profissional em computação em nuvem atua na análise dos indicadores do ambiente computacional, realiza a verificação da evolução de infraestrutura para otimizar recursos de hardware e software em um ambiente de cloud. O mercado de TI está à procura de profissionais com esse tipo de perfil, e a 4Linux mais uma vez inova, criando um curso em Cloud Computing.

O primeiro curso da trilha, chamado Cloud fundamentals, é totalmente gratuito e atende o perfil de profissionais que têm interesse e querem aprender sobre Cloud Computing.

Vamos conhecer os tópicos desse primeiro curso!

Fundamentos de Cloud

Organizações de todos os tipos, tamanhos e setores, já adotaram a computação em nuvem para uma ampla variedade de casos de uso, como backup de dados e recuperação de desastres, servidor de e-mail, desktops virtuais, desenvolvimento e teste de software, análise de big data e aplicações web, como Frontends voltados aos clientes.

Neste primeiro tópico o curso aborda conceitos e fundamentos de uma Cloud Computing.

Cloud Providers

Um cloud provider fornece aos seus assinantes a entrega, sob demanda, de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados físicos e servidores, você pode acessar serviços de tecnologia, como poder de computação, armazenamento e banco de dados, conforme a necessidade.

Nesta aula o curso aborda os principais Cloud Providers do mercado, e como você pode criar uma conta gratuita na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure Cloud.

 

Gerenciamento de Instâncias

Uma instância é uma máquina virtual que está sendo executada em um provedor de nuvem, como por exemplo na AWS, Azure e GCP. Essas instâncias têm como função executar aplicações, como um servidor de banco de dados, e-mail, web, entre outros.

O curso aborda uma introdução a instâncias na Cloud, e como você pode criar instâncias na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Acesso as instâncias

Além de criar instâncias é preciso entender como acessá-las, e neste tópico o curso aborda diferentes maneiras de realizar essas tarefas. Vamos aprender como acessar instância via navegador, RDP e SSH na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Gerenciar par de chaves

O uso de chaves SSH permite um acesso de forma segura nas instâncias que estão na Cloud, e neste tópico vamos aprender como criar par de chaves SSH no Linux, Mac OS X e Windows.

Aplicação em Containers Multicloud

Um container é um conjunto de um ou mais processos organizados isoladamente do sistema. Todos os arquivos necessários para executá-los são fornecidos por uma imagem distinta. Na prática, os containers são portáteis e consistentes durante toda a migração entre os ambientes de desenvolvimento, teste e produção.

Nesta aula o curso aborda como podemos gerenciar containers na AWS e GCP, e implementar uma aplicação Multicloud.

Esperamos que você entre no mundo da Cloud Computing ao realizar este curso, ampliando seus conhecimentos e atualizando-se cada vez mais!

Esperamos você!

Inscreva-se agora mesmo no curso gratuito cloud fundamentals.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Afinal, você sabe o que é um API Gateway?
Próxima Introdução a Distribuições Linux

About author

Você pode gostar também

Treinamentos

Devops engineer LPI

Gabriela Dias teve participação ativa tanto na definição dos assuntos como na revisão de questões. A Diretora de Operações Gabriela Dias, o Gerente de Desenvolvimento, William Welter e o Arquiteto

Infraestrutura TI

Instalação e Migração OTRS

Introdução OTRS, Open-source Ticket Request System (Sistema Livre de Requisição de Chamados), é um sistema de gerenciamento de incidentes, livre e de código aberto, que qualquer organização pode usar na

DevOps

Imagens do Docker – Como Reduzi-las na Prática!

Não há mais como fugir, cedo ou tarde estaremos esbarrando com a pequena baleia amigável. Aprenderemos o que é container, qual o papel do Docker no meio disso tudo, e